segunda-feira, 17 de junho de 2013

FAZEI DISCÍPULOS 11 – O ESPÍRITO SANTO, O SEGREDO DO PODER

TEXTO BÁSICO: (João 14.16-26).

OBJETIVO PROPOSTO: Conhecer o essencial sobre a pessoa e a obra do Espírito Santo na vida do cristão proporcionando-lhe uma posição equilibrada.

INTRODUÇÃO: Uma das realidades mais importante para o cristão, embora menos entendida, é o ensino bíblico a respeito do Espírito Santo. Hoje, muito se fala acerca da pessoa e obra do Espírito Santo, entretanto percebe-se que alguns equívocos têm sido cometidos. Esse desconhecimento a respeito da pessoa e obra do Espírito Santo tem causado muitas dificuldades na vida da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, gerando inclusive graves heresias.
Talvez, até mesmo de maneira inconsciente e ingênua, muitos têm tentado manipular o Espírito Santo, como se Ele estivesse a nosso serviço e não o contrário.
O Espírito Santo está a serviço do Pai e do Filho e não a nosso serviço; a tentativa de manipulá-IO, pode ser uma forma de resistência á Sua obra, que é inédita, criativa, livre, dinâmica e, às vezes surpreendentemente simples, às vezes simplesmente surpreendente.
Uma compreensão bíblica equilibrada e desprovida de preconceitos a respeito do Espírito Santo é de fundamental importância para a vida do discípulo. Por isso, a orientação bíblica deve prevalecer às experiências pessoais.

EXPOSIÇÃO
1. A PESSOADO ESPÍRITO SANTO

1.1. É de natureza divina
A Bíblia ensina que o Espírito Santo integra a Santíssima Trindade, sendo da mesma essência do Pai e do Filho.
Evidência de que o Espírito Santo é verdadeiro Deus. Atos 5.3-4.
Os atributos pertencentes ao Pai e ao Filho tais como: Onipresencia (Sl 139.7); Onisciência (1Co 2.9-11); Onipotência (Rm 15.19); Eternidade (Hb 9.14) também pertencem ao Espírito Santo.
Obras que somente Deus realiza. Veja em Rm 8.11; Jó 33.4; 1 Co 12.8-11.
A obra da redenção (Tt 3.4-7; 1 Jo 5.5-8);  bem como a fórmula do batismo (Mt 28.19) e também a bênção Apostólica (2 Co 13.13) nos mostram de maneira inequívoca a igualdade das 3 pessoas da Santíssima Trindade.
Ênfase da Trindade no CM, pergunta 9: "um só Deus verdadeiro e eterno, da mesma substância, iguais em poder e glória, embora distintas pelas suas propriedades pessoais". E assim sendo, o Espírito Santo deve ser compreendido e honrado como Deus.
1.2. Tem Personalidade própria
A palavra "Consolador" (Jo 14.6-7,26), mostra que o Espírito Santo é uma pessoa e, que também pode ser traduzido por: "conselheiro", "auxiliar", "advogado", "amigo"; é assim que Jesus apresenta o Espírito Santo, o "outro" que haveria de vir para dar continuidade à Sua obra.
Qualidades próprias de uma pessoa: pensamento, sentimento, vontade, consciência e direção própria (Jo 14.26; Jo 16.7- 8,13-15; Rm 15.30; Ef 4.30).
Os atos do Espírito Santo confirmam a sua personalidade: Ele fala, clama, testifica, ensina, intercede, guia (Ap 2.7; Gl 4.6; Rm 8.14,26).

2. A OBRA DO ESPÍRITO SANTO
2.1. O Espírito Santo nos conduz a conversão e a regeneração:
É preciso compreender que Cristo, pelo seu sacrifício conquistou a nossa redenção e, o Espírito Santo aplica em nossas vidas o resultado dessa redenção. É o Espírito Santo quem age no coração do homem, abrindo o seu entendimento, operando no seu interior, realizando a transformação de sua natureza, levando-o a reconhecer o seu estado de pecado e perdição eterna.
O homem, (morto espiritualmente), recebe vida, ressuscitando eternamente para o Senhor Jesus. Esta obra de regeneração do homem é realizada pelo Espírito Santo. O Espírito Santo "...nos convence do pecado, da justiça e do juízo..." (Jo 16.8). O Espírito Santo faz a pessoa nascer espiritualmente (Jo 3.5-6). O pecado degenera, mas o Espírito Santo regenera. Isto, porém, não depende do homem, mas só acontece mediante a ação da obra poderosa e miraculosa da pessoa do Espírito Santo.

2.2. O Espírito Santo nos adota, sela e batiza
Todos os seres humanos são criados à imagem e semelhança de Deus, todos são criaturas de Deus. Porém, nem todos são, de fato, filhos de Deus. (Jo 1.13; 1 Jo 3.9-10; Jo 8.44).
No ato da conversão, o Espírito Santo concede ao convertido um poder muito especial, adota-o como filho de Deus, (Gl 4.4-6; Ef 2.18-19). Esse poder somente é dado àquele que crê no nome de Jesus (Jo 1.12) recebendo-o como seu Senhor e servindo-o como escravo. Ele, então, nos selou com a presença do Espírito Santo da promessa, como garantia de posse (penhor), para sempre nesta vida terrena, até o dia da nossa redenção. Veja Ef 1.13; 2 Co 1.22; Ef 4.30.
Hoje existe uma grande confusão quanto a interpretação no que se refere ao batismo do Espírito Santo.  (não trataremos disso agora).
O Espírito Santo além de convencer e regenerar o pecador, Ele também batiza-o no corpo de Cristo, isto é, faz a união do pecador regenerado ao corpo de Cristo. "Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo..." (1 Co 12.13). No batismo com água, confirmação externa de algo interno que já aconteceu (conversão), o convertido é introduzido na igreja local, comunidade visível, concreta e terrena.
Já, na conversão, o Espírito Santo batiza o novo convertido no corpo de Cristo, a Igreja Invisível, composta por todos os salvos em Cristo.
O batismo do Espírito Santo é uma dádiva de Deus e acontece como experiência única na vida do convertido, no mesmo instante de sua conversão. É quando o Espírito Santo vem habitar em seu coração transformando sua vida, incutindo-lhe fé, convencendo-o do pecado, conduzindo-o ao arrependimento, levando-o ao pedido de perdão a Deus. Assim, o Espírito Santo realiza a experiência do novo nascimento na vida do crente, adotando-o como filho de Deus (Veja Mc 1.8).

2.3. A razão principal da vinda do Espírito Santo
Glorificar a Cristo , anunciando-nos a sua vontade é a principal razão da habitação do Espírito Santo em nossa vida. E uma das maneiras que isso poderá ser realizado através de nós é sendo testemunhas de Jesus (At 1.8). Devemos falar de Jesus para as outras pessoas, contar a elas o que Ele fez em nossas vidas, falar do Evangelho de Cristo, das boas-novas do Evangelho, isto é evangelizar.
Evangelizando estaremos produzindo frutos espirituais para a vida eterna; além de glorificar o Pai estaremos nos tornando seus discípulos conforme João 15.8.

Quando aparece os frutos do Espírito Santo?
Quando atendemos o desafio que recebemos da Palavra de Deus em Efésios 5.18 "E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito..."
Ser cheio do Espírito é esvaziar-se de si mesmo. É esvaziarmos de nossas sujeiras, de nossos pecados e vícios, de nossa podridão, de nossos desejos carnais e pecaminosos. Ser cheio do Espírito é permitir que Ele dirija e conduza nossa vida. É permitir que Ele reine em tudo, em nossos sonhos, planos, projetos; em nosso falar; em nossas ações e atitudes, é ser guiado pelo Espírito Santo em tudo. (*Consciente).

APLICAÇÃO
1.      Qual o papel do Espírito Santo na conversão do pecador? E qual o nosso papel?

2.      Qual a razão principal do Espírito Santo habitar em nós?

3.      O que nos impede testemunhar de Cristo, se temos o Espírito Santo que nos fortalece em tudo?

4. Como testemunha de Cristo precisamos pedir ao Espírito que nos encha do seu santo poder.

CONCLUSÃO

O Espírito Santo é Deus. Ele é o responsável pela conversão do homem a Deus. Toda pessoa convertida, ou seja, verdadeiro discípulo de Jesus, tem o Espírito como hóspede. O Espírito converte, habita e sela o verdadeiro discípulo (Ef 1.14-15). A vida cristã é vida no Espírito. 

Estudo Aplicado na EBD no dia 19/05/2013,
Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu-Rn
Rev. José Francisco do Nascimento

O VALOR DA MULHER SÁBIA

A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos a derruba (Pv 14.1).
As mulheres sempre estiveram na vanguarda dos valores morais que sustentam a vida familiar. Quando as mulheres abandonam esses princípios, é porque a sociedade está chegando ao fundo do poço de sua degradação. O sábio nos fala de dois tipos de mulheres. Não fala de mulheres ricas e pobres, jovens e velhas, belas e desprovidas de refinados predicados físicos, mas de mulheres sábias e insensatas. A mulher sábia edifica a sua casa, pois é arquiteta dos valores morais que ornam a vida familiar. Se a construção com pedras e tijolos exige investimento e perícia, quanto mais a construção do lar e dos relacionamentos! A mulher sábia é aquela que investe seu tempo, sua vida, seus sentimentos, seus recursos e sua alma em pessoas, mais do que em coisas. Valoriza mais relacionamentos do que objetos. Dá mais importância à beleza interna do que ao requinte externo. A mulher insensata, porém, é demolidora. Suas palavras e ações provocam um verdadeiro terremoto na família. Ela desagrega, divide e separa. Suas mãos não trabalham para o bem, mas para o mal. Ela não é uma escultora do eterno, mas uma costureira do efêmero.
Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco.