quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A ESPERANÇA ESTÁ MAIS VIVA DO QUE NUNCA; O CORDEL SOBREVIVE NA UNIVERSIDADE PARAIBANA.

Li este artigos (abaixo), sobre a importancia do CORDEL e não resisti em copiar no meu Blog dado a importancia que tem para minha vida como amante desta Literatura popular.


Grupo de Estudos da UEPB une ensino de Física à Cordel

Alunos do Departamento de Física da Universidade Estadual da Paraíba, juntamente com um professor do mesmo curso, decidiram criar, recentemente, um grupo de estudos que une ensino da Física à Literatura de Cordel. O objetivo é tentar mudar a insatisfação sentida pelos estudantes com alguns métodos de aprendizagem de Física em escolas do ensino médio.
A princípio, a proposta soa inusitada, mas surgiu devido à insatisfação e falta de motivação de grande parte dos alunos e até professores do ensino médio em escolas do Estado. O grupo é formado pelos alunos de Licenciatura em Física: Josenildo Maria de Lima, Jean Moisés de Sousa, Samuel dos Santos Feitosa; e pelo professor do Departamento de Física, Jair Stefanini Pereira de Ataíde.
“Vimos na Literatura de Cordel, uma cultura bastante popular e presente na realidade da nossa região, uma forma de poder mudar essa situação, unindo-a com a Física. Acreditamos que a união da ciência com a arte possibilita uma maior interação e motivação não só dos alunos, mas também dos professores”, comentou Josenildo, que além de aluno de Física é também ator, performer e assistente administrativo da UEPB.
Com apoio da Instituição, o grupo apresentou parte desta proposta de ensino no último Simpósio Nacional de Ensino de Física, realizado no período de 26 a 30 de janeiro deste ano, em Vitória - ES. Na apresentação, que incluía uma pequena peça, performance e leitura teatral, eles puderam conhecer alguns pesquisadores de várias instituições de Ensino Superior do país, que elogiaram o trabalho e empenho dos alunos. Além disso, eles receberam sugestões para tentar melhorar o sistema de ensino proposto e convites para parceria.


Atualmente, o grupo está construindo um blog (http://afisicaemcordel.blogspot.com)

Olá pessoal,

Depois de umas longas e merecidas férias no Sertão Potiguar, voltei e estarei colocando novos artigos semanalmente para lhe proporcionar muitas informações.Confesso que senti muita saudade de todos vocês que acessam nosso BLOG. Espero que consiga corresponder ao carinho e respeito que todos merecem.

Bem vindo a 2009. Vamos caminhar juntos. Estaremos abertos as críticas construtivas que possam enriquecer nosso blog.

Um abraço a todos, e que Deus Nos abençoe.