sábado, 8 de novembro de 2008

DEFINIÇÕES DE LITERATURA DE CORDEL
(Reedição de materia anterior)
Tipo de poesia popular originalmente oral e depois impressa em folhetos rústicos expostos para venda pendurados em cordas. Exposta a rima e alguns poemas são ilustrados com xilogravura. As estrofes mais comuns são as dez, oito ou seis versos. Os autores recitam esses versos de forma quase cantada acompanhado de violão.
HISTÓRIA DO CORDEL.
Geral:
>Na época dos povos conquistadores grego-romano, fenícios, catarinenses, saxões, etc, a literatura de cordel já existia, tendo chegado á Península Ibérica (Portugal e Espanha) por volta do século XVI. Na península a literatura de cordel recebeu os nomes de “pliegos sueltos” (Espanha) e “folhas soltas” ou “volantes” (Portugal). Em todos esses locais há literatura popular em versosA literatura de cordel é assim chamada pela forma como são vendidos os folhetos, dependurados em barbantes (cordão) nas feiras, mercados, praças e bancas de jornal, principalmente das cidades do interior e nos subúrbios das grandes cidades. Essa denominação foi dada pelos intelectuais e é como aparece em alguns dicionários. O povo se refere á literatura de cordel apenas como folheto.A tradição dessas publicações populares, geralmente em versos, vem da Europa. No século XVIII, já era comum entre os portugueses a expressão literatura de cego, por causa da lei promulgada por Dom João V, em 1789, permitindo à irmandade dos Homens Cegos de Lisboa negociar com esse tipo de publicação. Esse tipo de literatura não existe só no Brasil, mas, também, na Sicília (Itália).
>No Brasil
Florescente, principalmente, na área que se estende da Bahia ao Maranhão esta maravilhosa manifestação da inteligência brasileira merecera no futuro, um estudo mais profundo e criterioso de suas peculiaridades particulares.Oriunda de Portugal, a literatura de cordel chegou ao balaio e no coração dos nossos colonizadores, instala se na Bahia e mais precisamente em Salvador. Dali se irradiou para os demais estados do Nordeste. A pergunta que mais inquieta e intriga os pesquisadores é “Por que exatamente no Nordeste?”. A resposta não está distante do raciocínio livre nem dos domínios da razão. Como é sabido, a primeira capital da nação foi Salvador, ponto de convergência natural de todas as culturas, permanecendo assim até 1763, quando foi transferida para o Rio de Janeiro.Na indagação dos pesquisadores, no entanto há lógica, porque os poetas de bancada ou de gabinete, como ficaram conhecidos os autores da literatura de cordel, demoraram a emergir do seio bom da terra natal. Mais tarde, por volta de 1750 é que apareceram os primeiros vates da literatura de cordel oral. Engatinhando e sem nome, depois de relativo longo período, a literatura de cordel recebeu o batismo de poesia popular.
*Hoje, graças ao incentivo de professores e pessoas amantes desta tradicional literatura, é comum ver pessoas fazendo versos nas escolas e nas festas populares. Mas ainda falta muito para ela ter a importancia que teve no passado. Cabe a cada um que gosta de poesia de cordel, divulgar e incentivar a leitura da mesma.
Eu tenho feito minha parte, faço meus versinhos e tenho ensinado para meus filhos, que hoje também são amantes da literatura de cordel. O resultado é no gosto e no desenvolvimento da leitura em geral.
Postagem: Zé Farncisco
Bíblia pop conquista leitores

(ALC) A Escritura Sagrada ganhou um impulso na Suécia com a distribuição da “Bíblia Ilustrada”, em forma de revista, num projeto criativo e original do publicitário sueco Dag Söderberg.No ano passado, relata o repórter Eduardo Simões, da Folha de São Paulo, a Bíblia teve um crescimento de 50% nas vendas, na Suécia, onde 75% da população são filiados à Igreja Luterana. A distribuição do texto sagrado alcançou 90 mil exemplares em 2007, para um país com 9 milhões de habitantes.“Chegamos a perguntar a várias pessoas, jovens e idosas, liberais e conservadoras, religiosas ou não, quem atualmente incorporaria a mensagem de Jesus. E muitas delas foram incluídas no livro de Marcos”, contou Söderberg ao repórter.Assim, o Evangelho de Marcos no texto do publicitário vem acompanhado de celebridades do bem como Bono, Angelina Jolie, Nelson Mandela, Gandhi, John Lennon e outros. As celebridades têm sido mensageiros ou embaixadores da boa vontade e da justiça social nos tempos modernos, justificou o editor.Antes de chegar às livrarias o “evangelho pop” foi vendido em butiques, lojas e galerias de arte. No final do mês de outubro, o Novo Testamento de Söderberg foi lançado no mercado norte-americano, ao preço de 35 dólares o exemplar (cerca de 73,5 reais), com 288 páginas. O Antigo Testamento chegará ao mercado dos Estados Unidos em 2009.Söderberg está negociando os direitos autorais da Bíblia pop em vários países. Não consta nesta listagem um dos maiores mercados do texto sagrado, o Brasil, onde a Bíblia aparece em primeiro lugar nos “Retratos da leitura” deste ano, pesquisa encomendada pelo Instituto Pró-Livro, com 45% na preferência dos leitores, seguida do gênero livros didáticos, com 34%.A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) distribuiu, em 2006, 5,6 milhões de exemplares da Bíblia no país. As 145 Sociedades Bíblicas do mundo, filiadas a Sociedades Bíblicas Unidas, distribuíram 25,7 milhões de exemplares no mesmo período.

domingo, 2 de novembro de 2008

Ah! Tua vida tá ruim, né ?
Tú reclama de tudo! De tudo falta um pouco! Né assim?
Reclama dos pais, reclama dos amigos, reclama da escola, reclama de Jesus, reclama de Santana, reclama da mulher, reclama da namorada, da amante, da família, da sogra, do emprego, reclama da vida! De tudo. Minha vida é uma bosta! E pegue insatisfação…
De tudo você reclama.
Mas…
A tua vida tá boa rapaz (moça)! Pra lá de boa! Pense nisso. Erga as mãos para os céus e agradeça. Todos os dias. Todos os momentos. Vá a igreja. Reze. Peça perdão. Tem gente que não tem nem de perto o que você tem e não reclama da vida. Ao contrário, agradece a Jesus, nosso pai celestial. Ajuda aos outros. Ao próximo. E agradece a Deus pela dádiva da vida!
Olhe, seu reclamador!
Vou te apresentar ao Nick. Nick Vujicic é uma figura.
“Eu agradeço a Deus por ser usado como testemunho para tocar milhares de corações ao redor do mundo. Eu nasci sem os membros e os doutores não tem qualquer explicação médica para isso. Como você pode imaginar eu enfrentei muitos desafios e obstáculos. Meus pais são cristãos. Meu pai é pastor. Eles não tiveram tempo para se preparar para o meu nascimento. Todos choraram o meu nascimento. E se perguntaram o porquê de Deus ter permitido que aquilo tivesse acontecido com a minha família, sendo que minha mãe me deu uma irmã e um irmão normais. Todos achavam que eu não sobreviveria. Quando fiz 15 anos passei a dedicar minha vida a Deus. Hoje tenho 23 anos e terminei meu curso universitário de comércio, me formando em planejamento financeiro e contabilidade. Eu também dou palestras de motivação. Tenho muitos objetivos. Quero ser independente e escrever livros. Estou escrevendo meu primeiro livro: “sem braços, sem pernas, sem preocupação” é o título. Nada na vida deve ser temido, mas compreendido” disse Nick.
Vamos parar de justificar e clamar a misericórdia de Deus pelas nossas irresponsabilidades, egoísmo, comodismo, omissão.
E aí? Dor de cabeça, de barriga, de lado, de junta, resfriadinho, cólicas, etc, etc, etc…
Quem que ser de Deus é de Deus… quem entende o que é ser levado pelo Espírito Santo… se deixa levar. A deficiência não está no exterior está dentro de nós.
Ah! O objetivo desta mensagem não é para você ficar impressionado, comovido ou admirado… dizendo para os outros “nossa, meu Deus, que história daquele rapaz”… pois Nick não precisa disso. Nick nos ensina o que todos nós já devíamos ter aprendido… e estamos vivendo. Disse Jesus: levanta e anda!
Será que depois dessa ainda conseguiremos continuar com justificativas e argumentos para qualquer obstáculo?
Apresento-lhes Nick:









E Ai meu amado? Você Acha que que sua vida é Ruim, depois de ver e ler isto ai?

Retirado do Blog do Robson Pires - O xerife de Caicó - RN