quinta-feira, 13 de junho de 2013

FAZEI DISCÍPULOS 10 - O DISCÍPULO PRODUTIVO NO EVANGELISMO

TEXTO BÁSICO: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo. O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.   (João 15.1-16).
OBBJETIVO PROPOSTO: compreender que deus exige produtividade espiritual dos seus discípulos.
INTRODUÇÃO: Na vida espiritual Deus cobra produtividade do seu povo. Em Gênesis capítulo 1, ao criar todas as coisas, Deus não somente produziu, mas exigiu produtividade: "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a..." (Gn 1.27-28). Abençoado por Deus, o homem deve produzir e administrar a produção. Portanto, ser criativo e produtivo é uma maneira de refletir a imagem e a semelhança de Deus em nós.
Neste estudo refletiremos em João 15, que revela a cobrança que Jesus nos faz acerca da nossa produtividade espiritual. Fruto é o que Jesus espera:
EXPOSIÇÃO DA LIÇÃO
1. A FIGURA DA VIDEIRA - “... Eu sou a videira verdadeira afirma Jesus” (Jo 15.1). O simbolismo da videira acha a sua explicação no Antigo Testamento. O povo de Israel é uma videira que foi trazida do Egito por Deus (Sl 80.8; Is 5.7; Jr 2.21).
No Novo Testamento, Jesus através da parábola dos lavradores maus (Mt 21.33-46; Mc 12.1-12; Lc 20.9-19) reformula o sentido simbólico da videira como a nação de Israel.
Os arrendatários da vinha (a nação de Israel) mataram os servos (os profetas até João) enviados pelo dono (Deus) para receber seus frutos. Ao matarem o herdeiro (Jesus), os arrendatários pensavam que a vinha seria deles. O dono porém, executou estes maus lavradores e colocou outros no lugar deles (Mt 21.43).
Enquanto no Antigo Testamento Israel era a videira ou a vinha, a videira agora é concentrada na pessoa do próprio Jesus. Ele é a videira verdadeira.
No Antigo Testamento a videira é sempre vista no seu aspecto de degeneração (Ez 15; Os 10.1). Porém, Jesus como a videira verdadeira é um organismo vivo que transmite vida a outros organismos.
Os discípulos são os ramos. Assim como os ramos de uma videira se acham ligados ao tronco principal, assim também cada crente se acha ligado a Cristo, recebendo dEle a vida. Deus Pai é o agricultor, ou seja, aquele que planta, cuida e faz crescer. Lavoura de Deus sois vós (1 Co 3.9). "O agricultor não somente é aquele que ara a terra, mas também é aquele que planta e cuida da videira. Aquele que originou as relações existentes entre a videira e os ramos, ao plantar a Videira verdadeira nesta terra é quem cuida dela e garante que a mesma produzirá frutos" (Alford).
2. A PRODUTIVIDADE DOS RAMOS
"Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta..." (Jo 15.2). Aqui Jesus estabelece o princípio da produtividade espiritual. A pessoa que "está em Cristo" deve refletir essa união através da frutificação espiritual.
2.1. Quanto ao Ramo
A sua existência baseia-se na escolha divina. "Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça..." (Jo 15.16).
Fomos eleitos e chamados: para a alegria (15.11); para o amor (15.12); para sermos amigos de Jesus (15.13- 15); para sermos embaixadores de Deus no mundo (15.16); para sermos membros privilegiados da família de Deus (15.16) [W. Barclay].
O nosso dever é produzir. A improdutividade resultará em corte: "Todo ramo que estando em mim, não der fruto, ele o corta..." (Jo 15.2). Há motivação para aquele que produz: "...e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda!'.
O ramo para produzir necessita "permanecer em Cristo". Sem Cristo, o ramo secará e servirá apenas para o fogo: Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam (Jo 15.6). A madeira da videira não serve para nada, senão como lenha (Ez 15.1-8).
O ramo para frutificar precisa da seiva. O cristão recebe a seiva para frutificar através da vida de oração e estudo da Palavra de Deus. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito (15.7). Ler: Cl 3.16 e Ef 6.18-19.
2.2. Quanto ao Fruto
O segredo ou a condição para a frutificação espiritual é "estar" e "permanecer" em Cristo. Nos versículos de 4-6, Jesus repete a palavra "permanecer" por sete vezes. Para a Teologia essa experiência é chamada de "União Mística com Cristo". O ramo, quando considerado separadamente, à parte da videira, não possui qualquer fonte original de vida. A seiva flui da videira para o ramo, daí para os raminhos, e então para as folhas e os frutos. Por si mesmo, o ramo é um órgão destituído de vida, que só cumpre as suas funções quando está vinculado à videira.  Ler: Cl 1.23; 2.19; Ef 5.30; Jo 6.57.
A essência do fruto espiritual é a obediência aos mandamentos de Deus.
a) Obedecer a Deus é uma prova de amor (Jo 15.10; Jo 14.21).
b) Obedecer a Deus é uma prova de amizade (Jo 15.14).
c) A natureza do fruto é espiritual: “... amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio..." (Gl 5.22-23). Sendo assim, a sua origem é sobrenatural (do Espírito) e o seu desenvolvimento é gradual.
APLICAÇÃO
1. Quando Deus é glorificado? através dos frutos espirituais, "...fruto..." (v.2), "...mais fruto ainda..." (v.2), "...muito fruto..." (vv.5 e 8).
2. Tudo tem um só objetivo: a glorificação do Pai, porquanto foi Ele quem planejou que os homens fossem frutíferos. "Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto..." (v.8).
3. Você está disposto a ser um discípulo produtivo?
CONCLUSÃO: A vida de um discípulo deve ser marcada pela produtividade e frutificação espiritual decorrente do fato dele ter sido escolhido por Deus para essa tarefa (Jo 15.16). A produtividade espiritual é permanente ou eterna, "...vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça..." (Jo 15.16). Fruto permanente indica que o trabalho realizado pelo cristão neste mundo tem consequências eternas tanto para quem o realiza como para quem o recebe. “Sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Co 15.58).


Estudo Aplicado na EBD no dia 12/05/2013,
Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu-Rn
Pr. José Francisco do Nascimento