sábado, 12 de março de 2011

Brilhando Como Um Dia Perfeito


"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (Provérbios 4:18).

Jeremy Taylor nos deixa o seguinte relato: "Um certo povo escolheu adorar o sol porque acreditava que ele era um deus dia e que ele desaparecia toda noite no mar ou que ele não tinha nenhuma influência sobre outra luz, como a do fogo das velas. Eles confiavam que podiam ser ateus durante toda a noite e fazer tudo que queriam." 
Muitos cristãos , hoje, agem da mesma maneira. São religiosos durante o dia (o período em que julgam ser observadas) e completamente diferentes durante a noite (o período em que se sentem livres dos olhares dos irmãos). Usam uma máscara na igreja e retiram-na quando estão fora dela. 
Será essa a forma correta de viver nossa vida espiritual? Podemos enganar a Deus? Ele não desaparece no mar quando o sol se põe e nem deixa de nos contemplar em todas as nossas atitudes. As únicas pessoas enganadas, quando agimos assim, somos nós mesmos. Perdemos a oportunidade de desfrutar das ricas e maravilhosas bênçãos de nosso Senhor e Salvador. 
O nosso Deus é tanto do dia como da noite e nós precisamos ser fiéis, tanto durante o dia como durante a noite. Devemos glorificar o nome de Jesus quando estamos no templo ou longe dele; quando estamos junto aos irmãos ou em nossas casas; quando estamos no trabalho ou em férias na praia. É sempre dia quando exercitamos a nossa vida cristã. 
Seria possível, para nós, esconder alguma coisa do Senhor? Poderíamos nos ocultar de Sua presença? Podemos nós ter "duas caras", uma para Deus e outra para o mundo?

E se a resposta é "não", por que ainda insistimos?

Colaboração do Amigo Paulo Barbosa - Um cego na Internet.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Pressa Espiritual


"Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor" (Salmos 40:1).

Muitos anos atrás, um jato bombardeiro da Marinha americana caiu no deserto de Nevada, durante teste de artilharia colocada em sua asa. O jato estava voando em velocidade supersônica, mas, as bombas de sua artilharia eram subsônicas. O que aconteceu foi trágico. O jato chocou-se com as bombas que acabara de lançar segundos antes. O jato estava se movendo muito rápidamente.
Algumas vezes nos movemos rápido demais na busca de uma bênção espiritual. Deus fala e, por causa da rapidez com que nos movemos, não O ouvimos. Devemos ter cuidado para que a pressa não nos impeça de ouvir o som da Palavra de Deus. O melhor é estarmos sempre no centro de Sua vontade.
O salmista nos diz: "Esperei com paciência no Senhor". Por que não seguir seu exemplo? Aguardar, quieto e sem pressa, é, quase sempre, a forma mais rápida de alcançar a bênção desejada. Quando confiamos no Senhor, a possibilidade da vitória é certa. Ele conhece o tempo e a forma de atender às nossas necessidades.
Quando nos apressamos na busca da realização de algum sonho, confiando em nós mesmos, o resultado pode ser tão trágico quando o de nossa ilustração. Podemos perder o rumo, podemos cair após um choque com nossa incompetência, podemos perceber que a pressa nos fez deixar para trás a bênção tão 
ardentemente sonhada.
Se estamos buscando, há muito tempo, uma resposta do Senhor, esperemos um pouco mais. Se almejamos uma grande conquista e muito tempo já passou, esperemos um pouco mais. Se a nossa esperança já nos fez esperar bastante, esperemos ainda um pouco mais. A paciência, com fé em Deus, é a forma mais rápida de alcançar todas as vitórias.

Você está com pressa? Então Espere no Senhor!

terça-feira, 8 de março de 2011

MODELOS DE LIDERANÇAS

Nós somos orientados para aquilo que admiramos, e lamentavelmente, nos últimos tempos, vivemos um caos de liderança pautada na admiração com o modelo suavizado de pastor (líder), em vez de termos o modelo "Morra no Campo" e nos contentarmos com a humilhação, proposta pela Palavra de Deus.
Alguns argumentam que Judas se sairia bem nos nossos dias. Apresentamos uma versão resumida de uma peça humorística muito conhecida (fonte desconhecida) sobre o momento em que o conselho de uma Igreja se propõe a escolher seu novo pastor:

Moisés: Gagueja, e sua congregação diz que ele perde a paciência com coisas triviais;
Abraão: Saiu do Egito em dias difíceis. Nós ouvimos dizer que ele teve problemas com as autoridades e tentou fugir;
Davi: Tem um caráter moral inaceitável. Ele podia ser aceito como ministro de música se não caído;
Elias: Provou ser inconsistente e é conhecido por amarelar sob pressão;
Amós: Vem do contexto rural, e é melhor continuar colhendo figos;
Pedro: Tem mau temperamento e é acusado até mesmo de negar publicamente o Senhor;
Paulo: Tem falta de tato. Ele é muito severo, sua aparência é desprezível e ele prega sermões  muito longos;
Timóteo: Tem potencial, mas é jovem demais para a posição;
Jesus: Tende ofender os membros da Igreja com sua pregação, especialmente os eruditos bíblicos. Também é muito controvertido. Ele ofendeu até mesmo esta junta com suas questões difíceis;
Judas: Ele nos pareceu ser muito prático, cooperativo, hábil com finanças, cuida dos pobres e se veste bem. Todos nós concordamos que ele é exatamente o homem que estamos procurando para preencher a vaga de pastor titular desta Igreja.

O ponto que não se tem considerado na escolha da liderança é simplesmente que Deus se agrada de trabalhar fora dos limites daquilo que o mundo considera como decoro profissional, e nós fazemos bem se formos tardios para falar em obter as credenciais de um Ministro do Evangelho.
Em João 10:11, Jesus disse que "o bom Pastor dá a vida pelas ovelhas". Quando estamos dispostos a dar nossa vida, nossa carreira e nossa estabilidade profissional pelas ovelhas de Jesus nós somos pastores à imagem de Cristo. É dever do pastor amar, alimentar, resgatar, cuidar, confrontar, guiar, vigiar e guardar as ovelhas. Não é dever do pastor impressionar outros pastores e ganhar sua aclamação, nem procurar ou manter aumentando sua fortuna.
Se o pastorado se tornar profissionalizado, essas confusões de dever se tornarão uma ameaça.

Que Deus nos livre de maus líderes e nos conduza a ser líderes debaixo do seu Senhorio.

Retirado do livro "O Ministério Pastoral Segundo a Bíblia" da Editora Cultura Cristã.