quinta-feira, 16 de maio de 2013

FOME INSACIÁVEL


O justo tem o bastante para satisfazer o seu apetite, mas o estômago dos perversos passa fome (Pv 13.25).
A fome do corpo pode ser mitigada com um prato de comida, mas a fome da alma não se satisfaz com o pão da terra. Os prazeres desta vida e as riquezas deste mundo não satisfazem nossa alma. Temos um vazio no coração com o formato de Deus, e nada nem ninguém podem preenchê-lo senão Deus. Os dons de Deus não substituem Deus. As dádivas não substituem o doador. A bênção não é substituta do abençoador. Só Deus pode nos satisfazer. O justo não é desamparado, nem sua descendência mendiga o pão. O justo tem pão com fartura e desfruta de todas as iguarias da mesa do Pai. Ele tem o bastante para satisfazer o seu apetite, pois se alimenta do Pão vivo que desceu do céu. O estômago do perverso, porém, passa fome, e sua alma definha de inanição espiritual. O ímpio alimenta-se de pó. Mesmo que ele jogue para dentro da sua alma as mais diversas aventuras, não encontra nelas prazer algum. O ímpio constrói casas, mas não se sente seguro nem feliz. Planta vinhas, mas não se delicia com o vinho. Assenta-se ao redor de lautos banquetes, mas seu estômago não se sacia com nenhuma iguaria. Na verdade, a fome do perverso é insaciável, pois ele não conhece a Deus, o único que pode satisfazer sua alma.
Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco.

FAMÍLIA 1 – FERMENTO NA SOCIEDADE


TEXTO BÍBLICO: Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. (Mateus 5:13-16).
INTRODUÇÃO: Como é que uma família cristã pode conter as influências dessa sociedade?
Qualquer pessoa que deseja discutir o que deve ser feito na sociedade moderna deverá encarar uma tarefa que não é somente importante, mas muito delicada. É muito difícil entender completamente a sociedade contemporânea. O controle da cultura contemporânea tem sido frequentemente atribuído à filosofia pós-moderna, à qual nos referimos anteriormente.
EXPOSIÇÃO
A pós-modernidade diz que não existem absolutos nem objetivos claros e específicos. Afirma que a liberdade, liberdade sem limites, é direito de cada indivíduo e que cabe a cada um decidir como exercer essa liberdade. Para exercer essa liberdade a pessoa deve fazê-lo sem nenhuma amarra, sem limites, e em algumas circunstâncias, parece que poderia ser dito "sem consciência".
PRESERVANDO A FAMÍLIA
O chamado à proteção do núcleo familiar e seus valores tradicionais, das ênfases e atividades pós-modernas, tem sido ouvido em diferentes pontos. Políticos e candidatos a posições governamentais têm se referido constantemente ao estado lamentável em que se encontram as famílias da sociedade contemporânea e exortam para que algo seja feito a esse respeito. Enquanto isso, a pergunta continua a ser feita repetidamente, apesar dos esforços de salvar a família: "A família pode ser salva?”.
Três influências devastadoras e transformadoras devem ser destacadas: o dinheiro, o materialismo e o divórcio inconsequente.
O futuro, do ponto de vista meramente humano, parece árido para a família. Nós não seremos efetivos enquanto permitimos que as preferências modernas sociais e culturais e os padrões atuais façam parte da solução. Estes são a causa e a fonte das tragédias familiares encontradas em todas as classes sociais.
Nós devemos ser realistas honestos: os hábitos culturais e sociais modernos e pós-modernos, bem como suas preferências, opiniões, ideias e influências têm sido absorvidos pelas famílias, escolas e igrejas cristãs.
O fermento da sociedade alterou a família; a família da aliança não tem sido um fermento efetivo na sociedade. Deus exige que nós obedeçamos ao chamado para servi-lo. Devemos servi-lo como fermento, luz e como sal no nosso dia-a-dia (Mt 5.13-16).
A família é a unidade na sociedade que deve primeiramente atentar para essas influências pós-modernas, e em todas as suas ramificações sociais, assim como nas suas exibições culturais que são colocadas à nossa frente. Os pais devem preparar seus filhos para assumirem o lugar que Deus exige que os servos da Aliança assumam em seu reino nos aspectos social, cultural e espiritual.
A história de Noé em Gênesis 6-9, evidencia grande maldade na sociedade. Existiam assassinatos, derramamento de sangue e violência. Deus disse "a vida não deve continuar dessa forma". Deus mandou o dilúvio.
UMA ALIANÇA ABENÇOADORA
Abraão, o pai da aliança de todos os crentes. Ele foi chamado a ser uma bênção a todos os povos. Através dele todos os povos deveriam ser abençoados (Gn 12.1-3).
Abraão deveria ser sal, luz e fermento no mundo em que ele viveu (Gn 18.19). A influência que Abraão foi chamado a exercer e a demonstrar, era mais do que simplesmente a salvação. Abraão foi chamado a ser um servo da Aliança, o que incluía ser a luz de Deus.
Deus quer que todas as nações o honrem como criador, como aquele que reina sobre todas as áreas da vida. Israel, como nação, foi formada sob uma teocracia, de acordo com Êxodo 19.3-6. Todas as leis que foram dadas eram basicamente instruções de como deveriam viver como nação debaixo de um relacionamento com Deus, bem como de serviço a ele. Considere os Dez Mandamentos.
Jesus veio como a luz do mundo (Lc 2.29-32). Nós não devemos pensar na vinda de Jesus para nos salvar somente do pecado. Ele certamente veio para ser nosso Salvador, mas ele também veio para ser a luz (Jo 1.9).
Jesus falou sobre todas as áreas da vida, a espiritual, cultural e a social. Ele falou sobre a família, o divórcio e os filhos. Seu estilo de vida mostrou claramente como viver, servir, utilizar e ser abençoado por todas as bênçãos materiais e naturais da vida.
A igreja exerce um papel importante, mas é a família que forma a unidade básica da sociedade. A família deve ser uma luz brilhando no nosso mundo escuro e corrupto. Ela deve mostrar como marido e esposa se amam, vivem e funcionam como pais, líderes, professores e guias para seus filhos.
DEVEMOS INFLUENCIAR
A família cristã deve entender que ela é o meio ordenado por Deus para trazer luz, sal e fermento à cultura contemporânea. Significa que pais, apoiados por pastores, professores, conselheiros, saibam o que acontece no mundo. Eles devem perceber a influência tremenda que o grupo traz, e a importância de ensinar os filhos a exercer uma pressão que honre a Cristo e a maneira de viver do cristão. Devemos ensinar os filhos a serem influenciadores.
APLICAÇÕES
     A cultura moderna pode influenciar as crianças em suas esperanças e planos para o futuro? Como evitar que isso aconteça?
     A família deve ser considerada como a "unidade básica de combate ao crime" na sociedade?
     É correto pensar na família cristã como um fermento para a sociedade? O que você entende por fermento e o que ele faz.
CONCLUSÃO
Somos chamados para influenciar o meio onde vivemos. Pais, pastores, professores e conselheiros que proclamam uma maneira digna de viver em nosso mundo contemporâneo, não o fazem por sua própria autoridade.
É Deus que nos chama para servi-lo em todas as áreas e dimensões da vida. Ser fermento na sociedade significa ser obediente ao nosso criador, redentor e Deus que reina.

Estudo aplicado na EBD do dia 05/05/2013, na Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu-Rn

Pr. José Francisco.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Família - Cuide da Sua

AVIVAMENTO NA FAMÍLIA
Nada mexe tanto com os nossos sentimentos como a nossa família. Ainda não foi e nunca será inventado algo melhor em termos de lar doce lar, companhia, aconchego, segurança, proteção, amor, sustento e desenvolvimento sadio, do que a família. É na família que nos completamos emocional, social, moral e espiritualmente. Só temos que lamentar o que vem acontecendo com a mesma nestes últimos tempos. A família tem sido alvo das mais impiedosas críticas e ataques; de muitos problemas e dificuldades; muitos a têm como falida ou em falência. Forças hostis e tenebrosas conspiram contra a família e a encurralam de todos os lados, com o firme propósito de desestabilizá-la e destruí-la. Torpedos mortíferos estão sendo lançados sobre os alicerces desta que é a primeira e mais abençoada instituição Divina. Crises gigantescas e medonhas estão estrangulando e enfraquecendo a família desmedidamente. Valores relativos e mundanos estão sendo despejados sobre os nossos lares, todos os dias pela mídia como um veneno devastador e mortal. É lamentável, mas esse é o quadro da família em nossos dias.
Mas apesar de tudo isso, a família continua sendo a base principal da sociedade. Toda e qualquer sociedade continua sendo o reflexo das famílias que a compõem. Uma sociedade só é equilibrada, estruturada e decente quando as famílias que a compõe também o são. Aconteça o que acontecer, as pessoas sempre irão refletir mais o que estão aprendendo ou o que aprenderam em seus lares, junto a sua família, do que em qualquer outra instituição. Dai a necessidade de manter a família sob constante vigilância e na dependência de Deus, de buscarmos a Deus e clamar pela proteção, cura, restauração, avivamento e salvação da família. Só em Deus, o autor da família, ela será protegida contra toda e qualquer investida contra ela, (diabo ou dos homens) e sobreviverá nestes dias tão difíceis de desordenação social, de falência da virtude e desbarrancamento da piedade.
O Livro de Jó chama a nossa atenção para um pai de família extraordinário, bem sucedido, realizado financeiramente, de uma vida moral irrepreensível, elogiado por Deus, cuja família foi terrível e repentinamente bombardeada pela fúria do mal (Satanás), mas se manteve na dependência de Deus (confiando, orando, não murmurando) e por isso, foi grandemente abençoado por ele com um verdadeiro milagre em sua vida e em sua família. Trata-se do próprio Jó. Num só dia, Jó teve a sua vida e a sua família atingida nas cinco áreas mais importantes: Jó 1: 1-5; 13-22; 42: 10-17.
O Deus de Jó, também é o nosso Deus. Continua o mesmo. Não mudou e nem mudará. Tal como ontem, ele pode fazer também um milagre, um avivamento, em nossas vidas e em nossas famílias hoje. Tal como fez com Jó, ele pode se estiver em sua vontade soberana, restaurar as finanças do nosso lar, salvar os nossos familiares, curar as nossas enfermidades, abençoar o nosso casamento e nos reconciliar com aqueles que nos fizeram e ainda nos fazem sofrer. Mas para isso, é preciso que sejamos pacientes, firmes, obedientes, confiantes e perseverantes em nossa fé em Deus. Que Deus abençoe nossa Família. Amém.


IGREJA PRESBITERIANA DE IPANGUAÇU
Rua Felix Rodrigues da Silva, 104 – Centro
     CEP: 59508-000 – 

       BOLETIM INFORMATIVO Nº 17 – 2013
      PASTOR: JOSÉ FRANCISCO