quarta-feira, 6 de julho de 2011

OMS: homossexuais têm 20 vezes mais probabilidades de contrair HIV









Dados da OMS afirma que homossexuais têm 20 vezes mais probabilidades de contrair HIV

Devido à grande incidência, a organização elaborou pela primeira vez uma lista de diretrizes para o tratamento e a prevenção deste vírus entre gays e transexuais


Genebra, 21 jun (EFE).- Os homossexuais apresentam 20 vezes mais chances de contrair HIV e por isso a Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou pela primeira vez uma lista de diretrizes para o tratamento e a prevenção deste vírus entre gays e transexuais.
Em países como a Bolívia, Jamaica, México, Mianmar, Tailândia, Trinidad e Tobago e Zâmbia, a porcentagem de homossexuais contagiados por HIV ultrapassa os 20%, e em alguns casos chega a 40%, segundo afirma o relatório da OMS, apresentado nesta terça-feira em Genebra.
No caso dos transexuais, as taxas de contágio variam entre 8% e 68%, dependendo do país, embora em muitos casos os dados não sejam confiáveis pelo fato da comunidade homossexual não ser legalmente reconhecida.
A OMS lembra que em muitos países estas pessoas são estigmatizadas, o que pode fazer com que não recorram aos serviços de atendimento médico nem recebam tratamento por medo de serem humilhadas caso seja rompido o pacto de sigilo médico-paciente.
Atualmente, mais de 75 países criminalizam os homossexuais e transexuais, privando-os de direitos fundamentais, como o atendimento médico.
Segundo os dados por regiões, a prevalência de infecções de HIV entre homossexuais na África Subsaariana oscila entre 6% e 31%, enquanto na Ásia os homossexuais apresentam 18 vezes mais probabilidades de contrair o HIV do que a população heterossexual.
Na América Latina, cerca da metade das contaminações por HIV acontecem entre gays.
As recomendações do relatório são dirigidas a políticos, profissionais de saúde e aos homossexuais e transexuais, com o objetivo de fomentar a prevenção por meio da camisinha.
'Não podemos reduzir a propagação da infecção por HIV no mundo se não forem atendidas as necessidades particulares destes grupos da população', declarou o diretor do departamento de HIV/Aids da OMS, Gottfried Hirnschall.
As novas diretrizes da OMS foram preparadas ao longo do ano passado mediante consultas mundiais das quais participaram funcionários da saúde pública, cientistas e representantes de organizações da sociedade civil.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Uma Pessoa Satisfeita

"O temor do SENHOR encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum" (Provérbios
19:23).
Um cavalheiro colocou, em lugar bem visível de sua propriedade, uma tábua onde se lia: "Eu darei esta terra a uma pessoa que esteja realmente satisfeita". Vários candidatos apareceram e a todos o cavalheiro perguntava: "Você é uma pessoa satisfeita?" Todos respondiam a mesma coisa: "Sim, eu sou". Para todos o cavalheiro fazia uma segunda pergunta: "Então, por que você deseja as minhas terras?"
E nós, somos pessoas satisfeitas? Estamos felizes com o que somos e o que temos? O que nos falta? Talvez, muitos de nós responderíamos: "Não, eu não estou plenamente satisfeito. Gostaria de ter uma bela e confortável casa, gostaria de ter um carro novo, gostaria de ter um emprego que me desse um salário melhor, gostaria de estudar em uma boa universidade, gostaria de viajar pelo mundo, gostaria de... gostaria de...

E, por incrível que pareça, mesmo que conseguíssemos todos os itens acima, certamente ainda estaríamos insatisfeitos e querendo muito mais coisas! Na verdade, nada nos satisfaz.

Creio que a solução para essa eterna insatisfação seria colocarmos outra tábua, em lugar bem visível, com o texto: "Jesus deseja entrar no coração daqueles que estão insatisfeitos". 
A partir do momento que o Senhor habita em nós, a alegria se torna completa -- não necessitaríamos de mais. Nossa casa estaria sempre iluminada -- nada nos daria mais prazer. As nossas esperanças não teriam fim -- saberíamos esperar a vontade e o tempo do Senhor.

Se Deus quiser me dar algo mais, louvarei o Seu nome e ficarei contente. Se não quiser, eu o louvarei da mesma forma. O que me satisfaz não é ter isso ou aquilo, mas, ter Jesus Cristo em meu coração.