Ao unir o conteúdo de história e de lingua portuguesa ensinando aos alunos do quinto ano (quarta série) do ensino fundamental, a professora Eliane Barreto Maia Santos obteve excelentes resultados. O projeto Migração e Literatura de Cordel foi desenvolvido pela professora em 2008, no Colégio Destaque, em Pinhais, Paraná.
Após ouvir pessoas que chegaram ao estado como migrantes, cada estudante confeccionou um livrinho, em formato de cordel, no qual contava a trajetória de vida do entrevistado. – Os textos foram produzidos de maneira poética, com uma pitada de humor, e complementados com desenhos –, explica a professora.
Os livros foram expostos, inicialmente, na própria sala. Depois, no pátio da escola. Ao fim do projeto, foram presenteados aos entrevistados, com uma carta de agradecimento, escrita pela professora.
– As pessoas ficaram emocionadas e agradeceram pela transformação de histórias de vida sofridas e difíceis em algo tão meigo –, conta Eliane. As crianças, segundo a professora, sentiram-se valorizadas.
Fonte:Por Redação, com Agência Brasil - de Brasília - Jornal Correio do Brasil.