quarta-feira, 31 de julho de 2013

O PERIGO DAS MÁS COMPANHIAS

Foge da presença do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento (Pv 14.7).
Quem anda com o tolo, tolo se torna. Quem anda com os sábios, porém, aprende a sabedoria e encontra a felicidade. Assim como não podemos colher figos de espinheiros nem bons frutos de uma árvore má, também não podemos encontrar conhecimento na presença do homem insensato. A orientação de Deus não é para nos fiarmos naquilo que o tolo fala em busca de algo bom, mas para fugirmos de sua presença. A única forma de nos livrarmos da influência maléfica das palavras do tolo é permanecendo longe dele. O primeiro degrau da felicidade é nos afastarmos do conselho dos ímpios, do caminho dos pecadores e da roda dos escarnecedores. Só então encontraremos deleite na meditação da Palavra de Deus. Não podemos permanecer em más companhias e ao mesmo tempo deleitar-nos na presença de Deus. Não podemos viver no pecado e ao mesmo tempo ter praxe i na leitura da Bíblia. Dwight Moody certa feita disse a seus ouvintes: "A Bíblia afastará vocês do pecado, ou o pecado afastará vocês da Bíblia".

Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco.

FAZEI DISCÍPULOS 14 – COMO EVANGELIZAR E MULTIPLICAR A IGREJA?

TEXTO BÁSICO: Romanos 15.15-21
OBJETIVO PROPOSTO: conhecer passos da evangelização para multiplicar a igreja
INTRODUÇÃO: Homens e mulheres desejam compartilhar sua fé com outros, quando o Espírito Santo enche seus corações com essa fé amorosa. Este desejo vem de Deus, que quer que as pessoas em todo lugar do mundo o conheçam e sejam salvas (lTm 2.4).
A motivação para a evangelização vem do Espírito Santo que vive no coração de cada crente. O Espírito dá aos homens e mulheres o poder para fazerem o que não lhes é possível com suas próprias forças, sempre que são movidos a levar o evangelho aos outros. O Espírito abre portas e os guia àquelas pessoas que Deus pretende chamar para si (Jo 6.44).
Há alegria no trabalho da evangelização quando os pecadores se arrependem e vêm para Deus. Há também frustrações quando elas se recusam a ouvir a mensagem de Cristo e rejeitam seus mensageiros. Pode haver ainda sofrimento e perseguição quando Satanás e seus servos tentam parar a propagação do evangelho.
O Novo Testamento ensina que Paulo e os outros apóstolos pregavam o evangelho e estabeleciam igrejas, por onde quer que passassem. Eles não consideravam o trabalho da evangelização completo até que uma congregação de fiéis fosse estabelecida.
Somando-se aos apóstolos, muitos outros fiéis evangelizaram e começaram novas igrejas. A maioria das igrejas do primeiro século foram iniciadas por leigos que, capacitados pelo Espírito Santo, trabalharam duro para espalhar o evangelho.
Os passos a seguir são, basicamente, os mesmos que os apóstolos e os outros tomaram. São passos que produzem maior fruto, com a bênção de Deus.
EXPOSIÇÃO:
1º PASSO: COMECE UM ESTUDO BÍBLICO
a) Como começar
Comece com uma oração pedindo a direção de Deus e o poder do Espírito Santo. Ore para que portas e corações se abram. Ore pelas pessoas que você planeja convidar. Ore para que Deus seja glorificado por meio da obra que você pretende realizar.
b) Quem convidar
Convide os seus amigos, membros de sua família, vizinhos que não são cristãos e todos aqueles que mostrarem interesse na mensagem cristã.
c) Quando e onde se encontrar
Escolha uma hora que seja conveniente para a maioria das pessoas que você espera que atendam ao estudo. Encontre um lugar onde haja pouca interrupção e distúrbios.
d) O que fazer no encontro
Você e outro crente devem ser os líderes do encontro. Não sejam muito formais. Algumas sugestões:
1. Explique, em poucas palavras, que você convidou-os com o propósito de desfrutarem um tempo de comunhão, oração pelas necessidades uns dos outros e estudo dos ensinamentos da Bíblia.
2. Façam uma oração pedindo por ajuda divina e entendimento da Bíblia.
3. Leiam uma passagem bíblica que já tenha sido cuidadosamente escolhida de antemão. É prudente começar com os Evangelhos e estudar o mesmo Evangelho a cada semana. (Evangelho de Marcos)
4. Explique a passagem bíblica, respondendo as quatro questões a seguir:
1º) O que estas palavras significaram para as primeiras pessoas que as ouviram?
2º) O que elas nos dizem acerca de Deus e sua vontade?
3º) O que podemos aprender sobre Jesus, por meio delas?
4º) Como devemos obedecer ao que elas ensinam?
Então, convidem as pessoas a levantarem questões sobre a passagem e sobre como elas deverão aplicá-la em suas vidas.
5. Escolham um hino ou cântico para cantarem juntos. Ensinem as pessoas a cantar novas canções cristãs.
6. Convidem a todos para falarem de suas necessidades e de seus problemas, e orem por elas. Peçam aos fiéis, que estão crescendo na fé, para orar pelos outros do grupo.
7. Convidem aqueles que possam ter perguntas adicionais ou problemas pessoais para conversar com vocês mais tarde, ou logo após o encontro.
8. Anunciem a hora e o lugar do próximo encontro, e estimulem cada pessoa a trazer um amigo ou membro de sua família.
9. Sirvam chá, cafezinho ou refrescos antes do grupo se despedir.
O QUE FAZER ENTRE OS ENCONTROS
1. Estimulem todos os presentes a lerem um ou dois capítulos da Bíblia todos os dias e a orarem a Deus em nome de Jesus Cristo. As orações devem incluir o seguinte:
a) Agradecimento pelas bênçãos de Deus;
b) Confissão dos pecados;
c) Pedidos de perdão e purificação;
d) Pedidos pela direção de Deus e entendimento da sua vontade para nossas vidas;
e) Intercessão por outras pessoas e suas necessidades;
2. Estimulem todos os presentes a obedecerem os mandamentos de Deus e a viverem em paz com o seu próximo.
2o PASSO - VISITA AOS LARES
A importância da visitação
Poucas coisas são mais importantes do que fazer visitas pessoais nas casas de pessoas que mostram interesse no evangelho e atendem aos estudos bíblicos. Você deve omitir tais visitas apenas nos casos em que há uma oposição severa ao evangelho por outros membros da família.
As visitas aos lares servem da seguinte maneira:
1. Você aprende a conhecer os outros membros da família e a construir relações de amizade com eles;
2. Você demonstra seu interesse por cada membro do lar, por seus problemas e suas necessidades, e mostra seu desejo de ajudá-los no que puder;
3. Você tem a oportunidade de falar, pessoalmente, para os membros da família acerca da sua necessidade de salvação por meio do Senhor Jesus Cristo, explicar o modo de obter esta salvação, e orar por eles;
Como visitar as casas
1. Comece com oração: Ore a Deus antes de sair em visita, a fim de que ele use você para glorificar seu nome e atrair pessoas a Jesus Cristo.
2. Leve sua Bíblia: Você não sabe quais as oportunidades que lhe aguardam para ensinar o caminho da salvação diretamente da Palavra de Deus. Portanto, esteja pronto.
3. Visite os lares num horário apropriado. Faça as visitas quando os membros da família estiverem em casa, menos na hora da refeição. Você quer encontrá-los e ganhar seu interesse e boa vontade. Os homens nunca devem entrar numa casa quando uma mulher estiver sozinha. Mesmo caso das mulheres.  (vice-versa)
4. Mostre interesse pela vida e necessidades da família: Se houver sérias necessidades, tente socorrê-las. Mostre o amor cristão por meio de suas ações, bem como de suas palavras.
5. Fale da Palavra do Senhor: Lembre-se de que você está ali como um servo e mensageiro de Deus. Leia ou recite alguns versículos da Bíblia que falem da situação da família e explique o que significam. Se tiverem questões, tente respondê-las.
6. Peça que lhe permitam orar por eles: Se alguém estiver doente, ore por cura. Peça a Deus que supra as necessidades de cada pessoa da casa, e que acima de tudo, lhes dê a fé em Jesus Cristo.
7. Mostre esperança e alegria: Algumas pessoas na casa podem ser negativas para com você. Mostre-lhes, por meio de suas palavras e atitudes, que você tem esperança e alegria em Cristo. Diga-lhes que irá orar por elas e que poderão contar com suas orações todas as vezes que houver crises em suas vidas
8. Convide a todos para o estudo bíblico: Os convites pessoais são poderosos. Muitas pessoas nunca atenderão a uma reunião se não receberem um convite pessoal. Você pode convidar algumas pessoas muitas vezes, sem obter uma resposta. Mesmo assim, continue tentando.
9. Dirija as pessoas à fé em Cristo: A fé no Senhor pode começar durante um estudo bíblico, ou durante a sua visita no lar, ou depois, quando as pessoas estiverem sozinhas. Algumas delas decidem seguir a Cristo rapidamente, enquanto que para outras isto é um processo lento. Quando você faz visitas, observa sinais de que Deus está trabalhando nos corações das pessoas. Esteja pronto para explicar o plano da salvação e de como se tornar membro na família de Deus. Convide as pessoas que se converterem durante uma visita a testemunharem no próximo estudo bíblico.
O que você deve esperar?
O que você deve esperar, quando faz visitas aos lares, testemunha sobre Cristo e começa um estudo bíblico?
1. O Senhor, por meio do Espírito Santo trabalhará nos corações de algumas das pessoas. Sua fé em Cristo irá crescer e elas irão louvar a Deus por sua misericórdia.
2. Um sentimento de pertencer a um grupo de fiéis em Cristo e de seguidores de sua Palavra irá crescer entre essas pessoas.
3. Algumas delas perderão o interesse e abandonarão os estudos. Outros permanecerão fiéis.
Novas pessoas serão somadas e se tornarão crentes. Estas, geralmente, serão mais dedicadas que os que frequentaram as reuniões em primeiro lugar.
4. Algumas pessoas vão querer mais instrução cristã. Então, você reconhecerá que chegou a hora de dar um terceiro passo. Continue dando estudos bíblicos e visitando os lares, e adicione uma classe de discipulado cristão.
NO PRÓXIMO: 3o PASSO: INICIE UM CIASSE DE DISCIPULADO
APLICAÇÃO
1. A evangelização é só para líderes ou para todos os crentes?
2. A multiplicação da igreja é tão difícil que parece impossível?
3. Você já experimentou aplicar algum dos métodos estudado hoje?
CONCLUSÃO
Acredito que se você seguirmos estes passos, Deus irá usar nossos esforços para atrair pessoas a Cristo e multiplicar na igreja. Que o Espírito Santo possa nos abençoar com o poder na proclamação da sua Palavra e com o fruto que permaneça para a eternidade.
ORAÇÃO
Pai amado, eu te agradeço pela existência dessa Igreja. Ajuda-me a falar da tua Palavra para que a Igreja seja multiplicada. Obrigado pelo teu Espírito em mim e que eu consiga ganhar novos irmãos e amigos. Ajuda-me a descobrir e desenvolver o meu dom. Eu desejo trabalhar para Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Estudo aplicado na EBD no dia 23*30/06/2013 – Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu pelo Rev. José Francisco do Nascimento

segunda-feira, 29 de julho de 2013

A Condição Espiritual do Adorador - 7

Existem diversos elementos relacionados à qualidade e ao poder do louvor: a música, a letra, sua origem e seu propósito. Entretanto, ainda que determinada composição musical seja feita sob a unção do Espírito Santo e contenha todas as características desejáveis, sua aceitação diante de Deus vai depender também de quem está cantando, ou seja, sua situação espiritual. Uma linda obra de arte pode ser destruída se estiver em mãos erradas ou em mãos sujas.
"Aos retos fica bem o louvor" (Salmo 33.1). Deus não quer o louvor do ímpio, nem do cristão que estiver em pecado (Salmo 50.16-17). O que o Senhor deseja nesses casos é a conversão e o arrependimento. Se um filho ofendeu ao pai, deverá se reconciliar antes de tentar agradá-lo com palavras.
Se estivermos sujos diante de Deus, nossa oferta se tornará abominável aos seus olhos, ainda que ela represente um sacrifício para nós (I Sm15.22; Is.1.13; Mt 5.23-24). Toda espécie de oração que fizermos será rejeitada (Pv 28.9), a não ser aquela que venha trazer nossa confissão de pecado. Nossa música se tornará um barulho insuportável aos ouvidos de Deus (Am 5.23). Assim, o louvor será apenas um rito religioso vazio.
Aquele de louva e adora ao Senhor precisa estar puro, afim de não contaminar e inutilizar a sua oferta. Isto é válido para todos os cristãos e especialmente para os que se dedicam ao ministério na casa de Deus. "Purificai-vos, vós que levais os vasos do Senhor" (Is 52.11).
O profeta Malaquias disse que Deus, como um lavandeiro e um ourives, purificaria os levitas para que trouxessem ofertas aceitáveis diante do altar (Ml 3.1-4). Vemos, nessa passagem, dois processos purificadores:
1- O lavandeiro trabalha com sabão e água, que é um símbolo da palavra de Deus (João 15.3; Ef 5.26). Quando pecamos, O Senhor nos fala amorosamente para que tomemos atitudes de conserto.
2 - O ourives trabalha com fogo, que simboliza a tribulação e a ira de Deus (I Pd 1.6-7; Jr 4.4). Quando não damos ouvidos à palavra, entramos em tribulações. O fogo age mais profundamente, destruindo impurezas que a água não conseguiu tirar. Muitas tribulações poderiam ser evitadas se tomássemos as atitudes certas no tempo certo. Quando somos atribulados, nossa consciência se desperta para o reconhecimento do pecado.
Precisamos receber a palavra de Deus e corrigir as nossas ações antes que venha o fogo do ourives. O arrependimento, a confissão e o conserto farão com que o nosso louvor seja puro e suba diante de Deus como oferta suave e aprazível.


Autor: Anísio Renato de Andrade – Bacharel em Teologia.

A SABEDORIA NÃO HABITA ONDE HÁ INSENSATEZ

O escarnecedor procura a sabedoria e não a encontra, mas para o prudente o conhecimento é fácil (Pv 14.6).
Sabedoria é mais do que conhecimento. Sabedoria é o uso correto do conhecimento. Sabedoria é olhar para a vida com os olhos de Deus. Há muitas pessoas cultas que são tolas, enquanto há indivíduos sábios mesmo não tendo perlustrado os bancos de uma universidade. Sabedoria não se aprende na academia, mas na escola da vida. Sabedoria aprende-se aos pés do Senhor. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. É por isso que o escarnecedor procura a sabedoria e não a encontra, porque o escarnecedor jamais procura a Deus. Ele não conhece a Palavra de Deus nem se deleita na lei de Deus. Seu prazer está no pecado, e não na santidade. A sabedoria não habita na casa da insensatez. Já o prudente busca o conhecimento e com ele acha a sabedoria. A sabedoria é mais do que uma percepção diante das realidades e dos desafios da vida. A sabedoria é uma pessoa. Jesus é a nossa sabedoria. Aqueles que conhecem a Jesus e vivem em sua presença e para o louvor da sua glória alcançam o verdadeiro sentido da vida.

Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco.

O cristão no mercado de trabalho! Sem qualificação a benção não vem

Não pense que não precisa estudar ou fazer cursos profissionalizantes, achando que você será contemplado sem estar qualificado. Deus jamais honrará sua falta de interesse, fraudando outras pessoas na competitividade do mercado de trabalho, simplesmente porque você serve a Ele.

Sendo assim, você deve fazer a sua parte, pois o que compete ao Senhor já está garantido. Se você está começando sua vida profissional e está desanimado diante da competitividade do mercado, não se desespere você não está sozinho nessa batalha; Deus está do seu lado, pronto pra te ajudar no que for preciso. Mas, por favor, não deturbe esta verdade utilizando-a como incentivo à falta de iniciativa ou à indisposição.

Não se deixe enganar, Deus não é injusto. Uma disputa de emprego entre uma pessoa bem intencionada, e outra, esforçada e bem preparada (mesmo que não seja evangélica), o emprego será, certamente, da segunda. Lembra-se do que está escrito na última parte do versículo 45 do capítulo 5 de Mateus? “Ele faz com que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos”.

Quanto mais opção você tiver pela frente, melhor. Então, descruze os braços e invista no aprimoramento profissional. Dedique o seu tempo, que é precioso, a cursos profissionalizantes e cursos de idiomas. Mesmo que tenha que se sacrificar um pouco, vale apena sempre adiante, mais nunca deixe o principio da Palavra de Deus. Aplique-se! Você verá que com diplomas, certificados e um currículo mais diversificado, as oportunidades de emprego aumentarão e a vida começará a ficar mais fácil.

“Pague o preço e seja bem recompensado”, para isso, entretanto, terá que organizar melhor o seu tempo; você terá que abrir mão, por exemplo: de pessoas extras, idas desnecessárias ao shopping, e evitar, ao máximo, ficar de bobeira assistindo a programas de televisão que não trazem nenhum proveito. Investir em você pode significar a necessidade de conciliar um curso com a escola ou outros afazeres. É preciso ter uma boa administração do seu tempo, lembre-se nunca deixe o Senhor Jesus no esquecimento!

Coloque diante de Deus os seus sonhos, e tome uma atitude prática: estude, curse uma faculdade, procure ler temas referente a sua área, procure estabelecer prioridades e organize seu tempo. Não perca as oportunidades. Quanto mais cedo você iniciar o seu aprimoramento, mais rápido alcançará os seus objetivos, pense nisso e vá à luta!

 Marcio Roberto para  o Blog mroberto