sexta-feira, 20 de março de 2009

RELAÇÕES RACIAIS E DISCRIMINAÇÃO

Vou falar em poesia
Com muita preocupação
Do racismo no Brasil
Fazendo consideração
Não é coisa natural
Ter preconceito racial
No centro do coração

É estranho no Brasil
Haver tanta complexidade
Nas relações sociais
Da nova sociedade
O racismo é um preconceito
Que parece que não ter jeito
Por falta de humanidade

Desde os tempos mais remotos
Que se busca uma solução
Para a maioria dos negros
Que sofrem discriminação
Muitos são assassinados
Nas pesquisas têm uns dados
Que chama nossa atenção

Há quem negue o preconceito
Mas mesmo sem perceber
Discrimina a raça negra
Dia-a-dia a gente ver
Muito claro e evidente
Esse mal é permanente
Precisamos combater

A pergunta instigante
Que nos leva a pensar
Porque é que o Brasil
Não consegue erradicar?
Essa falta de respeito
Que atropela o direito
Ao invés de preservar

Os direitos estão na Lei
De nossa constituição
O que falta é consciência
Pra colocá-la em ação
Falta solidariedade
Sobra a perversidade
Em nossa imensa Nação

O Apartheid no Brasil
Tem um nome bem real
Com os sistemas de cotas
Na área educacional
Para entrar na faculdade
Negro tem dificuldade
Na inclusão social

Admitir que vivemos
Num tempo de transição,
De incertezas, e desigualdades,
Só aumenta a discussão
Da política social
De maneira mais formal
Em toda população

Luther King é uma figura
Que merece ser lembrada
Na luta contra o racismo
Não tinha medo de nada
Esse vulto da história
Está presente na memória
Da classe discriminada

A posição social
Para Deus não tem valor
Sendo branco, rico, ou pobre
Não importando a cor
Quem faz discriminação
Não recebe a aprovação
Do grande Deus Criador.

*Esta poesia foi apresentada em um seminário de sociologia da UVA pelo autor Zé Francisco

Ladrões são assaltados nos EUA – Ladrão que Rouba Ladrão...

Os ladrões foram roubados logo depois de sair da loja por um grupo de pelo menos quatro homens

Dois homens foram roubados logo após assaltar uma joalheria de Milwaukee, no Estado americano do Wisconsin, segundo
informações da polícia americana. Os ladrões foram roubados logo depois de sair da loja por um grupo de pelo menos quatro homens, segundo declarações da polícia ao jornal local Milawukee Journal Sentinel. O novo roubo provocou uma briga no meio da rua, seguida por uma perseguição de carros. A polícia interceptou os carros e prendeu quatro pessoas - os dois ladrões que assaltaram a joalheria e dois homens do outro grupo - afirma o jornal. Mas os oficiais não encontraram as joias nem o dinheiro roubado e continuam procurando outros suspeitos, segundo informações do tenente Thomas Welch ao jornal. A polícia também investiga se os membros das duas gangues se conheciam. Não foi divulgado o valor estimado do roubo.

Fonte: Meio Norte.com

quarta-feira, 18 de março de 2009

Conferência confusa

A Conferência Darwin recebe críticas pelo modo como tratou o criacionismo e o design inteligente.
O falecido padre Richard John Neuhaus, redator de First Things (Primeiras Coisas), criticou a maneira como os organizadores da Conferência Darwin "juntaram e amontoaram" o criacioanismo e o design inteligente.
"Estes são conceitos bastante distintos; o primeiro é declaradamente em defesa de uma leitura literal de Gênesis, enquanto o último é uma teoria cientificamente baseada no desenvolvimento natural", escreveu Neuhaus na edição de dezembro do Catholic-based journal (Diário católico de base).
Em um artigo da Associeted Press do último dia 12, o diretor da conferência disse que seus organizadores pensaram que a inclusão do design inteligente no evento poderia estabelecer um diálogo "muito difícil", porque não consideram que ele represente "uma perspectiva científica, teológica ou filosófica".
Chapman reconheceu que os críticos, freqüentemente jornalistas de esquerda, causam confusão por associarem o design inteligente com o criacionismo.
Ele afirmou ser falsa uma manchete da FOXNews que dizia: "Criacionistas, advogados do design inteligente, criticam o Vaticano para não convidá-lo para a Conferência da Evolução".
"O contrário é verdadeiro. Estamos defendendo o Vaticano e a Igreja católica", esclareceu Chapman.
O presidente do Discovery Institute (Instituto de Descoberta) explica a diferença entre a microevolução, mudanças que acontecem com o tempo dentro da espécie, e a macroevolução, processo pelo qual uma espécie torna-se outras espécies.
Também disse que, enquanto proponentes do design inteligente e a Igreja Católica aceitam a microevolução, acredita que ambos rejeitam a proposta de Darwin que trata da mutação e da combinação aleatória como produtoras de novas espécies, além de sugerir que a vida foi criada dessa forma.

Fonte: Cristianismo Hoje

terça-feira, 17 de março de 2009

O relatório da vergonha

Conferência Episcopal dos EUA divulga documento que mostra a dimensão dos crimes sexuais cometidos por padres.
Somente no ano de 2008, a Igreja Católica nos Estados Unidos desembolsou mais de US$ 400 milhões (algo perto de 1 bilhão de reais) devido ao problema dos padres pedófilos – sacerdotes que cometem abuso sexual contra menores. Quase tudo foi destinado a cobrir indenizações determinadas pela Justiça a vítimas e suas famílias ou para compor acordos com elas. A informação consta de relatório divulgado esta semana pela Conferência Episcopal americana. Apesar da cifra estratosférica, as despesas do ano passado foram 30% menores que as de 2007 (526 milhões de dólares), quebrando uma escalada de valores que já durava três anos. Contudo, a quantidade de denúncias aumentou – foram 803 supostos novos casos de abusos por parte de membros do clero em 2008, contra 692 relatos n ano anterior.
Cerca de 500 pessoas receberam o dinheiro no ano passado. A Igreja destinou ainda US$ 22 milhões (cerca de 55 milhões de reais) em tratamentos médicos e psicológicos para as vítimas. Contudo, a maioria dos casos que desencadearam as indenizações ocorreu nas décadas de 1960 e 70, segundo relatório da Conferência Episcopal americana. O documento, elaborado a partir de informações colhidas em quase duzentas paróquias e dioceses dos EUA, é bem completo e desce a minúcias. Segundo as estatísticas, pelo menos uma a cada cinco vítimas tinha menos de 10 anos quando sofreu o abuso. Muitos dos religiosos apontados como agressores já morreram ou não exercem mais o sacerdócio
O relatório destaca ainda a adoção da Carta para a Proteção das Crianças, que foi aprovada pelos bispos católicos americanos em 2002. Naquele ano, o problema veio à tona quando se descobriu que o arcebispo de Boston, Bernard Law, protegeu subordinados que haviam cometido abusos contra jovens membros de suas igrejas. O clérigo foi muito criticado porque não levou as denúncias às autoridades judiciárias, preferindo tratar do problema internamente. Um dos padres pedófilos havia sido transferido de paróquia diversas vezes, sempre cometendo novos crimes onde chegava.

(Fonte: Agência EFE)