sexta-feira, 11 de maio de 2012

O lugar do pastoreio


Pela extrema valorização da figura ou da autoridade de pastores, numa cultura como a nossa, vai se esvaziando o cuidado e a responsabilidade de um para com outro no rebanho.

Uma parte do rebanho continua desejando esse cuidado pessoal e acolhedor dos pastores e da liderança, enquanto que gente com boa quilometragem, rodada nas igrejas, não acredita nisso e vive uma insatisfação contínua.

Comunidades cristãs vão se formando com novas caras e facetas no Brasil, em todas as classes sociais. Casas, escolas, hotéis, clubes e ginásios tornam-se caminhos diversos, mais interessantes e pertinentes dependendo da realidade urbana para sua instalação. Pensar em ajuntamento de cristãos nos templos com projetos arquitetônicos tradicionais ou contemporâneos, com médios e grandes espaços cada vez mais difíceis e raros, e com toda sua complexidade legal, financeira e estrutural, vai se tornando um projeto menos desejável e viável para muitas igrejas e grupos eclesiásticos.
Em cima dessa realidade desafiadora e pouco encorajadora, o pastoreio é ainda um caminho mais complexo, no qual, muitas vezes, a expectativa pela ação pastoral diante das necessidades das pessoas em dor, sofrimento e outros diversos clamores vai dando lugar a sentimentos e percepções extremas: uma parte do rebanho continua desejando esse cuidado pessoal e acolhedor dos pastores e da liderança, enquanto que gente com boa quilometragem, rodada nas igrejas, já “jogou a toalha” e não acredita mais ser possível esse pastoreio, vivendo uma insatisfação contínua. Alguns buscam caminhos de sobrevivência em movimentos localizados e nas redes sociais; outros simplesmente desistem e se afastam dos ajuntamentos.
Pela extrema valorização da figura ou da autoridade de pastores, numa cultura como a nossa – na qual os grandes líderes são incensados e onde se cria e nutre uma relação de extrema e inapropriada dependência –, vai se esvaziando o cuidado e a responsabilidade de um para com outro no rebanho. Desvalorizam-se os membros do corpo de Cristo, com seus dons e funções, e o senso de responsabilidade de cada irmão em oração, acolhimento, compartilhamento, conselho mútuo, exortação, visitação, serviço e fortalecimento de amizades espirituais. Jogar a responsabilidade do cuidado pastoral somente sobre uma pessoa ou uma reduzida liderança é, no mínimo, irreal, imprudente e imaturo, seja em grandes ajuntamentos ou não. Claro, não se pode minimizar a importância daqueles que receberam dons específicos para serem pastores e mestres, presbíteros e diáconos, conforme a recomendação bíblica. Mas tal esvaziamento reflete, em primeiro lugar, o descuido de muitos irmãos no cultivo de uma espiritualidade saudável. Eles abriram mão da oração e da meditação na Palavra, da comunhão com Deus Pai, Filho e Espírito Santo em primeiro lugar. A desvalorização da intimidade e do alimento da fé, e da uma dependência maior de Deus, foi deixando lacunas significativas.
Em segundo lugar, a supervalorização de pessoas, e a dependência exagerada delas, acabou trazendo como consequência a superficialidade Uma vida superficial, sem características de profundidade e maturidade, e destituída de uma visão encorajadora da fé cristã e da missão que nos foi confiada por Jesus Cristo é o resultado disso. Acabamos nutrindo uma visão egoísta e antropocêntrica, quase sempre ignorando o próximo a quem temos de servir e ajudar com o que somos e possuímos. Membros de ajuntamentos vão se tornando mais exigentes, achando que as igrejas precisam saciar suas necessidades nem sempre legítimas diante da proposta bíblica da natureza e missão da Igreja. Então, o mercado da fé percebe a lacuna e acaba se instalando para compensar aquilo que nós não encontramos no pastoreio ou na ação pastoral cuidadosa.
Seja com que formato for e onde se instalarem, os ajuntamentos cristãos não podem abdicar da verdade do Evangelho, da mensagem das boas novas e de todo o conselho de Deus que é a sua Palavra. Ora no meio de desertos e provas, ora em pastos verdejantes e águas tranquilas, ovelhas precisam, em primeiro lugar, depender mais do pastor Jesus e buscar crescimento nesta relação de dependência e mentoria; em outras palavras, depender mais de Deus do que de homens, sem desmerecer o valor do corpo de Cristo e das pessoas e líderes que o Senhor tem colocado em seu caminho. Tudo isso para sermos melhores testemunhas, melhores servos, melhores cristãos, vivendo a experiência comunitária de forma consciente e responsável e que não nos deixe perder o compromisso e a vivência da missão cristã – e, muito menos, nossa responsabilidade de anunciar e sinalizar o Reino.

NÃO SEJA AVALISTA, ISTO É PERIGOSO


Quem fica por fiador de outrem sofrerá males, mas o que foge de o ser estará seguro (Pv 11.15)
O fiador é aquele que dá garantias de que o devedor irá cumprir sua palavra e pagar suas dívidas; caso contrário, ele mesmo arcará com esse ônus. O fiador empenha sua palavra, sua honra e seus bens garantindo ao credor que o devedor saldará seis compromissos a tempo e a hora. O fiador fica, assim, obrigado, mediante a lei, a pagar em lugar do devedor caso este não cumpra seu compromisso. Multiplicam-se os exemplos dos muitos sofrimentos e prejuízos sofridos pelos fiadores. Há pessoas que perdem tudo o que granjearam com seu trabalho honrado para pagar as dívidas dos outros. Não poucos, de boa fé, ficaram por fiadores de gente desonesta e acabaram pobres desamparadas. A Bíblia nos alerta a fugir dessa prática. Quem de ser fiador estará seguro. Não temos a responsabilidade dos outros. Não podemos comprometer o sustento e a estabilidade financeira da nossa família para assegurar os negócios arriscados daqueles que nos pedem um aval. Fuja de ser avalista. Esse é um caminho escorregadio, e o fim dessa Lina é desgostoso.
Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco.

FAMÍLIA E IGREJA: UMA INTEGRAÇÃO PREJUDICADA

Não obstante o aspecto agradável que permeia a integração família/igreja, é preciso compreender que esta integração sofre muitas vezes a interferência de problemas que trazem sérios prejuízos
É prejudicada pela alienação. O engajamento e a participação de cada família é indispensável para a Igreja. O indiferentismo de muitas famílias acomodadas e desinteressadas em crescer na graça e no conhecimento do Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como igrejas que não valorizam a família, resulta em enormes prejuízos para ambas.
A falta de maturidade crista e o relaxamento na participação prejudicam tremendamente a integração entre família e Igreja (Hb 5.12-13; 10.17-18). 
É prejudicada pela incompreensão (I Co 11.17-18). Outro problema que prejudica profundamente é a dificuldade bis relacionamentos, sempre motivada por incompreensões. Esse era um dos graves problemas que perturbavam a Igreja de Corinto, como se vê ainda na primeira carta (I Co 3.3-4). 
Pessoas e famílias que nutrem contendas e rixas na Igreja, desenrolam o nome de Cristo e prejudicam a integração que deve envolver a todos: família e Igreja.

“Família e igreja são duas instituições coexistentes, inseparáveis e comprovadamente viáveis.”

É prejudicada pela secularização (Rm 12.2). A conformidade a este século tem sido um dos grandes problemas da Igreja. Há famílias que estão se conduzindo e dando aos seus filhos uma formação embasada muito mais nos princípios de uma sociedade corrompida e sem Deus, do que nos santos princípios cristãos. 
Cada família deve considerar os conselhos da Palavra de Deus, apresentados por intermédio do apóstolo Paulo (Fp 4.7-9). 
Apesar das ameaças e prejuízos que a Igreja e a família e às vezes sofrem, alenta-nos saber que esta integração é sempre variável e prossegue vitoriosamente; graças à direção divina sobre ambas (Sl 127.1; Mt 16.18; Rm 8.31); graças à consagração de muitos, que chegam a se arriscar pela causa cristã, não medindo esforços (Rm. 16.3-4) e graças aos resultados positivos. 
Família e Igreja são duas instituições coexistentes, inseparáveis e comprovadamente viáveis.

REVISTA DIDAQUÊ – E A FAMÍLIA VAI BEM? 
Autor da lição 12: Rev. Anderson Sathler
Digitado por: Rev. Zé Francisco

quinta-feira, 10 de maio de 2012

GOVERNO TOLO, POVO ABATIDO


Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança (Pv 11.14)
A história está repleta de exemplos de maus governantes, que à nação impuseram desgraça e opressão; ao mesmo tempo a história destaca a importância dos conselheiros sábios para dar segurança ao povo. A loucura de Adolf Hitler transtornou a Alemanha e provocou a Segunda Guerra Mundial, com sessenta milhões de mortos. O governo truculento de Mato Tsé Tung matou na China mais de cinquenta milhões de pessoas. Ainda hoje ditadores carrascos abastecem-se do poder e vivem nababescamente enquanto o povo geme sob o tacão cruel da pobreza e da opressão. O rei Salomão declara: Não havendo sábia direção, o povo cai (Pv 11.14). Cenário bem diferente é o da nação que é governada  por conselheiros sábios. Na multidão dos conselheiros há segurança (Pv 11.14). Quando o justo governa, o povo é abençoado. Quando a verdade assenta-se no troo, a justiça floresce. A Bíblia diz que feliz a nação cujo Deus é o Senhor (Sl 33.12). Todas as nações que foram estabelecidas sob a égide da Palavra de Deus tornaram-se prosperas e felizes; entretanto, caíram em opróbrio todas aquelas que proibiram a liberdade e perseguiram o evangelho. A Bíblia ensina a orar por aqueles que governam, por aqueles que estão investidos de autoridade, para que tenhamos paz.
Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

CAROLINA DO NORTE, dos EUA, APROVA LEI QUE BANE O CASAMENTO GAY

Os eleitores da Carolina do Norte, no sudeste dos Estados Unidos, aprovaram ontem terça-feira uma emenda constitucional que bane o casamento homossexual. De acordo com a medida, apenas o matrimônio entre um homem e uma mulher é considerado válido.
Com 35% dos votos apurados, 58% dos cidadãos do Estado aprovaram a alteração, contra 42% que se mostraram contrários. Apesar do resultado preliminar, projeções de emissoras americanas, como a CNN e a NBC, dão o resultado como fechado.
A lei também não permite as uniões estáveis, que não eram autorizadas no Estado. Com isso, a Carolina do Norte se torna o 30º Estado a considerar legal apenas o matrimônio entre casais heterossexuais.
A consulta foi alvo de campanha intensa de republicanos e democratas, em meio aos discursos pelas eleições presidenciais, que serão realizadas em novembro.
Membros do gabinete do presidente Barack Obama e até o ex-mandatário Bill Clinton chegaram a pedir votos contrários à medida, enquanto setores republicanos e religiosos fizeram anúncios em apoio.

Retirado do Blog do Cardoso Silva.

Do Blog: Isso é uma vitória do certo contra o errado por natureza. Deus criou macho e fêmea, homem e mulher.  O que vai além disso é contrário a Criação e seu Criador. E Ponto final.


terça-feira, 8 de maio de 2012

Então Você Quer Namorar Minha Filha?


Você precisa amar Jesus. Eu não quero saber se você é um “bom garoto cristão”. Eu fui um desses também, então, eu sei os truques. Eu vou perguntar a você de forma especifica, perguntas que testam o coração sobre suas afeições espirituais, sua vida devocional diária, seus ídolos, suas disciplinas entre outras. Eu pegarei leve com você pois você é novo e seus hormônios e seu lobo pré-frontal não estão completamente desenvolvidos, mas, eu estarei olhando você como um gavião! Eu conheço você, eu fui você. Você pensa que pode me enganar, e provavelmente você enganou muitos outros pais que não prestavam atenção em suas filhas, mas eu serei como Bourne(do filme a Identidade Bourne) naquele cara que ele quebrou o pescoço. Que cara era esse? Todos eles! Então você precisa amar Jesus mais do que minha filha, ou vá para casa.
Você vai instalar programas que restringem o acesso a sites pornográficos em seu computador, celular ou tablet e mandar relatórios regulares para mim.
Eu vou conversar com seu pai e dizer a ele que eu vou responsabilizar a ele se você não tratar minha filha como uma dama. Se ele pensar que eu sou doido, você falhou no teste e não vai namorar minha filha. Se ele entender o que eu digo, isso diz algo de bom sobre você.
Você vai pagar tudo. Sim, claro que uma vez ou outra ela pode te comprar uma coca ou algo do tipo e te comprar um presente no seu aniversário ou natal. Mas você paga pelas refeições, filmes, saídas ou qualquer coisa. Não trabalha? Desculpe, porque eu estou falando com você mesmo?
Você vai aceitar meu pedido de amizade no Facebook.
Se parecer que você precisa de um sinto para segurar suas calças no lugar(maneira que muitos jovens se vestem nos EUA, com as calças quase na altura do Joelho), assumo que você não tem um emprego. Então, veja o ponto 4.
Jovens namorando costumam se apresentar da melhor forma possível, então se você parecer impaciente, descontrolado ou mal educado, eu sei que com o tempo você só irá piorar. Eu não terei imbecis namorando a minha filha.
Se eu não sou seu pastor (ou da mesma igreja), eu falarei com o homem que é o seu pastor. Se seu pastor for uma mulher, desculpe, por quê estou falando com você mesmo?
Você não ama a minha filha. Você não tem idéia do que significa amor. Você gosta dela e talvez você a ame um dia. Este é um começo aceitável para mim, então não fique fazendo essas coisinhas melosas. Não professe seu amor incondicional, não fique citando estúpidas músicas de amor para ela, ou falar que você morreria por ela, ou alimentar qualquer outro tipo de frase sem sentido que esta muito além de sua profundidade, de um idiota que está apenas excitado. O coração de uma dama é uma coisa frágil. Se você brincar com o dela, eu vou te mostrar o seu!
Se você se achar sozinho com minha filha, não entre em pânico. Apenas corrija a situação imediatamente. Se eu pegar você tentando ficar sozinho com minha filha, esta é a hora de você entrar em pânico.
Talvez  pareça que eu esteja brincando ameaçando te machucar. Bem, enquanto talvezeu não te machuque fisicamente se você ofender minha filha ou violar sua honra, quando eu falar deste assunto com você, você não estará sorrindo.
Você pode achar que isso é muito legalista. Sem problema. Você pode ser um dos muitos antinomistas (que vivem como se não existisse lei) que não estão namorando a minha filha.
Jared Wilson   - Tradução do Rev. Leonardo Melo.
(Fonte: thinklings.org)

Síndrome do Pânico, entenda o que é


Ansiedade, estresse e situações do cotidiano podem desencadear o problema
A Síndrome do Pânico é um tipo de ansiedade caracterizada por crises súbitas, sem fatores desencadeantes aparentes. 
O que acontece é que o sistema de "alerta" normal do organismo - o conjunto de mecanismos físicos e mentais que permite a uma pessoa reagir a uma ameaça - tende a ser desencadeado desnecessariamente. 
O cérebro produz substâncias chamadas neurotransmissores que são responsáveis pela comunicação que ocorre entre os neurônios (células do sistema nervoso). Um desequilíbrio na produção da serotonina e da noradrenalina pode levar algumas partes do cérebro a transmitir informações e comandos incorretos. Isto é o que ocorre em uma crise de pânico.

Mas o que leva a este desequilíbrio de neurotransmissores?

Verificamos que são situações de insegurança, traumas, perdas de entes queridos, choques como roubos e assaltos, estafa, nervosismo, estresse, fraqueza emocional, dentre muitas outras.
Depois de ter uma crise de pânico, a pessoa pode desenvolver medos irracionais (chamados fobias) de algumas situações como dirigir, andar de elevador, namorar, ir ao cinema, etc. E, portanto, começar a evitá-las. 
Gradativamente o nível de ansiedade e o medo de uma nova crise podem atingir proporções tais, que a pessoa pode se tornar incapaz de pôr o pé fora de casa. Desta forma, o distúrbio do pânico pode ter um impacto tão grande na vida de uma pessoa como outras doenças mais graves. A menos que ela receba tratamento eficaz e seja compreendida pelos demais.  

Quem sofre de Síndrome do Pânico?

Geralmente são pessoas extremamente produtivas, que costumam assumir uma carga excessiva de responsabilidades e afazeres. São bastante exigentes consigo mesmas e não convivem bem com erros ou imprevistos. Têm tendência a se preocuparem excessivamente com problemas cotidianos, possuem alto nível de criatividade, perfecionismo, excessiva necessidade de estar no controle e de aprovação. Mantém expectativas extremamente altas para si. Com pensamento rígido, competente e confiável. 

Sintomas 
Os sintomas físicos de uma crise de pânico aparecem subitamente, sem nenhuma causa aparente (apesar desta causa existir, porém ser de difícil percepção) e são como uma preparação do corpo para alguma "coisa terrível". Os principais são:
- Tontura, atordoamento, náusea
- Palpitações 
- Dificuldade de respirar  
- Calafrios ou ondas de calor, sudorese
- Distorções de percepção da realidade 
- Sensação de que algo horrível está prestes a acontecer 
- Confusão, pensamento rápido
Medo de perder o controle
- Medo de morrer 
- Vertigens ou sensação de debilidade 

Tratamento

Sugerimos a você a soma de duas técnicas: Microfisioterapia e Terapia Floral. 
Através da Microfisioterapia (técnica francesa de reprogramação celular) as causas do pânico serão detectadas, e "apagadas", então após a renovação celular, seu organismo passa a receber mensagens diferentes das novas células, pois as mesmas não possuem mais as informações das causas do pânico e, desta forma, seu organismo reage de maneira diferente, em busca da cura. 
A Terapia Floral trabalha, através do equilíbrio das emoções, o fim dos problemas que causaram o pânico. Através de uma série de entrevistas continuas, com acompanhamento constante e individualizado, e a administração de florais de acordo com as causas descobertas, prepara-se o paciente para que ele possa enfrentar seus limites e as adversidades vitais de uma maneira menos estressante. 
Sofrer de pânico não é loucura, nem "frescura" e a melhor maneira para conviver com uma pessoa que passou ou passa por este problema, é compreendê-la e tranquilizá-la, trazendo-lhe bem-estar. 

Retirado do site: http://www.minhavida.com.br/  - ESCRITO POR: Viviane Ramos Toledo Fisioterapia

GUARDAR O SEGREDO, UMA ATITUDE SENSATA


O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre (Pv 11.13)
Um indivíduo que não guarda segredo não merece a confiança das pessoas. Quem tem a língua solta torna-se uma ameaça para seu próximo. O mexeriqueiro é um assassino de relacionamentos. As pessoas que vivem bisbilhotando a vida alheia à procura de informações sigilosas para espalhá-las com malícia tornam-se agentes de intrigas e inimizades. A Bíblia diz que o pecado que Deus mais odeia é o de espalhar contendas entre os irmãos. O mexeriqueiro não apenas descobre o segredo dos outros, mas, ao divulgá-lo com astúcia e maldade, lhes destrói a reputação. Não é assim a vida de um individuo fiel. Ele é confiável. Com ele podemos abrir o coração, na certeza de que não nos desprezará por causa de nossas fraquezas nem as espalharás ao vento para nos envergonhar. O fiel de espírito encobre os segredos em vez de descobri-los. Protege o próximo em vez de expô-lo ao ridículo. Ele é agente de vida, e não coveiro da morte. É bálsamo que consola a alma, e não vinagre na ferida. É instrumento de Deus que cura, e não agente do maligno que fere e mata. Precisamos de gente assim na família e na igreja, na academia e na política, na indústria e no comércio. Gente que seja instrumento de vida e portadora de esperança.
Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco.

domingo, 6 de maio de 2012

HOMICÍDIO A FACADA EM IPANGUAÇU/RN


Na noite de 06/05/2012, por volta das 21h30min, conforme informações, após bate boca, o homem conhecido por Van ( Taxista ) desferiu cinco facadas na pessoa conhecida pelo apelido de (Gia), o mesmo foi atendido na unidade de saúde de Ipanguaçu e em seguida encaminhado para o Hospital de Assú. Porém o mesmo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Até o momento a policia não tem notícias do paradeiro do autor do homicídio.


O intrigante disso é que eu não costumo postar esse tipo de notícias, essa, porém, é uma exceção. O motivo de eu postar é que a vítima morava ao meu lado, e basta isso para que a gente, como ser humano, possa sentir na pele como a violência está próximo de nós. 
O GIA era trabalhoso e alcoólatra, mas era um trabalhador. Em vésperas do dia das mães, um filho é brutalmente assassinado.
Sentimos muito por sua família, principalmente, por sua mãe que está sofrendo a perda do filho.
Que Deus tenha misericórdia de nós e nos guarde.

Pr. José Francisco.