quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A REFORMA PROTESTANTE

IGREJA PRESBITERIANA DE IPANGUAÇU - RN
BOLETIM INFORMATIVO Nº 10 DE 2012
REV. JOSÉ FRANCISCO DO NASCIMENTO

No dia 31 de Outubro de 1517, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, Lutero afixou as suas 95 teses que acabaram provocando o grande movimento religioso, conhecido como a Reforma do Século XVI. Nelas Lutero convidava os interessados a debater a questão das indulgências (que eram vendidas para a construção da Basílica de S. Pedro, em troca de perdão de pecados) e os males que esse tráfico religioso podia acarretar. Era costume na época afixar em lugares públicos temas ou teses para debate e convidar os interessados para discuti-los. Embora ninguém tivesse comparecido para o debate, em pouco tempo toda a Alemanha conhecia as teses de Lutero, que lhe custaram a bula de excomunhão, mas que representaram também o começo da obra de purificação da Igreja e seu retorno à verdade.
Em suas teses, Lutero questionava o poder (ou mesmo a intenção) do Papa de perdoar pecados ou de isentar alguém de penas, a não ser aquelas por ele mesmo impostas. Negava que esse perdão (de penas ou penitências) pudesse se estender aos que já haviam morrido e que, porventura, estivessem no purgatório. Para ele, só o arrependimento, seguido de atos de amor e penitência, com ou sem carta de perdão (indulgência) podia realmente perdoar pecados. Destacava o valor da Palavra de Deus, a qual não deveria ser silenciada em benefício da pregação das indulgências.
Com essas e outras proposições Lutero alcançou mais do que podia imaginar. Atingiu o ponto crucial do problema: a situação de distanciamento do Evangelho em que se encontrava a Igreja. Os males da Igreja não eram apenas os seus desvios morais, econômicos e políticos, que a colocavam em descrédito perante o povo. Seu problema principal, responsável também por estes, era o afastamento das doutrinas fundamentais da Palavra de Deus. A Reforma trouxe a Igreja de volta às Escrituras e ao Evangelho pregado pelos apóstolos. O próprio Lutero, de início, não estava totalmente livre dos erros pregados por sua Igreja, como muito bem atesta sua crença no purgatório (teses 10, 11, 15, 16, 17, 22, etc), e no valor da penitência (sofrimento) e do perdão do Papa para certos pecados (teses 6, 7, 8,12, 34, 38, 40, etc.). Foi o estudo da Bíblia que revelou quão longe a Igreja estava afastada da verdade e a trouxe de volta à pureza de sua crença primitiva. A Reforma restituiu à Igreja a crença em doutrinas chaves, que se tornaram essenciais para a sua pregação e para distingui-la dos erros que continuaram e ainda são mantidos pela Igreja Romana até os nossos dias. É a importância dessas doutrinas, conhecidas por sua designação latina Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide e Soli Deo Gloria, que queremos destacar nesse mês de outubro, mês da REFORMA PROTESTANTE.
Somos gratos a Deus por homens como Lutero, Zwinglio, Calvino entre muitos outros que deram sua vida pelo evangelho. Eles foram instrumentos de Deus, e você e eu?

Nosso lema Anual é: “vivendo e crescendo no Evangelho. Filipenses 1.27.
* Gabinete Pastoral: Se você deseja uma visita, marque ou ligue e agende no seu lar.
* Se você deseja cooperar com o projeto de distribuição de Bíblias ou livros devocionais, procure o pastor. A meta é distribuir 100 exemplares de Bíblias este ano.
* Participe da EBD, dos cultos Dominicais e Semanais e seja mais abençoado(a).
* Estamos atualizando o Rol de membros. Pegue sua ficha na secretaria da Igreja.
* Acesse o Blog do Rev. Zé Francisco e leia o devocional “Gotas de Sabedoria para a Alma”.
* Ouça e divulgue o Programa “PALAVRA AMIGA” aos sábados a partir das 10h00min.  pela  FM 104.9.
* Assista e divulgue o programaVERDADE E VIDA” da Igreja Presbiteriana do Brasil; aos Sábado pela REDETV a partir das 08h15min – Rev. Hernandes Dias.
*Ore pela família da Igreja, pela Evangelização nas comunidades e testemunhe para seus vizinhos e amigos ofereça o plano a salvação em Cristo através de um curso bíblico.
Conheça o Manual Presbiteriano
Art.7 – No caso de dissolver-se uma Igreja, ou separar-se da Igreja Presbiteriana do Brasil, os seus bens passam a pertencer ao Concílio imediatamente superior e, assim sucessivamente, até o Supremo Concílio, representado por sua Comissão Executiva, que resolverá sobre o destino dos bens em apreço.
Parágrafo Único – Tratando-se de cisma ou cisão em qualquer comunidade presbiteriana, os seus bens passarão a pertencer à parte fiel à Igreja Presbiteriana do Brasil e, sendo total o cisma, reverterão à referida Igreja, desde que esta permaneça fiel às Escrituras do Velho e Novo Testamento e à Confissão de Fé.
(Continua no próximo com “ORGANIZAÇÃO DAS COMUNIDADES LOCAISArt. 8).

Visite-nos nesse endereço: R. Felix Rodrigues da Silva, 104 - Centro - Ipanguaçu-Rn
Programação: Dom: EBD às 9h00min e culto solene às 19h00min.
                       Ter: Conagração às 5h30min e reunião de oração às 19h30min
                       Qui: Estudo bíblico às 19h30min.
                       Quarta e sábados na congregação do Arapuá.


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Quem é o homem? O pecado original e a existência humana - Parte 7


Texto Básico:
Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra. (Tt 1: 15, 16)
Introdução:
ü Quanto você percebe a graça de Deus em sua vida? Que relação tem isto com a doutrina do pecado original?
ü A importância da doutrina do pecado original:
ü 1. é um ensino bíblico e
ü 2. somente com a compreensão desta doutrina é que vislumbramos a situação do homem à parte da graça de Deus e sua necessidade da completa redenção em, e, por meio de Cristo.
Do que estamos falando?
ü Estabelecendo distinções:
1. Pecado original: é o estado e condição pecaminoso em que todo ser humano nasce.
2. Pecado atuais: são todos os pecados cometidos por um homem quer por ação, palavra ou pensamento.
O pecado original
ü Pecado original pois  tem sua origem na época da origem da humanidade e porque é a fonte dos nossos pecados atuais.
ü Por conta deste primeiro pecado todos os descendentes de Adão e Eva, por conta da sua relação de representação nele, nascem agora com uma natureza pecaminosa e encontram-se debaixo de uma sentença de condenação.
O pecado original
ü Pecado original pois  tem sua origem na época da origem da humanidade e porque é a fonte dos nossos pecados atuais.
ü Por conta deste primeiro pecado todos os descendentes de Adão e Eva, por conta da sua relação de representação nele, nascem agora com uma natureza pecaminosa e encontram-se debaixo de uma sentença de condenação.
Os efeitos do pecado original em mim
Dois são os efeitos deste pecado:
1º) Culpa: a relação do pecador com a lei, neste caso com a lei de Deus.
2º) Corrupção: tem a ver com nossa condição moral ao invés de nossa situação perante a lei.
3º) Morte – física e espiritual
Culpa:
¨ Culpa: Esta culpa herdamos de Adão como nosso representante no pacto das obras por ocasião de sua transgressão.
¨ Pela culpa a humanidade merece a condenação e está sujeita à punição pela violação da lei.
Bíblia: 1Co 15.22,45; Rm 5.14-18;
Corrupção:
¨ Corrupção: tem a ver com a corrupção da nossa natureza que é consequência do pecado e que produz pecado.
¨ Por esta depravação a humanidade se acha totalmente depravada e incapacitada para realizar qualquer bem por amor a Deus ou obediência à sua vontade.
Bíblia: Jr 17.9; Mc 7.21,22; Rm 7.18-20; 8.7,8; Jo 3.3,5; 5.42; 15.4,5; Ef 2.4,5; 4.17-19; Ti 1.15,16.
Um alerta importante!!!!
Uma pessoa que é naturalmente corrompida:
1. Não é completamente depravado quanto poderia ser;
2. Tem consciência de bem ou mal mesmo não nascendo de novo;
3. Não se entregou (os não-regenerados) a todo tipo de pecado que exista;
4. Não é incapaz de fazer qualquer bem na perspectiva humana.
Aplicações:
1. Com o conhecimento desta doutrina devo estar mais consciente da grandiosa manifestação da graça de Deus em me salvar (Tt 2.11).
2. Quão terrível foi a entrada do pecado no mundo, juntamente com suas consequências. Agradeçamos a Deus pela esperança em Cristo. (Rm 7.21-25)
3. Quantos males podem vir de mim, por isso, devo me policiar, usando todos os meios possíveis de santificação, para não me deixar levar pela inclinação carnal (corrupção da natureza). (Cl 3.5-17)

RESUMOS DE AULAS ANTERIORES:
Quem é o homem? (7ª parte)
Uma pessoa criada à imagem de Deus em retidão original, numa tríplice relação. O homem é possuidor de uma auto-imagem dinâmica que pode ser ajustada, porém, por ter caído, convive com os efeitos do primeiro pecado, a saber: culpa e depravação.


Rev. José Francisco do Nascimento
revzefrancisco@hotmail.com - Celular – (84) 9660-5036

Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu – Pregando e vivendo o Evangelho

Ipanguaçu, 01/10/2012.

ELEIÇÃO PASTORAL NA PRESBITERIANA DE IPANGUAÇU-RN

Nesse domingo, 30 de setembro, aconteceu a primeira eleição pastoral da história da igreja Presbiteriana de Ipanguaçu. O pastor José Francisco, que já exerce o pastorado por designação do presbitério Oeste Riograndense, foi eleito, sendo candidato único, obtendo a maioria absoluta dos votos dos membros comungantes presentes na reunião extraordinária. O processo foi democrático e todos ficaram satisfeitos por se cumprir a vontade de Deus  na vida dessa comunidade que há 14 anos, como igreja organizada, nunca havia  tido um pastor ordenado residindo  na sede, ou seja, na cidade de Ipanguaçu. Portanto, o Rev. José Francisco entrará para a história dessa igreja como sendo o primeiro pastor residente.

O Rev. José Francisco é bacharel em teologia formado pelo Seminário Teológico do Nordeste em Teresina, Piauí. Obteve o grau de bacharelado no ano de 2011, sendo ordenado ministro do Evangelho pelo Presbitério Oeste Riograndense no dia 06 de janeiro de 2012 na igreja Presbiteriana de Ipanguaçu, Rn.

Do Pastor: Nossa  imensa gratidão a Deus e a Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu por nos eleger pastor desse igreja para o próximo biênio 2013-2014. Claro que teremos muitos desafios pela frente, mas Deus é quem está no controle desse trabalho. Sendo assim, podemos dizer como o apóstolo Paulo: "em Cristo somos mais que vencedores". Soli Deo Gloria.

              Em Cristo,

                         Rev. José Francisco.