sábado, 7 de março de 2009

História do Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de Março. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos economicos, Políticos e Sociais alcançados pela Mulher.
A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do Século XX, durante o rápido processo de industrializaão e expansão económica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de Vestuário e Indústria Têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.
Existem outros acontecimentos que possam provar a tese como o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio da história deNova York.
Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova York exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, no dia19 de Março. No entanto, logo depois, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 140 costureiras; o número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Além disto, ocorreram também manifestações pela Paz em toda a Europa nas vésperas da Primeira guerra mundial.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu. Foi revitalizado pelo feminismo na década de 1960. Em 1935, designado como o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher.
Aqui registro meus sinceros PARABÉNS a todas as Mulheres, pelo Dia Internacional da Mulher. Particularmente, acho pouco apenas um dia para homenagiá-las. Parabéns, Parabéns Mulheres!!!!

Vigilância Sanitária apreende 294 quilos de feijão verde pirata no centro de Teresina - Pí

Os técnicos da Vigilância Sanitária do Município de Teresina apreendeu na manhã desta sexta-feira 4 grandes baldes de feijão verde pirata no centro da cidade.
Os fiscais da Vigilância Sanitária também descobriram que os vendedores do feijão branco pintado de verde fraudavam a medida. A nutricionista dos Santos Seba, da Vigilância Sanitária, informou que as latas de alumínio têm 12 centímetros, mas os vendedores de feijão verde pirata usavam um fundo falso nas latas, que medem apenas 8 centímetros.
O que falta acontecer nesse Brasil cheio de Ladrões!!!

sexta-feira, 6 de março de 2009

CEMITÉRIOS - POLUENTES DO MEIO AMBIETE

Numa época em que cada vez mais se reconhece a importância da preservação do meio ambiente, os cemitérios também passaram a ser motivo de preocupação, porque muitos não são ecologicamente corretos. Se não forem observadas as medidas de segurança ambiental, os cadáveres se tornam perigosos poluentes. Porém, não existe legislação específica e sequer um órgão destinado a fiscalizar eventuais contaminações.
O processo de decomposição de um corpo leva, em média, dois anos e meio e dá origem a um líquido chamado necrochorume, formado por 60% de água, 30% de sais minerais e 10% de substâncias orgânicas, duas delas altamente tóxicas: a putresina e a cadaverina.
Este composto é eliminado durante o primeiro ano após o sepultamento. Trata-se de um escoamento viscoso, com a coloração acinzentada que, com a chuva, pode atingir o aqüífero freático, ou seja, a água subterrânea de pequena profundidade.
O geólogo e professor universitário em São Paulo, Lezíro Marques Silva, que há quase 30 anos dedica-se a pesquisas sobre o tema, verificou a situação em 600 cemitérios do País. Constatou que cerca de 75% deles poluem o meio ambiente.
Primeiro porque não tomam o devido cuidado com o sepultamento dos cadáveres e, depois, pela localização em terrenos inapropriados. O ideal, segundo ele, seria haver um limite de dois metros acima do lençol freático para o sepultamento de um morto.
O professor acrescenta que a cremação dos cadáveres também é fator poluente, com a emissão de gases na atmosfera, caso os equipamentos utilizados não estejam instalados de forma conveniente. Os fornos crematórios, alerta, merecem uma fiscalização rigorosa, o que não vem acontecendo.
Resolução do Conama, órgão colegiado do Ministério do Meio Ambiente, foi o primeiro instrumento de alcance nacional a regulamentar a instalação e o funcionamento de cemitérios no Brasil.
Os administradores dos cemitérios vão ter de cumprir uma série de exigências, como a manutenção de distância mínima de 1,5 m do fundo das sepulturas para o lençol freático e de 5 m da área de sepultamento para o limite do cemitério.
A resolução também submete os cemitérios ao processo de licenciamento ambiental, abrindo a possibilidade de simplificação de padrões para cemitérios de pequeno porte (menos de 500 jazigos), localizados em cidades com menos de 30 mil habitantes e que não integrem complexos urbanos ou regiões metropolitanas.
Até a publicação da resolução do Conama, a questão era regida por leis estaduais ou municipais específicas.
Fonte: Folha Universal online

quinta-feira, 5 de março de 2009

PARECE UMA PIADA, SOBRE LENDAS E OUTRAS HISTÓRIAS

Vocês conhecem aquela história de que foi um tal de Santos Dumont quem inventou o avião, não é? Pois é, APAGUE! Delete da sua mente, porque não existe história mais mal contada do que essa. A sua tia do ensino primário não sabia nada sobre aviões.
Bem, segundo as informações que obtive no
Museu Aeroespacial dos Estados Unidos (Smithsonian National Air and Space Museum) quem inventou a lata voadora foram uns tais de “irmãos Wright”. No museu, um dos maiores do mundo nesse segmento, há uma ala inteirinha com fotos, prospectos, maquetes e filmes que mostram as peripécias dos Wright no processo revolucionário de invenção.
Não há, em canto algum do museu, nenhuma informação, nota, quadro, desenho, figura, foto; nada, nadinha, a-b-s-o-l-u-t-a-m-e-n-t-e nada sobre Santos Dumont. Quando se pergunta para os funcionários do museu por que não havia nenhuma informação sobre o aviador brasileiro, eles responderam: Santos quem? D-u-m-o-n-t, respondi. “Olha… a gente nunca ouviu falar dessa pessoa não. Quem ele é?”.
É pessoal, lá nos Estados Unidos nosso herói Santos Dumont é “que nem” cabeça de bacalhau e perna de saci-pererê: ninguém nunca viu, nem ouviu falar. Aff!!

De ULTIMATO - por Áquila Mazzinghy
Na base da educação brasileira
Escolas ligadas a denominações cristãs tiveram papel decisivo na consolidação do ensino no país.
(O Instituto Presbiteriano Mackenzie, de São Paulo )
Independentemente da polêmica em torno do ensino do criacionismo não só em aulas de religião, mas também nas de Ciências ou de Biologia, há o consenso de que as escolas confessionais desempenham um papel fundamental na educação brasileira. E isso não começou agora, mas em 1870, no bairro da Luz, em São Paulo, com a criação da primeira instituição de ensino protestante, a Escola América, por missionários presbiterianos. A instituição apresentava classes mistas com meninos e meninas e uma nova pedagogia, recebendo elogios do imperador D. Pedro II, que a visitou em 1876. A Escola América deu origem ao Sistema Educacional Mackenzie. Para o historiador José Carlos Barbosa, os protestantes foram os principais responsáveis pela inclusão da educação na agenda do país. “E não podia ser diferente, já que para ser protestante era necessário ter um mínimo de escolaridade a fim de ler a Bíblia”, observa. Barbosa lembra que, no Rio de Janeiro de 1837, os crentes metodistas criaram a primeira escola dominical do país, precursora de muitas outras experiências educacionais da denominação.


Além das classes mistas, as escolas confessionais foram responsáveis por trazer outras mudanças, como destaca o historiador: “A primeira delas é referente à educação da mulher, que não tinha espaço na sociedade brasileira. A criação de um colégio para educar mulheres foi uma coisa ‘escandalosa’ e ajudou a própria sociedade brasileira a refletir sobre a questão”, explica, referindo-se à fundação do Colégio Piracicabano, no interior paulista, em 1881. Outra mudança implementada pelos educadores confessionais, segundo Barbosa, foi a introdução do Jardim de Infância. “Parece uma coisa simples, mas as implicações foram muitas, já que a iniciativa mostrava uma maneira diferente de tratar as crianças.”


Além das inovações específicas, as escolas protestantes foram inclusivas, pois além das mulheres, elas passaram a ensinar aos pobres. “Além das escolas destinadas à educação dos filhos da elite brasileira, as denominações protestantes também organizaram milhares de escolas paroquiais para atender crianças oriundas de famílias carentes”, lembra. Para o teólogo batista Israel Belo de Azevedo, doutor em filosofia e reitor do Seminário Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro, os colégios confessionais exerceram um importante papel na construção da cidadania de parte importante da população brasileira. “Além disso, essas escolas eram um contraponto ao único ensino privado existente, de orientação católico-romana”, lembra Israel, que também é pastor batista. Ele ressalta ainda o papel crucial das escolas confessionais evangélicas na popularização da prática de esportes no Brasil.
Com a proclamação da República, em 1889, e a consagração do Estado laico, aumentou o número de escolas confessionais no país. Hoje, segundo a Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), elas somam em torno de 900 unidades, oferecendo do maternal até o ensino superior. Para o reitor da Unasp, Euler Pereira Bahia, além de sua importância educacional, os colégios confessionais se destacam por sua abordagem: “A virtude de uma escola confessional reside em sua visão abrangente do ser humano. É por isso que ela trabalha, além da dimensão intelectual, física e social do indivíduo, o desenvolvimento dos aspectos moral e espiritual. Isso se justifica porque é difícil desenvolver uma consciência de moralidade à parte da espiritualidade”, opina.


Muitas personalidades brasileiras passaram pelos bancos de instituições confessionais. Autor de Casa-Grande & Senzala, o sociólogo pernambucano Gilberto Freyre, por exemplo, foi educado em um colégio batista. Da mesma forma, Ariano Suassuna, autor de O Auto da Compadecida, deu seus primeiros passos estudantis no Colégio Americano Batista. Artur da Távola, escritor, intelectual e político falecido em 2008, cursou o Colégio Batista Sheppard, no Rio de Janeiro. O ex-governador gaúcho e fluminense Leonel Brizola também estudou, na infância, em uma escola metodista.
Retirado: Site Cristianismo Hoje. - por Treici Schwengber (Colaboração: Valter Gonçalves Jr)

quarta-feira, 4 de março de 2009

TÉCNICAS DA COMUNICAÇÃO!!!
O termo comunicação vem do latim comunis, que significa "comum". Para que possamos comunicar algo a alguém precisamos antes estabelecer pontos em comum com ele. E quanto maior for o número de pontos comuns, maior também será a probabilidade de uma boa comunicação. Em resumo podemos definir que "comunicar-se é o processo de estabelecer pontes de ligação entre nós e outros". A comunicação acontece de várias formas. Por gestos, imagens, cartazes, som, códigos, artes, sinais diversos, verbalização etc.
A Lei da comunicação aponta para o processo de estabelecer pontes de ligação. Para que haja comunicação é necessário que se estabeleçam essas pontes entre o comunicador e o receptor. A boa comunicação possui três componentes básicos: Intelecto, Emoção e Vontade; em outras palavras, pensamento, sentimento e ação. Tudo que queremos comunicar a outrem gira em torno de:
>> Algo que conheço;
>>Algo que sinto;
>>Algo que pratico.
A comunicação eficiênte sempre deve ter um ingrediente emocional - fator sentimento, o entusiasmo.
>>REGRA ÁUREA:
A comunicação pode ser verbal (oral ou escrita), e não verbal (os atos e a linguagem corporal). E temos que mostrar coerência nas duas formas. Aquilo que dizemos precisa estar em harmonia com o que praticamos perante os outros.
>>APRIMORANDO A COMUNICAÇÃO:
A preparação é o mais importante passo que damos para assegurar o sucesso de nossa comunicação. Consiste em dar forma e feição a nossa mensagem, isto é, uma boa APRESENTAÇÃO.
>>"LEMBRETE" Um bom comunicador deve estar sempre atento para captar a o que os outros querem comunicar-lhe". <<
A boa apresentação implica entre outras coisas, enunciar, isto é, falar com clareza, para que os ouvintes possa compreender exatamente o que queremos dizer.
Outro fator importante na apresentação é o volume da voz. É bom falar alto, não gritar, mas falar para que todos possam ouvir (em auditório). Mas haverá ocasiões em que se deve baixar a voz, e emitir sons suaves apenas para conseguir um efeito maior na atenção do ouvinte. Isso transmite emoção. Dá pra perceber que comunicar não é nada fácil?
As pesquisas têm demonstrado que de tudo que comunicamos aos outros somente 7% passam em forma de palavras. Para se ensinar, por exemplo, é preciso buscar um equilíbrio entre o conteúdo e sua comunicação, entre os fatos e a forma, entre o que ensinamos e a maneira como ensinamos. Não adianta florear muito e não dizer nada.
Por último, a boa comunicação têm uma mensagem estruturada com introdução, que é o começo, ela deve ter o conteúdo, que é o meio ou o corpo da mensagem, e por fim deve ter conclusão.
Agora eu pergunto: Você é um bom comunicador?
Nós blogueiros, os locutores, os pastores, padres e demais líderes religiosos, precisamos nos comunicarmos de forma clara e objetiva.
"Que Deus nos ajude a sermos bons comunicadores de sua Palavra, a qual regenera o homem".
Editor: Zé Francisco
LEIA A BÍBLIA E GANHE PREMIOS
Publicado em (Últimas de lá -ULTIMATO) por Fernanda B. Lobato
A partir do dia 1º de março, os crentes vão ter um estímulo a mais para a leitura da Palavra de Deus. É o concurso “Vamos ler a Bíblia”, promoção que tem como principal objetivo estimular as pessoas a lerem todas as Escrituras Sagradas em 300 dias, até 25 de dezembro. Para isso, serão dados prêmios aos participantes que responderem corretamente à maior quantidade de perguntas referentes aos textos bíblicos lidos ao longo do ano de 2009. A base do concurso será um calendário de leitura diária, que deverá ser acompanhado por todos os participantes. Pelo programa, cada candidato terá que ler quatro capítulos por dia, tarefa que não deve consumir mais que 15 minutos.Serão realizadas 10 provas ao longo do concurso, contendo 30 perguntas de múltipla escolha. Os cinco primeiros colocados de cada prova vão ganhar prêmios como bíblias e novos testamentos digitalizados, aparelhos de MP3s e MP4s, celulares e máquinas fotográficas. Ao fim da campanha, o candidato que acumular mais pontos ganhará um notebook. Mas o melhor de tudo é que todos os participantes do concurso “Vamos ler a Bíblia” serão vencedores, pois certamente chegarão ao fim da campanha com a fé e o espírito fortalecidos pela Palavra de Deus.
O concurso, que tem o apoio da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), já está com inscrições abertas através do site http://www.vamoslerabiblia.com.br/ .