domingo, 16 de março de 2014

CRIAÇÃO E CASAMENTO E IGUALDADE

No relato da criação em Gênesis 1:27, lemos: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Notemos o que Deus diz nas Escrituras sobre a igualdade entre o homem e a mulher, antes e depois da queda. São iguais em três aspectos:
Igualdade
1) Tanto o homem como a mulher, ambos, de forma semelhante, foram formados à imagem de Deus. Embora diferentes em relação à sexualidade e no papel ou nas atribuições que cada um exerce, na Bíblia está muito claro que homem e mulher são iguais no sentido de que são criaturas que carregam em si a imagem de Deus. Neste aspecto o macho não é superior à fêmea, nem a fêmea é superior ao macho. Ambos carregam igualmente a imagem de Deus.
2) Devemos dizer que também são iguais no pecado: são pecadores porque ambos caíram em pecado. É verdade que mais adiante Paulo vai dizer que foi Eva que foi enganada. Mas a verdade é que Adão, como cabeça da criação, também caiu em pecado e os dois pecaram. Então, eles são iguais como pecadores. Paulo diz: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3:23).
3) O homem e a mulher são iguais também no sentido de serem redimidos por Jesus Cristo. Ainda no Éden Deus promete o Redentor quando fala à serpente: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3:15). Paulo diz em Gl 3:24 que O Redentor veio para justificar pela fé os homens. É nesse sentido que o texto de Gálatas 3:28 se encaixa de forma correta quando Paulo afirma: “Dessarte não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”. Nós, homem e mulher, estamos unidos a Cristo e nesta condição somos iguais.
O apóstolo Pedro diz a mesma coisa quando fala aos maridos como devem tratar suas esposas. Ele diz: “... porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida” (1 Pe. 3:7). Ou seja, a esposa é a herdeira juntamente com o marido da mesma graça vivificadora. Portanto, quanto à criação, homem e mulher são iguais em serem pecadores redimidos.
Então, homem e mulher são iguais porque:
1)Carregam a imagem de Deus
2)São pecadores
3)São criaturas salvas pela obra de Cristo.

Retirado de: A Lei de Deus e a Mulher na Igreja — Dr. George Knight
Transcrito e adaptado pelo Presb. Manoel Canuto da palestra do Dr. George Knight por Ocasião do Simpósio Os Puritanos.

Nenhum comentário: