terça-feira, 9 de outubro de 2012

PB: Prefeito eleito vence após 4 décadas de derrotas

“Nunca desista dos seus sonhos”, Foi o que aconselhou aos eleitores o prefeito eleito de Santa Rita (região metropolitana de João Pessoa), Reginaldo Pereira da Costa (PRP). Ele venceu a eleição deste domingo (7) após 44 anos da primeira tentativa de se eleger ao cargo, em 1968. Foram dez tentativas sem sucesso. “Foi uma luta muito grande, fomos muito perseguidos, mas finalmente conseguimos a vitória”, comemorou Reginaldo Pereira. Em seu discurso em praça pública, logo após a totalização dos votos, Reginaldo usou como frase de efeito um refrão da música ‘Pau de Arara’, eternizada na voz de Luiz Gonzaga, o rei do baião; “Eu penei, mas aqui cheguei!”.
O novo prefeito obteve 33.990 votos (51,52%) contra 26.218 votos (39,74%) do vereador Adones Gomes de Araújo (PMDB) e 5.767 votos (8,74%) de José Silva (Psol). O vereador, que era apontado como principal concorrente de Reginaldo Pereira e apoiado pelo atual prefeito Marcus Odilon (PSD), tem 33 anos, sete a menos menos do que o tempo de vida pública do prefeito eleito. Reginaldo Pereira, afirmou ao Portal Correio, que a luta pela cidade já começa a partir de hoje.

Do Blog: Esse exemplo de perseverança serve para os cristãos que sabe que deve perseverar, mas não perseveram em Cristo.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Quem é o homem? O caráter do pecado que habita no homem – Parte 8


Textos Básicos:
Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. (Sl 32.3, 4)
Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. (1Jo 3.4)
Introdução:
O reconhecimento de que o pecado é algo real da na história da humanidade.
O Tratamento bíblico sobre o assunto nos ajudará a enfrentar com sabedoria este mal que habita em nós, bem com ajudar a outros nesta mesma batalha (Hb 12. 4).
O caráter do pecado (1)
O pecado não tem existência autônoma:
Ele não é algo físico, mas ético.
Ele não é parte da essência humana, mas afeta o homem na direção que dá a sua vida. (Ec 7.29);
O pecado é sempre em relação a Deus e sua vontade:
Isto porque é sempre uma transgressão da Lei de Deus. Oposição, rebelião e ódio contra Deus. (Ex 20.1- 17; Rm 2.14-16);
O caráter do pecado (2)
A fonte do pecado é o coração: isto quer dizer que o pecado está no âmago da pessoa, o órgão que pensa, sente, quer; o ponto central de todas as funções (Pv 4.23; Jr 17.9; Mc 7.21, 22)
O pecado abrange pensamentos e ações: ao contrário do que dizem, o pecado abrange, também, a faculdade dos pensamentos. (Mt 5.28; Gl 5.16, 17 e 24)
O pecado envolve igualmente culpa (fuga) e corrupção (agravamento): quanto à culpa toda pecado está passivo de punição. Já a corrupção é descrita como: ato – hábito – estilo de vida. (Mt 6.12; Rm 1. 18; 2.1; Ef 5.25);
O caráter do pecado (3)
O pecado é, na origem, uma forma de orgulho: isto desde a queda a partir da ideia de ser igual a Deus. Entende-se por orgulho o desejo de ser autônomo e independente do Criador. (Ec 10.13; Rm 12.16; 1 Tm 6.17) 
O pecado é geralmente dissimulado: é cometido em nome de uma boa razão (racionalização); não se consegue reconhecer em si mesmo facilmente; tende-se a encobri-lo, frequentemente. (Sl 19.12; 2 Sm 12.1-15; Mt 7.12);

APLICAÇÕES
1. Não considere o pecado uma brincadeira. Você certamente se machucará.
2.  Saiba que há solução para o pecado, e esta somente é possível em  e por meio de Cristo (Pessoa e obra). Ele é a solução para os nossos pecados.
3. Seja sábio segundo Deus, fuja a da aparência do mal. 


Rev. José Francisco do Nascimento
Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu – Pregando e vivendo o Evangelho

Ipanguaçu, 08/10/2012.

AUTOCONTROLE, PROTEÇÃO SEGURA


A ira do insensato num instante se conhece, mas o prudente oculta a afronta (Pv 12.16)
O insensato é alguém emocionalmente destemperado. É um poço de amargura, um protagonista de intrigas e um provocador de contendas. Sua vida é uma ameaça aos que vivem à sua volta. Suas palavras, ações e reações são explosivas. O insensato não tem domínio próprio, só constantes acessos de ira. Por falta de autocontrole, joga estilhaços em todos à sua volta. Porque lhe falta o discernimento, ele fala sem refletir e expõe as pessoas a situações vergonhosas e constrangedoras. As palavras do insensato ferem como espada e provocam contendas entre irmãos. O prudente, porém, não perde as estribeiras quando é afrontado. Não paga o mal com o mal, mas vence com o bem. Não se destempera quando é agredido com palavras maldosas e atitudes injustas, mas abençoa até mesmo seus inimigos. Não é governado pela carne, mas pelo Espírito, e um fruto do Espírito é o domínio próprio. O prudente tem controle não apenas sobre suas ações, mas também sobre suas reações. Quando é ferido numa face, volta a outra; quando é forçado a ir uma milha, caminha duas; quando lhe tomam a túnica, entrega também a capa. O prudente sabe que aquele que domina o seu espírito é mais forte do que quem conquista uma cidade.

Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco