sábado, 2 de junho de 2012

Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu promove Evento Evangelístico


Será realizado hoje, 02/06, em Ipanguaçu, o primeiro Avanço Evangelístico 2012 com o Tema: "Pé Na Estrada". Promovido pelas UPAS ) União de Presbiteriana de Adolescentes do Vale do Assu  e da Igreja Presbiteriana local. Convidamos a todos para juntos Louvarmos ao Nome Do Senhor Jesus no Culto às 19h30min, em frente ao tempo da IPPA. 

Rev. José Francisco.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

BUSQUE O BEM, E ELE VIRÁ AO SEU ENCONTRO


Quem procura o bem alcança favor, mas ao que corre atrás do mal, este lhe sobrevirá (Pv 11.27)
Você encontra aquilo que procura. Se a sua vida é uma corrida atrás do bem, você será respeitado e verá cumprido o seu desejo. Porém, se você corre atrás do mal, ele vira ao seu encontro. O filho pródigo deixou a casa do pai e partiu para um país distante. Gastou o dinheiro em rodas de amigos e com prostitutas. Viveu dissolutamente e esbanjou irresponsavelmente sua herança. Acabou colhendo o que semeou. Ficou sem dinheiro no bolso e sem amigo na praça. A fome o torturava, até que ele foi parar num chiqueiro. Ele buscou o mal, e o mal lhe deu um abraço apertado. Esse jovem, então, caiu em si e lembrou-se do pai e de como tinha pão com fartura na casa paterna. Arrependido do seu erro, resolveu voltar para o pai. Sabedor de que havia sido inconscientemente feliz na casa do pai, estava agora consciente infeliz no país distante. Ao colocar o pé na estrada de volta, encontrou o pai de braços abertos. Disposto a ser apenas um trabalhador, recebeu de volta a posição de filho. Porque o filho pródigo procurou o bem, alcançou o favor do pai. Faça você o mesmo. Busque o bem, empenhe-se por alcançá-lo, e ele virá ao seu encontro. Deteste o mal, e ele se fugirá de você.
Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

O CIGARRO É UMA DROGA E MATA


Hoje, dia 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco. A data, criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo lembrar os perigos do fumo, discutir as estratégias da indústria para seduzir novos usuários e provocar ações contra o tabaco. De acordo com a OMS, o tabagismo continua a ser a principal causa de morte evitável em todo mundo, pois é um importante fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas, como câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares. Cerca de 1/3 da população mundial é fumante e 5 milhões morrem por ano em consequência do uso do cigarro.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Diferença entre "Batismo" e "Plenitude"


O que aconteceu no dia de Pentecostes foi que Jesus "derramou" o Espírito do céu e, assim, "batizou" com o Espírito, primeiro os 120 e depois os três mil. A conseqüência deste batismo do Espírito foi que eles "todos ficaram chãos do Espírito Santo" (Atos 2:4). Portanto, a plenitude do Espírito foi a conseqüência do batismo do Espírito. O batismo é o que Jesus fez (ao derramar Seu Espírito do céu); a plenitude foi o que eles receberam. O batismo foi uma experiência inicial única; a plenitude Deus queria que fosse contínua, o resultado permanente, a norma.
Como acontecimento inicial, o batismo não pode ser repetido nem pode ser perdido, mas o ato de ser enchido pode ser repetido e, no mínimo, precisa ser conservado. Quando a plenitude não é conservada, ela se perde. Se foi perdida, pode ser recuperada. O Espírito Santo é "entristecido" pelo pecado (Efés. 4:30) e deixa de dominar o pecador. Neste caso o único meio de recuperar a plenitude é o arrependimento. Mesmo em casos em que não há indícios de que a plenitude foi perdida por causa de algum pecado, lemos que algumas pessoas foram novamente preenchidas, mostrando que uma crise ou um desafio diferente requer um novo revestimento de poder do Espírito.
Uma comparação dos diversos textos do Novo Testamento que falam de pessoas que são "enchidas" ou "cheias" do Espírito Santo leva a crer que eles podem ser divididos em três grupos principais. 
Primeiro fica implícito que ser "cheio" ou "enchido" era uma característica normal de cada cristão dedicado. Por isso, os sete homens que foram escolhidos para cuidar das viúvas na igreja de Jerusalém deveriam ser "cheios do Espírito", assim como deveriam ser "de boa reputação", "cheios de sabedoria" e "cheios de fé" (Atos 6:3,5). Creio que a "sabedoria" e a "fé" poderiam ser consideradas dons espirituais especiais. Porém uma boa reputação dificilmente poderia ser algo fora do comum para os cristãos. Nem, penso eu, o fato de serem cheios do Espírito. De maneira semelhante, Barnabé é descrito como um "homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé" (Atos 11:24), e os recém-convertidos discípulos de Antioquia da Pisídia "transbordavam de alegria e do Espírito Santo" (Atos 13:52). Estes versículos parecem descrever o estado normal do cristão, ou, pelo menos, como Deus gostaria que ele fosse.
Em segundo lugar, a expressão indica uma capacitação para um ministério ou cargo especial. Assim, João Batista seria "cheio do Espírito Santo, já do ventre materno", aparentemente como preparo para seu ministério profético (Luc. 1:15-17). Da mesma forma, as palavras de Ananias a Saulo de Tarso, de que ele seria "cheio do Espírito Santo", parecem referir-se à sua indicação como apóstolo (Atos 9:17; veja 22:12-15 e 26:16-23).
Em terceiro lugar, há ocasiões em que a plenitude do Espírito foi concedida para equipar não tanto para um cargo vitalício (como apóstolo ou profeta, por exemplo), mas para uma tarefa imediata, especialmente numa emergência. Zacarias foi preenchido antes de profetizar (mesmo seu ofício sendo de sacerdote, não de profeta. Veja também sua esposa Isabel, Luc. 1:5-8, 41, 67). A mesma coisa aconteceu com Pedro, antes de ele falar ao Sinédrio; com o grupo de cristãos em Jerusalém, antes de eles continuarem com seu ministério da palavra mesmo em face da perseguição emergente; com Estevão, antes de ele ser martirizado; e com Paulo, antes de ele repreender o mágico Elimas. Lemos que todos estes ficaram "cheios do Espírito Santo", provavelmente para capacitá-los a enfrentarem a situação com que se defrontavam (Atos 4:8,31, 7:55, 13:9). 

Fonte: BATISMO E PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO - John R. W. Stott
SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA  - Caixa Postal 21.486 04698 – São Paulo, SP – Brasil Título do original em inglês: Baptism and Fullness

Um convite a salvação


- Você gostaria de receber a salvação e o perdão dos seus pecados, mas não sabe o que exatamente precisa fazer ou como deve fazer? Sugerimos que você humildemente, e com o coração sincero, faça a seguinte oração:
- Querido Deus, eu confesso que sou uma(a) pecador(a) e preciso do teu perdão. Arrependo-me dos meus pecados e desejo libertar-me deles.
- Creio que Jesus Cristo morreu na cruz para pagar pelos meus pecados e que ressuscitou dos mortos para que eu possa também ressuscitar.
- Aceito-O como o meu único e suficiente Salvador e prometo, com a tua ajuda, seguí-Lo como meu Senhor.
- Obrigado, Senhor, pelo teu maravilhoso amor, em Nome de Jesus.  Amém.

A Bíblia Diz:

Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação (Romanos  10.9-10).
Mas Deus, prova que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivifcou juntamente com Cristo [pela graça sois salvos, mediante a fé] (Efésios 2.4,5).
E ainda: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome (João 1.12).
E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos  (Atos 4.12).
Folheto evangelístico editado pelo Rev. Zé Francisco.

terça-feira, 29 de maio de 2012

MÃOS ABERTAS, BOLSOS CHEIOS


A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda (Pv 11.24).
Na economia de Deus, você tem o que dá e perde o que retém. O dinheiro é como uma semente: só se multiplica quando é semeado. A semente que se multiplica não é a que comemos nem a que guardamos, mas a que semeamos. A semeadura generosa terá uma colheita farta, pois “a quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais”. É o próprio Deus quem multiplica a nossa semente e faz prosperar a nossa sementeira quando abrimos a mão para abençoar. Mãos abertas produzem bolsos cheios. O contrario, porém, também é verdadeiro. Ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda (Pv 11.24). Vazará dentre os dedos. É como receber salário e colocá-lo num saco furado. Aqueles que acumulam com avareza o que poderia socorrer o aflito descobre que esse dinheiro acumulado não lhes pode dar felicidade nem segurança. Aqueles que ajuntam fortunas e viverem no fausto e no luxo, deixando na penúria o próximo à sua porta, descobrirão que, quando a morte chegar, não poderão levar um centavo. Não há caminhão de mudança em enterro, nem gaveta em caixão. Mas o que você dá com generosidade é como uma semente bendita que multiplica e alimenta milhares.
Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco.

A MENSAGEM DE PEDRO - ATOS 2.14-24,33

Então Pedro se levantou, junto com os outros onze apóstolos, e em voz bem alta começou a dizer à multidão: — Meus amigos judeus e todos vocês que moram em Jerusalém, prestem atenção e escutem o que eu vou dizer! Estas pessoas não estão bêbadas, como vocês estão pensando, pois são apenas nove horas da manhã. O que, de fato, está acontecendo é o que o profeta Joel disse: “É isto o que eu vou fazer nos últimos dias — diz Deus —: Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os moços terão visões, e os velhos sonharão. Sim, eu derramarei o meu Espírito sobre os meus servos e as minhas servas, e naqueles dias eles também anunciarão a minha mensagem. Em cima, no céu, farei com que apareçam coisas espantosas; e embaixo, na terra, farei milagres. Haverá sangue, e fogo, e nuvens de fumaça; o sol ficará escuro, e a lua se tornará cor de sangue, antes que chegue o grande e glorioso Dia do Senhor. Então todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos.” Pedro continuou: — Homens de Israel, escutem o que eu vou dizer. Deus mostrou a vocês que Jesus de Nazaré era um homem aprovado por ele. Pois, por meio de Jesus, Deus fez milagres, maravilhas e coisas extraordinárias no meio de vocês, como vocês sabem muito bem. Deus, por sua própria vontade e sabedoria, já havia resolvido que Jesus seria entregue nas mãos de vocês. E vocês mesmos o mataram por mãos de homens maus, que o crucificaram. Mas Deus ressuscitou Jesus, livrando-o do poder da morte, porque não era possível que a morte o dominasse.
Pois Jesus foi levado para sentar-se ao lado direito de Deus, o seu Pai, o qual lhe deu o Espírito Santo, como havia prometido. E Jesus derramou sobre nós esse Espírito, conforme vocês estão vendo e ouvindo agora.
Texto bíblico da Nova Versão da Linguagem de Hoje da SBB.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Hipertensão arterial na mulher


Hipertensão arterial sistêmica, termo médico para a famosa “pressão alta”, é uma doença que afeta milhões de brasileiros. A incidência de hipertensão aumenta com o envelhecimento. Até os 55 anos de idade, um maior percentual de homens é hipertenso, entretanto, em faixas etárias mais avançadas, a hipertensão é mais prevalente em mulheres do que em homens. Com o aumento da expectativa de vida, a hipertensão tornou-se tão importante, que cerca de 80% das mulheres a desenvolverão em algum momento após a menopausa.
Pacientes hipertensas permanecem sem sintomas durante anos. Tal fato, além de retardar o diagnóstico, acaba facilitando para que muitas mulheres não sigam o tratamento prescrito. Apesar de “silenciosa”, a hipertensão pode levar a conseqüências catastróficas, sendo a responsável direta, por cerca de 6% das mortes no mundo todo. Além disso a hipertensão é um importante fator de risco para infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral, duas das principais causas de mortalidade no mundo ocidental. Por isso, é importante estar atenta à possibilidade de desenvolver hipertensão e procurar atendimento médico o quanto antes, conforme veremos a seguir.

Como saber se sou hipertensa?
A pressão arterial varia ao longo do dia e pode aumentar em condições específicas (como durante o exercício físico, por exemplo), sem que a mulher seja realmente hipertensa. É importante lembrar que, na maioria das vezes, a hipertensão não causa sintomas. Portanto, é importante a avaliação clínica periódica, com a medida da pressão arterial por médico, em condições clinicamente estabelecidas. É sabido que mulheres procuram mais atendimento médico, principalmente preventivo do que homens. Assim, muitas mulheres descobrem-se hipertensas em seus check-ups anuais. O diagnóstico precoce da hipertensão arterial permitirá início do tratamento adequado, evitando as seqüelas da hipertensão arterial crônica.

Existem fatores de risco para hipertensão arterial?
Sim. Apesar de existirem algumas condições específicas que podem por si só causar hipertensão arterial, a grande maioria dos casos de hipertensão é conseqüente a uma conjunção de fatores, os chamados fatores de risco. Estes fatores são divididos em modificáveis e não-modificáveis. Como fatores de risco não-modificáveis podemos citar a idade (quanto mais velho, maior a chance de desenvolver hipertensão) e fatores genéticos. Na verdade, qualquer pessoa que tenha parentes de 1° grau hipertensos já apresenta maior risco de desenvolver hipertensão. Os fatores modificáveis, quando presentes, também aumentam o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial. São eles: obesidade, sedentarismo, tabagismo, estresse, alta ingestão de sal e consumo excessivo de álcool.
Mesmo indivíduos que apresentem pressão arterial normal em repouso podem apresentar respostas exacerbadas da pressão arterial durante teste de esforço. Este aumento exagerado da pressão arterial durante o teste de esforço é um sinal de alerta e indica uma chance muito aumentada de desenvolvimento de hipertensão arterial nos próximos cinco anos.

Como prevenir a hipertensão?
O primeiro passo para a prevenção da hipertensão arterial é a correção dos fatores de risco modificáveis. Parar de fumar, perder peso e reduzir a ingestão de álcool são decisões importantes e que devem ser estimuladas. Mulheres não devem ingerir mais de um drink por dia. Deve-se ter especial atenção com a ingestão de sal. Muitas de nós acreditamos que, por não usarmos o saleiro na mesa, já estamos ingerindo pouco sal. Isso não é verdade! Alimentos embutidos, enlatados, congelados e alguns refrigerantes têm grande quantidade de sal e devem ser evitados. A atividade física regular, com avaliação médica pré-participação e orientada por profissional especializado, também deve tornar-se hábito.

Sempre tive pressão baixa, posso tornar-me hipertensa?
Sim. Com o passar dos anos e o envelhecimento das nossas artérias, os valores de pressão arterial tendem a aumentar. Assim, mesmo mulheres que sempre tiveram pressão baixa podem tornar-se hipertensas. Daí a importância da aferição periódica da pressão arterial.

Sou hipertensa, o que devo fazer?
Siga as orientações de seu médico. É bom lembrar que muitos dos medicamentos anti-hipertensivos são disponíveis gratuitamente pelos programas de incentivo do Governo Federal.
Em todos os casos, é essencial combater os fatores de risco modificáveis discutidos acima. Além disso, uma dieta rica em frutas, vegetais e produtos com baixo teor de gordura saturada está indicada. Pacientes hipertensos devem manter seu índice de massa corporal (peso/altura2) dentro do valor normal (<25kg/m2). A realização regular de atividade física é encorajada, conseguindo-se maiores benefícios na perda de peso e redução dos valores de pressão arterial.

Que tipo de exercícios devo fazer?
Ao contrário do que se imaginava até a pouco tempo atrás, a musculação não está contra-indicada na maioria dos casos, e pode inclusive ajudar no controle dos valores de pressão arterial. Os exercícios aeróbicos também estão indicados e quando realizados regularmente contribuem para o melhor controle da pressão arterial.
Não se esqueça que, apesar dos exercícios físicos serem benéficos para indivíduos hipertensos, existem algumas características clínicas que poderão indicar limitações na intensidade e forma de execução dos mesmos. Recomendamos que pacientes hipertensos procurem um especialista em cardiologia esportiva antes de começar a realizar exercícios físicos regularmente.

Quais as consequências da hipertensão?
A hipertensão é uma doença crônica que, apesar de assintomática na maioria das vezes, pode acarretar diversos danos irreversíveis ao nosso organismo. As principais conseqüências da hipertensão são: infarto agudo do miocárdio, insuficiência renal crônica (podendo ser necessária a hemodiálise), acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca. Uma vez diagnosticada a hipertensão, o controle adequado dos valores de pressão arterial reduzirão a chance de acontecimento destas doenças.
Verifique sua pressão periodicamente, adote as medidas preventivas e não deixe de conversar com seu médico em caso de dúvidas!

Fonte: http://www.buscasaude.com.br/

DESEJOS SANTOS, FRUTOS BONS


O desejo dos justos tende somente para o bem, mas a expectação dos perversos redunda em ira (Pv 11.23)
Lawrence Crabb Junior, ilustre psicólogo americano, diz que o desejo produz o comportamento, e o comportamento desemboca em sentimento. O homem faz o que pensa em sua mente e deseja em seu coração. O que ele faz determina o que ele sente. Tudo começa com o desejo. É dessa fonte que brotam os ribeiros da vida ou os rios da morte. O coração é a cabeceira onde nasce esse rio. Ele pode levar a vida ou transportar a morte. O desejo dos justos tende para o bem, pois seu coração já foi transformado. Longe de ser uma fonte envenenada, é um manancial de onde fluem águas cristalinas que dessedentam os cansados. Já a esperança dos perversos é como uma torrente caudalosa que transborda para fora do leito, levando destruição por onde passa. A expectação dos perversos redunda em ira, pois parte de um coração soberbo, violento e impuro. A esperança do perverso é como um mar agitado que lança de si lodo e lama. As ondas revoltas que se levantam do coração do ímpio são verdadeiros tsunamis que devastam tudo à sua volta. O desejo do justo dá bons frutos, mas a esperança do perverso redunda em ira.
Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco.

FAMÍLIA: O amor conjugal e suas demonstrações

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito. (Jo 3:16).
Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela. (Ef 5:26)
Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos (Tt 2:5).

INTRODUÇÃO:
   O exemplo do Senhor que deu prova do seu amor para com os seus filhos dando o seu Filho unigênito;
   O modelo de Cristo que deu a sua vida em amor a igreja;
   A importância de que o amor conjugal e familiar seja confirmado através de atos concretos e não somente por meio de palavras;
   Mas como posso demonstrar o amor pelo meu cônjuge?

BOA PERGUNTA ...
Que provas de amor tenho dado ao meu cônjuge, à minha família? Como o Senhor me instrui a fazê-lo?

DEMONSTRAÇÕES DE AMOR
1.    Com coisas (Dt 10. 18; 1 Tm 5. 8; 1 Jo 3. 17)
2.    Com sacrifício pessoal (Gn 29. 20; Jo 15. 12; Hb 6. 10)
3.    Realizando os desejos lícitos (Ex 20. 6; Jo 15. 7, 9; Dt 10. 12
4.   Com lealdade constante (Ml 1. 2; Jo 13. 1; Lv 19. 18; 1 Sm 18.1)
5.   Com perdão (Pv 10. 12; Pv 17. 9; Is 63. 9)
6.   Com honestidade, palavras de ajuda (Pv 3. 12; Rm 12. 9; 2 Co 5. 11; Ef 4. 29)
7.     Com atitudes positivas e encorajamento (Mt 5. 4; Rm 5. 5; 2 Co 9. 7 e Fm 7)
8.     Com afeições carinhosas (1 Co 4. 21; Fp 2. 1)
9.     Com tempo e companheirismo (Sf 3. 17; Jo 14. 21; Sl 5. 11)
10.  Com contato físico-sexual (1 Co 7. 1-5; Gn 24. 67; Ct 2. 3- 6)

A COMUNICAÇÃO DO AMOR
Sentir-se amado é uma das necessidades básicas do ser humano. Mas, amar não é fácil. Difícil também é saber a forma correta de comunicar ao nosso cônjuge o nosso amor. O Dr, Gary Chapman, conselheiro matrimonial, depois de estudos e pesquisas, reuniu em cinco grupos as formas das pessoas expressam e recebem manifestações de amor. Ele classificou esses grupos e deu-lhes a denominação de As Cincos Linguagens do Amor.  São elas:
      (1) Palavras de afirmação (2) qualidade de tempo (3) receber presentes (4) formas de servir e (5) toque físico.
      (Sincero, mas errado: faço tudo por minha esposa, e ela continua insatisfeita) (dar vinho por água)?

AS CINCOS LINGUAGENS DO AMOR
      (1) Palavras de afirmação: Elogios, palavras de apreciação ou encorajamento para elevar a autoestima e se sentir amadas e felizes. Esses instrumentos criam intimidade, curam feridas e permitem a livre expressão dessas pessoas.
      (2) qualidade de tempo: algumas pessoas só captam a declaração e a afirmação de amor de seu cônjuge por meio de atenção dedicada a elas. Elas só se sentem amadas, aceitas e queridas quando seu cônjuge dedica-lhe tempo, compartilhando, ouvindo e participando de suas atividades. Elas precisam da companhia atenciosa de seu cônjuge. Necessidade emocional e psicológica de ser curtidas pelo cônjuge.
      (3) receber presentes: Outras só captam a declaração e a afirmação de amor de seu cônjuge através dos presentes que ele lhe dá. Os presentes são símbolos visuais do amor. O valor monetário do presente é secundário. A menos que haja discrepância entre o que se deu e o que se poderia oferecer. O presente demonstra preocupação e amor pelo cônjuge.
      (4) formas de servir: outras só se sentem amadas quando seu cônjuge faz coisas que elas apreciam. Elas captam a declaração e a afirmação de amor de seu cônjuge por meio dos serviços que o cônjuge lhe presta, fazendo para elas aquilo que elas consideram importante. – exemplo: ajudar a cuidar dos filhos, ajudar nas tarefas domésticas – preparar os pratos que apreciam, dar-lhe tudo nas mãos.  Elas só sentem-se amadas quando são servidas.
      (5) toque físico: Existem também aquelas que só captam a declaração e a afirmação de amor de seu cônjuge por meio de toque físico.  Pode ser afago, abraço, beijo ou outras formas de toques amorosos. O toque amoroso varia de uma pessoa para outra. Mas todas têm algo em comum: emocionalmente anseiam pelo toque físico de seu cônjuge.


COMO DESCOBRIR A LINGUAGEM DO AMOR?
      Preste atenção nas reclamações de seu cônjuge;
      Estimule seu cônjuge a revelar-lhe suas necessidades;
      Recorde o passado; paixão do namoro, por exemplo;
      Sonhe com o ideal – como seria o seu cônjuge ideal?
      Reveja as cinco linguagens de amor – faça uma lista
      Converse francamente com seu cônjuge;
      a) Cuidado com as palavras;
      b) Cuidado com o tom de voz;
      c) Cuidado com o momento certo para falar.
      Lembre-se de que investir na felicidade de seu cônjuge é investir em sua própria felicidade.
APLICAÇÕES
  1. Não use mais o argumento de que o outro sabe que o (a) amo; prove isto com atos concretos.
  2. Pense em qual foi a mais recente demonstração do seu amor pelo seu cônjuge, e qual será a próxima demonstração de amor que dará ao seu cônjuge.
  3.  Se você fosse avaliar-se a si mesmo neste aspecto que nota (0- 10) teria? Antes veja Rm 12. 3.
CONCLUSÃO
“Quanto ao amor, é a vida, a alma do casamento” (William Whately). Portanto, ame seu cônjuge e dê provas disto. 

Obs: Esse estudo foi organizado pelo Rev. José Alex. As alterações e acréscimos foram feita pelo Rev. José Francisco. Ministrado em slides na EBD da Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu pelo Pastor Zé Francisco.