sábado, 21 de abril de 2012

Presbiteriana de Ipanguaçu realiza 1º Encontro do Amigo 2012


DIA 18 DE ABRIL – DIA DO AMIGO

Feliz daquele que pode dizer, com absoluta certeza que tem um ou mais amigos, porque conquistar e manter amigos não é uma tarefa fácil. A dificuldade que o ser humano tem para expressar seus sentimentos impede uma maior aproximação e com isso a possibilidade de firmar uma bela amizade.
A amizade sincera é uma forma de amor espontâneo, que nasce e cresce a cada dia, sem posse, sem dominação, sem obrigação. Talvez por isso mesmo seja tão gratificante ter um amigo.
Quando a amizade é verdadeira não há segredos, não há desconfiança, não há egoísmo e sim desejo de ajudar, de acompanhar, de torcer para que o amigo tenha sorte, sucesso e felicidade.
O amigo verdadeiro é aquele em quem você confia em 100%. É aquele que você tem certeza de que em nenhum momento vai traí-lo, abandoná-lo ou deixar de defendê-lo.
O sentimento de amizade é tão importante para qualquer ser humano, pois significa ter sempre alguém para escutá-lo, mesmo nas horas em que você está com problemas ou mesmo quando você está derrotado e poucos querem estar por perto.
É preciso não se iludir com aqueles que quando você está bem se aproximam e fazem de tudo para agradar. O dinheiro e o poder exercem um fascínio, muito grande sobre as pessoas. Em geral aqueles que detêm cargos importantes estão sempre rodeados de pessoas. Estes têm interesses e não amizade.
Amizade é outra coisa. Para saber se você tem um amigo sincero observe o que segue:
1 – Ele(a) confia totalmente em você?
2 – Faz confidências pessoais que demonstram a confiança?
3 – Tem disponibilidade para ajudá-lo(a) sempre que precisar?
4 – Gosta de estar com você?
5 – Combina programas de entretenimento para fazerem juntos?
6 - Admira suas atitudes e características pessoais?
7 - Exalta suas virtudes em público?
8 - Faz criticas construtivas quando necessário?
9 – É verdadeiro e direto nas suas colocações?
10-Demonstra que você é importante para ele(a).
Se você conseguir responder afirmativamente estas perguntas é certo que tem um grande amigo. Infelizmente grandes amizades também acabam por diversas razões. Algumas são profundas e revelam uma quebra na confiança, outras são banais e geralmente ocorrem por desconfiança e principalmente pela falta de sinceridade. De qualquer forma quem tem um amigo precisa cultivar esta amizade. Para isto é necessário estar presente, conviver, participar, pois a ausência ou a distância, normalmente enfraquecem ou acabam com as amizades.
No dia dedicado ao amigo reflita sobre o valor de uma amizade cuidando para que ela perdure e que ambos possam desfrutar da companhia e dos encontros agradáveis, que só os amigos sabem ter. Abrace seu(a) amigo(a) e demonstre o quanto isto significa para você.
Feliz dia do amigo a todos que tem o privilégio de poder dizer: Eu tenho um amigo(a).

Jesus é o nosso melhor Amigo. Nele nós podemos confiar.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

HONESTIDADE NOS NEGÓCIOS, O PRAZER DE DEUS


 Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer. (Pv 11.1)
A lei do levar vantagem em tudo está na moda. Vivemos a cultura da exploração desde a descoberta do Brasil. Nossos colonizadores vieram para cá a fim de explorar nossas riquezas, não para investir nesta terra. Essa tendência ainda permanece nas relações comerciais. A falta de integridade nos negócios é um mal crônico. A balança enganosa é um símbolo dessa desonestidade. Nos dias do profeta Amós, os ricos vendiam um produto inferior ao trigo por um peso menor e um preço maior, a fim de explorar os pobres e encher os seus cofres com riquezas mal adquiridas. Esquecem-se os avarentos que Deus abomina a balança enganosa. Deus não tolera a desonestidade nas transações comerciais, pois o peso justo é o seu prazer. A riqueza da impiedade, fruto da corrupção, produto do roubo e da exploração, granjeada sem trabalho honesto e sem a benção de Deus, traz pesar e desgosto. Essas riquezas se tornarão combustível para a destruição daqueles que as acumularam. A benção de Deus, porém, enriquece e com ela não traz desgosto. A honestidade nos negócios é o prazer de Deus. Aquele que é o dono de todas as coisas e a fonte de todo o bem requer dos seus filhos integridade em todas as áreas da vida.
Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco.

terça-feira, 17 de abril de 2012

A BOCA DO JUSTO, FONTE DE SABEDORIA.


A boca do justo produz sabedoria, mas a língua da perversidade será desarraigada. Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos perversos, somente o mal (Pv 10. 31,32)
A boca do justo é uma fonte de vida; a do perverso uma cova de morte. Quando o justo abre a boca, jorra a sabedoria como água fresca para o sedento; quando o perverso fala, sua língua é fogo que destrói e veneno que aniquila. A sabedoria do justo leva os homens a olharem para a vida com os olhos de Deus, a sentirem com o coração de Deus e a agirem para a glória de Deus. A maldade do perverso, ao contrário, afasta os homens de Deus e os seduz para um caminho de transgressão, cujo paradeiro final é a morte. A língua é como o leme de um navio: pode conduzi-lo em segurança para o seu destino, ou pode direcioná-lo para as rochas submersas e provocar um grande naufrago. A língua do justo é manancial perene de sabedoria; por meio dela, os homens aprendem os caminhos da vida. Porem, a língua do perverso, que será desarraigada, maquina o mal, e toda a sua instrução produz incredulidade, rebeldia e desastre. Precisamos falar aquilo que exalta a Deus edifica os homens e promove o bem. Nossa língua deve ser um manancial de sabedoria, e não um instrumento de iniquidade; um bálsamo do céu para os alitos, e não um chicote de tortura para os abatidos.
Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco.