sexta-feira, 14 de setembro de 2012

MUDANDO AS ATITUDES DO CORAÇÃO


"Porque Eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor, e pratiquem a justiça e o juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito." (Gênesis 18:19). 
É um prazer para mim compartilhar com vocês sobre coisas que são preciosas ao meu coração. Nos últimos anos, eu tenho gasto muito tempo tentando entender as crianças e como pastoreá-las. E algumas coisas que vamos ver nestes dias irão ajudar-nos a pastoreá-las. Que o Senhor nos ajude e nos dê entendimento a medida que vamos estudar a Sua Palavra, e a ver as implicações dela. Que pela consideração da Sua Palavra o Senhor nos dê a orientação necessária para aprendermos como pastorear as nossas crianças. Pois nós queremos que o nosso ensino a elas, as leve a presença do Senhor. Queremos aprender a mostra-las a depravação dos seus corações. Queremos apontá-las o caminho a Cristo. Queremos pedir e interceder por elas, para que cheguem a fé e ao conhecimento de Cristo. Portanto, pedimos a Ti, Senhor, que ilumines as nossas mentes e corações para que possamos cumprir essa tarefa que Tu tens nos dado, para a Tua própria glória.
Eu creio que nós, como pais, temos experimentado uma grande variedade de frustrações com as nossas crianças. Quantas vezes nós nos sentimos insuficientes para essa tarefa? e quantas vezes ficamos desencorajados para cumprir com o que nos compete? olhamos para as nossas crianças e ficamos pensando o que vai acontecer com elas. Nós as vemos crescendo e vemos coisas erradas nelas. E vemos que os anos estão passando rapidamente. Então ficamos pensando como poderemos fazer o que Deus tem nos chamado para fazer.
Entendendo o Problema Através da Bíblia
Muitas vezes vemos as necessidades delas e não sabemos como responder às suas necessidades. E quantas vezes nós respondemos mas não ficamos satisfeitos com a respostas que damos. Também, com freqüência, evitamos assuntos que precisam ser abordados. Nós estamos preocupados, nós vemos certos modelos de comportamento e respostas e nós não sabemos de onde tudo isso vem. Nós queremos ajudá-las, mas não estamos certos de como fazê-lo. E eu tenho descoberto que muitos pais estão frustrados com a sua tarefa. Quero então, chamar a atenção para alguns textos que já temos olhado. Nós precisamos entender o comportamento das crianças com os olhos das Escrituras. Qual é a visão bíblica do comportamento. Se nós vamos entender as nossa crianças através das Escrituras, precisamos saber então, o que as Escrituras dizem a respeito do comportamento delas. O que as Escrituras dizem sobre o porquê as crianças fazem o que fazem. Nós precisamos entender o que é que causa tal comportamento.
A Origem de Todo Comportamento Humano: O Coração
Leia Lc.6:43-44 e você verá que, neste texto, Deus descreve a origem do comportamento humano. A nossa fala e o nosso coração refletem aquilo que somos. Pode-se dizer que o nosso coração determina a nossa fala e a nossa ação. As coisas que as nossas crianças falam e fazem, vem do coração. Nós precisamos sempre lembrar que Marcos também ensina isso em Mc.7:20-23. Você pode verificar que algumas das coisas relacionadas neste texto, também se encontram em sua criança. E assim as Escrituras estão nos mostrando o que se encontra por baixo do comportamento humano. Então, olhando para o comportamento, podemos seguir a linha que nos levará ao coração. A fonte de onde nasce todo comportamento é o coração. E se nós queremos entender o comportamento de nossos filhos, nós teremos de seguir até a fonte, que é o coração deles.
Se isso é verdade, então são as atitudes do coração que estão refletidas no comportamento. O comportamento pecaminoso começa na verdade no coração, e aquelas atitudes do coração se externam. Isso também é verdadeiro quanto ao comportamento correto, comportamento espiritual. Ali também o comportamento é um reflexo da atitude do coração.
Nosso Erro: Abordar Diretamente o Comportamento
Olhando em nossas famílias, nós observamos que isso é verdadeiro. Você tem duas crianças e um brinquedo. O que acontece? os dois certamente estarão disputando o mesmo brinquedo. E olhando para o comportamento, verificamos um comportamento egoísta. Como pais cristãos nós não queremos que nossas crianças tenham esse tipo de comportamento e nós queremos que esse comportamento seja mudado, então, que fazemos? Muitas pessoas fazem o seguinte: ‘Quem pegou o brinquedo primeiro?’ e assim, esta criança não vai observar o ponto correto, porque na verdade você está diante de duas crianças egoístas. A questão de quem pegou por primeiro é apenas uma questão de justiça, mas isso não vai lidar com o verdadeiro problema, o egoísmo, pois elas amam a si mesmas. Então as duas crianças não tem disposição em compartilhar uma com a outra. Cada uma prefere a si mesma, e as duas estão determinadas a ter o brinquedo da mesma forma.
Outra forma de abordar o problema é através do apelo emocional. E dizemos algo assim: ‘eu fico muito triste de vocês agirem dessa forma. Vocês deixam o seu pai e a sua mãe tristes por agirem assim. E o papai vai sair para o trabalho triste por isso, mas eu ficaria tão contente de voltar para casa e encontrar vocês agindo de forma diferente’.
Há também a forma de ameaças. ‘Se vocês vão brigar por este brinquedo eu vou tomá-lo de vocês e dá-lo para outra criança, eu vou tirar tudo de vocês’. Ao ainda: ‘vocês não querem ser pessoas boas?...’ ou ainda ‘o que é que Jesus está sentido ao ver vocês agindo assim?’
Eu estou certo de que nenhuma dessas abordagens vai resolver o problema. Todas elas são tentativas de mudar o comportamento. É verdade que o comportamento precisa ser mudado, e é óbvio que temos de dizer para elas que precisam compartilhar as suas coisas, mas o assunto mais profundo aqui não é lidar com o comportamento dessas crianças.
Eu vou lhes contar uma história que aconteceu comigo enquanto utilizava a forma de ‘quem pegou o brinquedo por primeiro?’. Em uma manhã, quando acordamos, não havia um brinquedo sequer na caixa que se utilizava para guardá-los. Meu filho mais velho tinha acordado mais cedo e tinha então se apossado de todos os brinquedos. Quando ele queria brincar com certo brinquedo ele então ia apanhá-lo no local aonde estavam escondidos. Ele tinha este direito, pois os tinha pego por primeiro. Veja o problema que eu tinha criado ali.
A Mudança tem de ser do Coração
Pense o seguinte, se nós formos focalizar apenas o comportamento, nós vamos ficar perdidos em algum momento, e nunca conseguiremos levar as nossas crianças até a Cruz de Cristo. Você não vai conseguir levá-las até a cruz com esses tipos de atitudes descritos anteriormente. Pense no seguinte: vamos supor que venhamos a mudar o comportamento sem mudar o coração. Então as atitudes do coração não estão mudadas, mas de alguma forma eu conseguiu manipular a sua criança para que ela não seja egoísta com os seus brinquedos. Será que é isso que nós queremos para elas? a palavra bíblica para isso é hipocrisia, moralismo ou legalismo. Isso não é mudança bíblica.
Sabe o que mais acontece quando se tenta mudar apenas o comportamento? a mudança não será duradoura. Nós já experimentamos isso algumas vezes, como quando as crianças estão no quarto brigando e você entra no quarto e faz com que elas parem de brigar. Quando você se retira do quarto elas logo reiniciam a briga novamente. Qual é o problema? o coração não foi abordado. Esse comportamento egoísta tem sua origem no coração e está ligado ao fato de elas amarem a si mesmas em primeiro lugar. O problema é muito mais profundo, pois está ligado a um coração que está longe de Deus. É um coração que diz que encontrará a sua alegria agradando a si mesmo. E o que o vai agradar mais, é manter o brinquedo consigo ao invés de com seu irmão. Note que o problema da luta ou da porfia tem sua origem no coração. O que nós queremos ver é um coração mudado. Nós queremos ver um coração que mudou do amor por si mesmo para o amor pelo próximo e pelo Senhor. Nós queremos ver nossas crianças como imitadoras de Cristo como Fp.2 diz. Queremos vê-las como o Ap. Paulo via a Timóteo. Queremos vê-las motivadas não pelo auto-interesse, mas pelo interesse pelos outros.
Portanto, um comportamento mudado que dura e permanece, começa pela mudança do coração. Lembre-se que do que o coração está cheio é o que a boca fala. Enquanto focalizarmos apenas o comportamento, nós cairemos em todo tipo de problemas no educar as nossas crianças. Vamos acabar nos tornando em pessoas que vamos viver nos queixando delas. Ou vamos acabar gritando com elas, ou vamos nos enganar dizendo a nós mesmos que elas de alguma forma irão superar isso no futuro. Ou o que é pior, nós daremos a elas alguns parâmetros, que dispensarão o conhecimento da graça de Deus.

Parte da 2ª Palestra proferida pelo Dr. Tedd Tripp, no X Encontro da Editora Fiel.

LÍNGUA, UMA ARMADILHA PERIGOSA


Pela transgressão dos lábios dos maus se enlaça, mas o justo sairá da angústia (Pv 12.13)
A língua é como um chicote que açoita as costas dos maus. É veneno que mata os ímpios. É um fogo que destrói os escarnecedores. É uma rede que prende os pés dos perversos. Aqueles que mentem para se livrar de suas transgressões acabam caindo numa armadilha mortal. Aqueles que desandam a boca para falar impropérios acabam enredados nas cordas de seus pecados. A língua dos maus é o ventre no qual a angústia é gestada. Nesse ventre, o filho bastardo cresce como um monstro e, quando nasce, destrói aqueles que o geraram. A transgressão da língua é uma espécie de autofagia. Quem peca com a língua cava um abismo para seus próprios pés. A transgressão da língua é também uma “outrofagia”. Quem peca com a língua destrói não apenas a si mesmo, mas também outras pessoas à sua volta. Se pela transgressão dos lábios o mau se enlaça, o justo sairá da angústia. A língua do justo não coloca no calabouço do desespero, mas lhe abre uma porta espaçosa para uma vida bem-aventurada e feliz. A língua do justo é portadora das boas-novas de salvação, é fonte de onde de onde jorra a água límpida que dessedenta os exaustos, é árvore de vida que produz os bons frutos que alimentam os famintos.
Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PORQUE PECAMOS TANTO EM NOSSO FALAR?


a) Porque deveríamos engolir a maioria das coisas que falamos;
1) Existem coisas que devem ser faladas,  mas:  “como” vou falar (não fale determinadas coisas perto das crianças, sogra e irmãos da igreja, você pode magoar sua esposa ou esposo). Determinados assuntos não podem ser falados em qualquer lugar. “quando” vou falar (Provérbios 15.23 diz: O homem se alegra em dar a resposta certa, adequada, e a palavra a seu tempo, quão boa é! ) De repente não é a hora certa, pois o estado emocional da pessoa que vai ouvir não é bom, então precisa deixar para falar em outra hora;

b) Porque é difícil ouvir;
2) Prov. 9:9 diz em outras palavras que: o sábio ouve conselhos e fica mais sábio;
¨    ** Às vezes o pai chama o filho e fala, fala, e fala... e quando o filho pede para falar o pai diz: depois a gente conversa,  não quero ouvir.
 É onde muitos filhos dizem, que a sua grande bronca,  é que os seus pais nunca param para ouvir;
¨    ** Às vezes a esposa fala, fala, e fala na cabeça do marido, quando ele vai falar (como ela não quer ouvir) ela diz: Já sei, Já sei o que você vai dizer. E isto acontece em vários assuntos, então nunca chegam a um denominador comum...

Rev. José Francisco – Pastor da IPB em Ipanguaçu - RN

COBIÇA, O CAMINHO DO FRACASSO


O perverso quer viver do que caçam os maus, mas a raiz dos justos produz o seu fruto (Pv 12.12)
Os ímpios cobiçam as riquezas ilícitas acumuladas pelos maus. Como parasitas, procuram viver da seiva dos outros. Como sanguessugas, nunca se satisfazem e querem sempre mais. São ávidos pelo lucro fácil. São rápidos para armar esquemas de corrupção que assaltem os cofres públicos. São espertos para tirar vantagens imediatas. Para isso, estão dispostos a mentir, a corromper, a roubar e a matar. O perverso quer viver do que caçam os maus. Os maus são predadores, as bestas-feras que atacam e sangram suas vítimas. Os perversos são aqueles que se repastam e se abastecem dos despojos deixados pelos maus. Nossa sociedade fermentada pela maldade, embriagada pela injustiça e dominada pela opressão tem produzido uma alcateia desses lobos devoradores. Suas vítimas estão espalhadas por todos os lados. O fruto dessa cobiça é maldição, miséria e morte, mas a raiz dos justos floresce e produz o seu próprio fruto. O justo não é governado pela ganância insaciável, mas pelo trabalho honesto. Não é um parasita que se alimenta da seiva alheia, mas floresce e produz o seu próprio fruto. O perverso é uma maldição para a sua geração, mas o justo é uma bênção entre o seu povo.
Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Algumas Dicas Práticas sobre o Uso do Catecismo no Culto Doméstico


1 - Não tenha pressa! Ensinar o catecismo não é uma competição. Não precisa fazer 3, 5 perguntas por encontro. Vá com uma uma, no máximo duas perguntas, mas certifique-se que a pergunta foi bem apresentada e explicada a você e a seu filho.
2 - Exemplifique. A cabeça de uma criança assimila muito mais fácil uma idéia se a mesma flor exemplificada. Ao invés de simplesmente dizer "O que mais Deus fez?" e simplesmente contentar com a resposta "Todas as coisas". Mostre a lua, o sol, você mesmo e pergunte quem fez, mais fácil o entendimento do que simplesmente tudo. Abre glória,  por exemplo, dê a idéia do que é glória, não diga que é simplesmente algo bonito ou brilhante, exemplifique. Tendo imaginação muitas coisas ficam mais fáceis.
3 - Leia e conte a Bíblia. Infelizmente esta edição que distribuímos não vem com os textos bíblicos, portanto, use um breve catecismo de Westminster que pode ser encontrado fácil e gratuitamente na internet, use histórias bíblicas  que você já conhece e conte a seu filho. Permita-me um exemplo pessoal: para contar que Jesus é o mais de todos os super heróis, contei a história de Davi, mas devidamente encenada, onde ele me derrubava e eu explicava para ele, detalhe, ele me derrubava com uma espada de Star Wars de brinquedo, e depois, virou um brincadeira aqui em casa Davi e Golias, mas para quê? Para ele entender que muito mais que Davi, Jesus vendeu na Cruz.
4 - Tenha intimidade com a Bíblia. Para você fazer o ponto acima, você precisa conhecer as histórias certo? Portanto, não abra mão de suas devocionais, momentos de estudo da Bíblia e oração. Leia bons livros teológicos, tire dúvidas com o pastor, mas seja familiar a Bíblia para que seu filho também seja.
5 - Mostre o evangelho. Não se esqueça que o objetivo do culto doméstico não é apenas união familiar ou para que seus filhos sejam "bons". Mas sim para que eles conheçam a verdade do evangelho, portanto, apresentar Cristo em cada culto doméstico deve ser algo precioso para nós, pois é Cristo que vai converter seu filho e não você, foi a obra dele na Cruz que possibilitou a salvação dele e não as suas obras. Suas obras, minhas obras, servem apenas para mostrar as dEle e que nEle, sejamos sempre dependentes, amemos e o apresentemos como único Salvador que morreu na cruz aos nossos filhos.
 Em Cristo,
Pr. Leonardo Melo - Pastor da Igreja Presbiteriana do Jóckey em Teresina-PI

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

QUEM É O HOMEM? A IMAGEM DE DEUS: UMA PERSPECTIVA TEOLÓGICA SOBRE A NATUREZA HUMANA – PARTE 3


Texto Básico: Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gn 1.27) .
Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. (Ef 2:10).
E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo. (Ef 4:11-13).
Também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho.  (Rm 8:29).

INTRODUÇÃO:
ü Deve todo crente saber o significado e a importância da doutrina da imagem de Deus.
ü Esta imagem foi dada para dois fins específicos:
1º) espelhar a Deus: devendo refletir Deus, ao ser contemplado por seu semelhante (At 4. 13, 14)
2º) representar a Deus: devendo exercer a função como um embaixador (2 Co 5. 20)

OS ASPECTOS ESTRUTURAL E FUNCIONAL
ü Isto diz respeito ao exercício vocacional do homem.
ü Há uma missão a ser cumprida dada por Deus e há também dons, capacidades e talentos para que seja possível realizar estas vocações. Sendo assim, pode-se afirmar:
ü A imagem de Deus tem aspectos estruturais (dons, capacidades e talentos) e aspectos funcionais (suas ações relações e maneiras de utilizar os dons).
ü A afetação por conta do pecado nestes aspectos foi apenas no aspecto funcional.
ü Ver: Gn 4. 21, 22; 11. 1; 1 Co 10. 31
CRISTO: A VERDADEIRA IMAGEM DE DEUS
ü “Ele é a imagem do Deus invisível” (Cl 1. 15). Cristo é a imagem perfeita do que o homem deveria ser em Gênesis 1.
ü Na sua perfeita imagem Cristo era:
1.    Inteiramente voltado para Deus (Jo 4.34;Mt 26.39)
2.    Inteiramente voltado para o próximo (Lc 19.10; Mc 10.45)
3.    Dominador da natureza (Lc 22.25; 9.15- 17)
ü A manifestação de Cristo aponta quão distantes estamos do propósito inicial por conta da queda.
O HOMEM EM SUA TRÍPLICE RELAÇÃO
ü Como semelhança de Deus o homem deveria estar relacionado:
1.    Com Deus: Criador, Salvador e Senhor. Esta é a primeira e mais importante relação que foi perdida (Gn 3.8; Rm 3.23; 2 Co 5. 18, 19).
2.    Com o seu semelhante: iguais na essência e diferentes na função (Lc 6 32- 36; Gl 5.15)
3.    Com a natureza: governo sobre a criação explorando e desenvolvendo-se por meio dos dons concedidos pelo Senhor, tudo de modo responsável e santa (Gn 3.17,18).
A IMAGEM E SEUS ESTÁGIOS
Quanto à imagem é sabido que o homem a perdeu, mas é necessário conhecer todos os estágios possíveis antes e após a queda.
1º) Imagem original: CM (pergunta 17)
Depois de ter feito todas as mais criaturas, Deus criou o homem, macho e fêmea; formou-o do pó, e a mulher da costela do homem; dotou-os de almas viventes, racional e imortal; fê-los conforme a sua própria imagem, em conhecimento, retidão e santidade, tendo a lei de Deus escrita em seus corações e poder para a cumprir, com domínio sobre as criaturas, contudo sujeitos a cair.
2º) Imagem pervertida: CM (perguntas 21 e 23)
21 – Nossos primeiros pais, sendo deixados à liberdade da sua própria vontade, pela tentação de Satanás transgrediram o mandamento de Deus, comendo do fruto proibido, e por isso caíram do estado de inocência em que foram criados.  Gn 3:6-8, 13.
23 – Essa queda reduziu o gênero humano a um estado de pecado e miséria. Rm 5:12; Gl 3:10.
3º) Imagem restaurada: CM (perguntas 30–32,57, 58)
30 Deixa Deus todo o gênero humano perecer no estado de pecado e miséria?
 Deus não deixa todos os homens perecer no estado de pecado e miséria, em que caíram pela violação do primeiro pacto comumente chamado o pacto das obras; mas, por puro amor e misericórdia livra os escolhidos desse estado e os introduz num estado de salvação pelo segundo pacto comumente chamado o pacto da graça. I Ts 5:9; Gl 3:lC; Tt 3:4-7.
31 – Com quem foi feito o pacto da graça?
O pacto da graça foi feito com Cristo, como o segundo Adão, e nEle, com todos os eleitos, como sua semente. Gl 3:16; Is 53:10-11; e 59:21.
32 – Como é manifestada a graça de Deus no segundo pacto?
 A graça de Deus é manifestada no segundo pacto em Ele livremente prover e oferecer aos pecadores um Mediador e a vida e a salvação por Ele; exigindo a fé como condição de interessá-los nEle, promete e dá o Espírito Santo a todos os seus eleitos, para neles operar essa fé, com todas as mais graças salvadoras, e para os habilitar a praticar toda a santa obediência, como evidência da sinceridade da sua fé e gratidão para com Deus e como o caminho que Deus lhes designou para a salvação. Gn 3:15; Is 4:3-6; Jo 3.26, 6:27; Tt 2:5.
57 – Quais são os benefícios que Cristo adquiriu pela sua mediação?
Cristo, pela sua mediação, adquiriu a redenção, juntamente com todos os mais benefícios do pacto da graça.  Heb. 9:12; 1 Cor. 1:20.
 58 – Como nos tornamos participantes dos benefícios que Cristo adquiriu?
Tornamo-nos participantes dos benefícios que Cristo adquiriu, pela aplicação deles, a nós, que é especialmente a obra do Espírito Santo.  João 1:12; Tito 3:5-6; João 16:14-15
4º) Imagem aperfeiçoada: CM (perguntas 82-83; 86-87, 90)
82 – Em que tempo se realiza a comunhão em glória que os membros da Igreja invisível têm com Cristo?
A comunhão em glória que os membros da Igreja Invisível têm com Cristo realiza-se nesta vida e imediatamente depois da morte, e é finalmente aperfeiçoada na ressurreição e no dia do juízo. 2 Co 3:18; Cl. 3:3; Lc 23:43; 2Co 5:8; 1 Ts. 4:17.
83 – Qual é a comunhão em glória com Cristo de que os membros da Igreja invisível gozam nesta vida?
Aos membros da Igreja Invisível são comunicadas, nesta vida, as primícias da glória com Cristo visto serem membros dEle, a Cabeça, e, estando nEle têm, parte naquela glória que na sua plenitude lhe pertence; e como penhor dela sentem o amor de Deus, a paz de consciência, o gozo do Espírito Santo e a esperança da glória. Do mesmo modo, o sentimento ,da ira vingadora de Deus, o terror da consciência e uma terrível expectação do juízo, são para os ímpios o princípio dos tormentos, que eles hão de sofrer depois da morte.
86 e 87 – Que devemos crer acerca da ressurreição?
Devemos crer que no último dia haverá uma ressurreição geral dos mortos, dos justos e dos injustos; então os que se acharem vivos serão mudados em um momento, e os mesmos corpos dos mortos, que têm jazido na sepultura, estando então novamente unidos às suas almas para sempre, serão ressuscitados pelo poder de Cristo. Os corpos dos justos, pelo Espírito e em virtude da ressurreição de Cristo, como cabeça deles, serão ressuscitados em poder, espirituais e incorruptíveis, e feitos semelhantes ao corpo glorioso dEle; e os corpos dos ímpios serão por Ele ressuscitados para vergonha, como por um juiz ofendido.
At 24:15; I Co 15:51-53: 1Ts. 4:15-17; 1Co 15:21-23, 42-44; Fl 3:21; Jo 5:28-29; Dn 12:2.
90 – Que sucederá aos justos no dia do juízo?
No dia do juízo os justos, sendo arrebatados para encontrar a Cristo nas nuvens, serão postas à sua destra e ali, abertamente, reconhecidos e justificados, se unirão com Ele para julgar os réprobos, anjos e homens; e serão recebidos no céu, onde serão plenamente e para sempre libertados de todo o pecado e miséria, cheios de gozos inefáveis, feitos perfeitamente santos e felizes, no corpo e na alma, na companhia de inumeráveis santos e anjos, mas especialmente na imediata visão e fruição de Deus o Pai, de nosso Senhor Jesus Cristo e do Espírito Santo, por toda a eternidade. É esta a perfeita e plena comunhão de que os membros da Igreja invisível gozarão com Cristo em glória, na ressurreição e no dia do juízo.
APLICAÇÕES:
1.    Devemos ver o homem através das lentes corretas: criação, queda, renovação e aperfeiçoamento/glorificação(podem ser sintetizados em uma só palavra: redenção)
2.    Recuperar a visão de que esta situação é válida tanto para os homens quanto para as mulheres.
3.    Entender o homem nesta perspectiva produz conseqüências diretas na tarefa da evangelização.
4.    O corpo de Cristo, a Igreja, deve ser na terra a imagem de Deus. (At 2. 42- 47)

RESUMO DE AULAS:
Quem é o homem? Parte 3:
Uma pessoa criada à imagem de Deus numa tríplice relação (Deus, outros e a natureza).

  Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu – RN - Pregando e vivendo o Evangelho
·         Rev. José Francisco do Nascimento.

Esta série de estudos está sendo apresentados em slides na EBD da Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu. 

domingo, 9 de setembro de 2012

Os Benefícios da Linhaça


A linhaça possui além dos carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, substâncias que diminuem riscos de algumas doenças e estimulam a defesa do organismo e reduz o envelhecimento das células que temos no corpo.
A semente da linhaça contém proteínas, fibras alimentares, ômega 3 e ômega 6 (É a semente que mais possui Ômega 3 na natureza).
A utilização delas podem ser da forma integral ou trituradas, no copo de suco, iogurtes, receitas de bolo etc. Existem também outras versões, como a semente de linhaça em pó e na forma líquida, como o óleo de linhaça, que é vendida em forma de cápsulas.
A linhaça normalmente é usada como laxante natural e pode ser usada também para baixar o colesterol ruim.
Pouco se fala de efeitos colaterais no uso da linhaça. É importante utiliza-la com muita água, já que por ser fibra, pode até piorar a constipação intestinal.
Benefícios da Linhaça:
- Rejuvenescedor;
- Baixa de peso;
- Auxilia no combate a anemia;
- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc;
- Auxiliar no combate à acne;
- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
- Auxiliar no controle Diabete – O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.
Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:
Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg
A linhaça é fonte das vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir.
Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó.
Sugestões para o uso da Linhaça:
-Iogurtes
-Sucos
-Saladas
-Vitaminas
-Massas
-Pães
-Bolos
A linhaça aumenta o metabolismo e ajuda os músculos se recuperam do exercício físico. Outra boa propriedade da linhaça é que a semente moída é excelente para ajudar no emagrecimento, porque elimina o colesterol de forma mais rápida.
Além de ajudar na saciedade de apetite e possuir cinco vezes mais fibra que a aveia. Se o consumo da semente da linhaça e do óleo da linhaça for constante, você verá que a pele fica mais saudável. Ajuda as peles secas e sensíveis.
Para o sistema nervoso, a linhaça ajuda no tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma.
Nas doenças inflamatórias, a semente da linhaça atua na diminuição da inflamação e colabora para a regularização da gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite, etc.
Para quem sofre com retenção de líquidos, a linhaça ajuda aos rins a excretar água e sódio. Auxilia ainda na melhora dos sintomas da TPM e menopausa. Consumindo uma colher (sopa) diariamente de semente de linhaça sobre os alimentos.
Modo de Usar na maioria dos casos:
Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos), inclusive mulheres grávidas.