sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Surpreso! TOLO!

"No coração do prudente a sabedoria permanece, mas o que está no interior dos tolos se faz  conhecido" (Provérbios 14:33).

Um pastor abriu uma carta a ele endereçada. Dentro do envelope havia um pedaço de jornal onde se lia apenas uma palavra: Tolo! No final de semana ele anunciou, do púlpito: "Eu já recebi muitas cartas sem a assinatura do autor. Esta semana eu recebi uma carta onde aparecia a assinatura do autor sem que houvesse escrito coisa alguma."
Quão tolos somos quando desprezamos a Deus. E posso dizer isso porque fui um deles. Achava que era perfeitamente capaz de viver sem o Senhor. Ignorava-O e até criticava àqueles que pensavam de maneira diferente. Não foram poucas as vezes em que, ao passar por um grupo na praça, louvando a Deus, gritei: "Vá procurar um tanque!" -- quando era uma moça ao microfone. Ou, "Vá pegar em uma enxada!" -- quando um homem estava falando. Como me arrependo do que fazia! Percebi, algum tempo depois, o quanto estava errado.
Eu era um jovem triste e não sabia que a minha felicidade estava ao lado deles. Eu era um jovem sem vida e não conseguia ver a Vida que eles possuíam. Eu estava caminhando sem rumo e não era capaz de perceber o Caminho que eles apresentavam.
Sim, eu era alguém que poderia ter escrito aquele bilhete anônimo. Estava perdido em meus pecados e não aceitava o Senhor de braços abertos para me salvar. Eu queria a felicidade e ela estava bem à minha frente,no local de meus escárnios.
Mas, graças ao amor do meu Senhor, o tolo deixou de ser tolo. O infeliz encontrou a alegria. O perdido se viu achado, cuidado com amor, abrigado sob as asas do Altíssimo.

Você também se sente como alguém que poderia ter escrito aquela carta? Não desejaria reescrevê-la com uma assinatura diferente?

Colaboração do Paulo Barbosa.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cheios De Gozo Em Qualquer Situação

"Pois o abençoaste para sempre; tu o enches de gozo com a tua face" (Salmos 21:6).

Quando uma senhora cristã, já bem idosa, sofrendo de artrite, ficava sentada diante da janela da frente de sua casa, assistia o tráfego movimentado da rua e comentava: "Eu não sei o que faria se não tivesse todo esse movimento para me distrair". Mais tarde, ela foi movida para um quarto nos fundos da casa, de onde não podia ver mais o tráfego intenso da rua. Frente a esta nova situação, ela disse: "eu gosto ainda mais desse lugar. Daqui eu posso assistir as doces crianças do vizinho, brincando no quintal". Por fim, ela mudou-se para um cortiço em um bairro humilde e afastado do centro da cidade. Para um amigo ela disse: "Venha e veja a bela visão do céu que tenho daqui!"
Em todas as circunstâncias narradas, a velha senhora mantinha o bom-humor, a alegria e o prazer em sua vida. Qual o segredo de sua felicidade? Por que não murmurava? Por que não maldizia sua sorte? Por que não vivia culpando o mundo e as pessoas pelo que lhe acontecia? A resposta é muito simples: ela tinha Jesus no coração.
Quando o Senhor faz parte de nossos dias, tudo é mais bonito, tudo é mais agradável, tudo nos satisfaz. Se temos muito, louvamos ao Senhor por Suas dádivas. Se temos pouco, glorificamos ao Senhor por Sua misericórdia e por cuidar de nós da mesma maneira. A felicidade não consiste nas coisas que Deus nos dá e sim na Sua presença conosco, trazendo refrigério e gozo à nossa vida espiritual.
Estamos sempre felizes porque cremos que Ele cuidará de nós e suprirá as nossas necessidades. Estamos felizes porque Ele nos mostrará o ângulo belo de todas as coisas. Estamos felizes porque sabemos que o Senhor dos senhores nos ama e está sempre ao nosso lado. Estamos felizes porque não dependemos de bens materiais para sorrir e cantar. Estamos felizes porque somos mais que vencedores e o nosso nome está registrado no Livro de Deus.

Você depende de prosperidade material para ser feliz ou é feliz porque tem o Senhor em seu coração?

Colabora com essa e outras reflexões amigo Paulo Barbosa - Um cego na internet.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Você conhece o Caminho Seguro?

"... guia-me mansamente a águas tranqüilas" (Salmos 23:2).

A noite estava escura e tempestuosa. Uma senhora estava em um barco que cruzava o Lago Michigan. Por causa da chuva forte, dos raios e trovões, ela se sentia muito nervosa. Com muito medo, ao ver as muitas pontas de pedras que sobressaiam na superfície do lago, ela perguntou ao capitão: "Você sabe onde estão todas as pedras do lago?" "Não", respondeu o capitão, "eu não sei. Mas eu conheço o caminho seguro".

Enquanto "navegamos" pelos mares da vida, encontramos muitas "pedras". Algumas nós sabemos como evitar e outras, não. Por isso, é possível que sejamos apanhados de surpresa. O importante, portanto, é que saibamos "onde está o caminho seguro".

Muitas vezes julgamos que somos capazes de encontrar, sozinhos, a segurança de que tanto necessitamos. Escolhemos uma direção e seguimos em frente. Não aceitamos a opinião de ninguém e, quase sempre, só percebemos o erro quando não suportamos mais as angústias e aflições.

Outras vezes nos deixamos envolver pelas pedras. Sofremos, murmuramos, questionamos a existência de cada uma delas, maldizemos as lutas e os problemas, mas, não procuramos encontrar o caminho tranquilo e seguro. Reclamamos das pedras e não nos afastamos delas.

Quando tomamos a decisão de "velejar" apenas por caminhos seguros, tudo é diferente. Vivemos em paz e alegria, em júbilo e felicidade. Sabemos onde estamos e para onde estamos indo. Sabemos que as pedras existem, porém, estamos longe delas e elas estão longe de nós.

Jesus conhece o caminho seguro e você só precisa segui-lo.


Reflexão vinda do Paulo Barbosa.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Viver Ou Simplesmente Falar?

"Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou" (1 João 2:6).

O pai, certo dia, ensinava a seu filho pequeno sobre a forma  de viver de um cristão e quais deveriam ser suas atitudes. Ao terminar a lição, o pai ouviu do filho uma pergunta a qual jamais pôde esquecer: "Pai, eu já vi um cristão?"

Será que já passamos pelo mesmo vexame? Já ouvimos, alguma vez, de um amigo: "Você é um cristão? Estou surpreso... confesso que não sabia!" E se um amigo se mostra espantado ao saber que somos cristãos, o que poderíamos dizer do nosso Deus?

Muitas vezes citamos, com facilidade, tudo o que um filho de Deus deve fazer. Também não é difícil, para nós, decorar uma grande quantidade de passagens das Escrituras. Podemos, é claro, nos vestir com roupas que nos fazem parecer discípulos do Senhor. Mas, será isso suficiente?

Conheço vários ateus que dominam toda a Bíblia, que citam versículos sem dificuldades, porém, de que vale tudo isso se não conhecem o Deus da Bíblia? De que serve conhecer o texto se não experimentam a bênção de um relacionamento com o Senhor? Não adianta saber onde fica o caminho se não houver a iniciativa de andar por ele.

Se eu digo que sou cristão, devo andar como Cristo andou, devo falar como Ele falou, devo demonstrar amor como Ele demonstrou, devo procurar viver em santidade como Ele sempre viveu. Ser cristão não é ir à missa e confessar os pecados ao padre, nem ir a um culto e cantar os hinos ali entoados, nem acompanhar uma oração junto ao rádio, bebendo a seguir a água ali colocada. Ser cristão é abrir o coração para Jesus, é ser sal em uma terra sem sabor, é ser luz em um mundo tomado por densas trevas. Ser cristão é deixar que Cristo brilhe em todas as nossas atitudes.

Você fala do que deve ser um cristão ou demonstra-o através de sua vida?

Colaboração Paulo Barbosa.