sexta-feira, 10 de abril de 2009

A Semana Santa; O que significa?

No século IV, algumas comunidades cristãs passaram a vivenciar a paixão, a morte e a ressurreição, o que exigia três dias de celebração, consagrados à lembrança dos últimos dias da vida terrena de Cristo Jerusalém, por ter sido o local desses acontecimentos, é que deu início a essa tradição seguida pelas demais igrejas. Assim a sexta-feira comemora especialmente a morte jesus Cristo, o sábado era o dia de luto e o domingo era a festa da ressurreição.
A Semana Santa celebra todos os anos este acontecimento inefável: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo para a salvação da humanidade; para o resgate desta das mãos do demônio, e a sua transferência para o mundo da luz, para a liberdade dos filhos de Deus.
A Semana Santa não acontece na mesma data todos os anos. Assim como o carnaval, é um evento móvel que varia em relação ao calendário litúrgico da Igreja Cristã. Assim, 40 dias depois da Quarta-feira de cinzas se iniciam os dias Santos.
A Semana Santa é um período religioso do Cristianismo Católico Romano que celebra a Paixão - subida de Jesus Cristo ao Monte Calvário, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo para a Salvação da Humanidade; para o resgate desta das mãos do demônio, e a sua transferência para o mundo da luz, para a liberdade dos filhos de Deus. Quando os fiéis são batizados, aplica-se a cada um deles os redentores da Morte e Ressurreição de Cristo. Por isso, o cristão católico convicto celebra com alegria cada função liturgica do Tríduo Pascoal e Páscoa.

Ela começa no domingo de Ramos, que comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina no domingo de Páscoa propriamente dito.
Fonte: Wikipédia

Relatório que “chocará a todos”

Arcebispo anuncia casos de abuso sexual na Igreja Católica da Irlanda.
Um relatório sobre casos de abuso sexual na Igreja Católica da Irlanda “chocará a todos”, declarou nesta quinta o arcebispo de Dublin, Dom Diarmuid Martin.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o líder católico afirmou que o documento mostrará que milhares de jovens sofreram abusos entre os anos de 1975 e 2004.
"Milhares de crianças e jovens na Irlanda sofreram abusos no período sob investigação. O horror deste abuso não foi reconhecido pelo que realmente foi", disse o arcebispo.
Em todas as partes do mundo a Igreja Católica tem sofrido com inúmeras acusações de abuso sexual cometidos por sacerdotes, o que tem colocado em questão a validade da manutenção do voto do celibato.
Fonte: Cristianismo Hoje