sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

JESUS, A NOSSA ESPERANÇA

"Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandado de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança"  (1Tm 1.1).
Num mundo encharcado de desespero, com pessoas aflitas correndo atrás de algo que lhes dê propósito para a vida, Jesus é a nossa esperança. Esperança na vida, na morte e na eternidade. Primeiro, Jesus é a nossa esperança na vida, pois o sentido da vida não está nos prazeres, nem no dinheiro; o sentido da vida não está no sexo nem na fama. O mundo e seu glamour não podem dar sentido à sua vida. Há um vazio no seu coração com o formato de Deus e só Jesus pode preencher esse vazio.
Segundo, Jesus é a nossa esperança na morte. Muitas pessoas têm medo de morrer. Têm medo porque não sabem para onde vão. Têm medo porque estão desassistidas de esperança com respeito ao futuro. Jesus venceu a morte. Tirou seu aguilhão e agora nos toma pela mão e nos conduz em segurança pelo vale da morte. Ele é a ressurreição e a vida e todo aquele que nele crer não morrerá eternamente.
Terceiro, Jesus é a nossa esperança na eternidade. Nosso último endereço não é um túmulo gelado. Habitaremos novos céus e nova terra e reinaremos com Cristo para sempre. Jesus em nós é a esperança da glória.

Pai eterno, à parte de Cristo não há verdadeira esperança. Entretanto, por meio de teu único Filho, eu posso acreditar que há vida mesmo em face da morte. Em nome de Jesus. Amém.

Autor: Hernandes Dias Lopes – Luz Para o Caminho.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

JESUS, O MAIOR PRESENTE DE DEUS

"Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou..."
(Rm 8.32).
O nascimento de Jesus fala-nos do insondável amor de Deus. Ele nos amou desde a eternidade. Deus nos amou não porque merecíamos ser amados. Amou-nos quando éramos fracos, ímpios, pecadores e inimigos. Ele nos amou sendo nós filhos da ira. Amou-nos e deu-nos seu Filho Unigênito. Amou-nos e não poupou a seu próprio Filho. Amou-nos e deu-o como oferta pelo nosso pecado.
Entregou-o para ser cuspido pelos homens e ser pregado numa cruz como nosso substituto. O nascimento do Rei revela que há uma estreita conexão entre a manjedoura e a cruz. O Rei da glória entrou no mundo como o Cordeiro de Deus. Ele nasceu para morrer. Jesus é o nosso Cordeiro Pascal. Ele foi imolado em nosso lugar. Seu sangue foi vertido para expiar os nossos pecados.
E pela sua morte que recebemos vida. E pelo seu sacrifício que somos perdoados, remidos e reconciliados com Deus. O nascimento do Rei abriu-nos o caminho de volta para Deus. Ele mesmo é o caminho do céu. Ele é a porta da glória. Por meio dele temos livre acesso ao Pai e podemos entrar confiadamente na presença daquele que está assentado no trono.

Senhor Deus, reconheço que somente em Cristo tenho livre acesso ao trono da graça. Diante dele eu desejo estar em todos os momentos e dias da minha vida. Em nome de Jesus. Amém. 

A LÍNGUA É O PINCEL DOS SÁBIOS

A língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama a estultícia (Pv 15.2).
A língua dos sábios não apenas revela conhecimento, mas também adorna o conhecimento. O conhecimento não é somente útil, mas também belo. É não apenas necessário, mas também atraente. Uma pessoa sábia torna o conhecimento apetitoso. O aprendizado deixa de ser um processo doloroso para tornar-se algo prazeroso. O conhecimento na língua dos sábios recebe contornos de beleza invulgar. A língua dos sábios é como um pincel nas mãos de um artista. Transforma as coisas comuns da vida em raras obras de arte. O oposto disso é a boca dos insensatos. Quando uma pessoa tola abre a boca, deixa sair uma torrente de estultícia. A boca do insensato é a picareta que abre sua própria cova. O homem tolo destrava a boca apenas para falar o que não convém e o que corrompe os bons costumes. Vangloria-se de suas palavras chulas e rasga a cara em gargalhadas espalhafatosas para contar suas piadas indecentes. A boca do homem insensato é como o romper de uma barragem. Provoca inundação e muita destruição. Da boca do insensato saem enxurradas pestilentas que arrastam para a vala da podridão a reputação das pessoas. Que Deus nos livre da boca dos insensatos. Que Deus nos ajude a adornarmos o conhecimento com nossa língua.

Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O JESUS VESTIU PELE HUMANA

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" (Jo 1.14).
O nascimento do Rei chegou. O Natal trouxe glória a Deus no céu e alegria na terra entre os homens. Os céus de Belém se cobriram de anjos e uma música ecoou desde as alturas: "Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens a quem ele quer bem". Deus entrou em nossa história, encarnou- se, vestiu a nossa pele e calçou as nossas sandálias.
Jesus veio ao mundo não apenas para estar ao nosso lado, mas para ser o nosso substituto. O Rei dos reis fez-se servo. Sendo rico, tornou-se pobre. Sendo santíssimo, fez-se pecado. Sendo o autor da vida, morreu em nosso lugar. O nascimento de Jesus foi um golpe no orgulho dos poderosos, pois ele não entrou no mundo vestido das glórias celestiais nem nasceu num palácio, mas numa estrebaria. Não pisou tapetes aveludados, mas andou pelas estradas poeirentas da Palestina.
Não usou um cetro de ouro, mas empunhou um cinzel na dura faina de uma carpintaria. Não veio ostentando sua majes­tade, mas esvaziou-se e tornou-se servo. Não reivindicou seus direitos, mas humilhou-se até a morte e morte de cruz para nos dar a vida eterna.
Pai querido, a humilhação voluntária de teu Filho me ensina a viver como um servo. Inspira em mim o mesmo sentimento que houve em • Cristo, o de servir antes de ser servido. Em nome de Jesus. Amém.


Autor: Hernandes Dias Lopes – Luz Para o Caminho

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

COLOCANDO ÁGUA NA FERVURA

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira (Pv 15.1).
Nosso maior problema não é com nossas ações, mas com nossas reações. Podemos conviver em paz com uma pessoa a vida toda, desde que ela nos respeite. No entanto, quando essa pessoa nos provoca com uma pergunta insolente, perdemos o controle e a compostura e tendemos a dar uma resposta à altura. E por isso que o sábio nos mostra que não é a palavra branda que desvia o furor, mas a resposta branda. Isso é mais do que ação, é reação. Mesmo diante de uma ação provocante, a pessoa tem uma reação branda. E como colocar água na fervura e acalmar os ânimos. Em outras palavras, é ter uma reação transcendental. O oposto disso é a palavra dura e deselegante. Essa palavra, em vez de jogar água na fervura, coloca mais lenha na fogueira. Em vez de abrandar o coração, provoca ira. A escolha é nossa: podemos ser pacificadores ou provocadores de contendas. Podemos dominar nossas ações e reações, ou podemos ferir as pessoas com a nossa língua e com nossas atitudes. Nesse mundo em ebulição, o caminho mais sensato é jogar água na fervura. Em face das tensões da vida e diante da complexidade dos relacionamentos, o melhor caminho é ter palavras doces e respostas brandas.
Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco.

JESUS, O SALVADOR DO MUNDO

"... porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo" (Jo 4.42).
José e Maria moravam em Nazaré, na Galileia, mas Jesus deveria nascer em Belém, na Judeia. Para que essa profecia se cumprisse, Deus moveu o coração de César Augusto para fazer um recenseamento e todos os súditos do império romano deveriam se alistar em sua própria cidade. Sendo José um belemita, precisou viajar para Belém com Maria, já em estado adiantado de gravidez.
Por não ter lugar na hospedaria da cidade, chegando a hora do nascimento de Jesus, encontraram uma estrebaria, lugar onde os animais eram recolhidos do campo para passar a noite. O Rei da glória nasceu não num palácio, mas numa manjedoura. Os anjos anunciaram aos pastores a mais esplêndida notícia, o nascimento de Jesus. Essa boa nova é a mais feliz para todos os povos da terra, pois Jesus é o Salvador do mundo, o Messias prometido, o Senhor diante de quem todos precisam se prostrar.
Não há salvação em nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos. Só Jesus salva, só Jesus perdoa pecados, só Jesus nos reconcilia com Deus. Jesus é o caminho de volta para Deus, a porta do céu, o Salvador do mundo.

O Senhor, eu creio que Jesus é o meu Salvador. A parte dele não há salvação e esperança. Meu compromisso é adorá-lo e anunciá-lo com paixão a todas as pessoas. Em nome de Jesus. Amém.

Autor: Hernandes Dias Lopes – Luz Para o Caminho