segunda-feira, 26 de maio de 2014

14 - FAMÍLIA, LUGAR DE FUNDAMENTO – Salmo 127.1-5

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam..." (Sl 127.1).

Para se erigir uma família forte é preciso edificá-la sobre o fundamento certo. Por isso, a Escritura diz: "... se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (SI 127.1). Deus não é apenas o idealizador da família; é, também, seu fundamento. A maior necessidade da família não é de mais dinheiro ou conforto, mas da presença de Deus.
O casal que constrói seu relacionamento sobre o frágil fun­damento dos sentimentos, naufraga quando as ondas ficam revoltas. O casal que põe sua confiança na beleza física, entra em pânico, quando o tempo esculpe rugas indisfarçáveis em seu corpo, revelando as marcas indeléveis da velhice. O casal que edifica seu casamento sobre os bens materiais, descobre que o dinheiro não oferece felicidade nem segurança. O único funda­mento seguro para se edificar uma família é o próprio Deus.

Os outros fundamentos são frágeis e não suportam as tem­pestades da vida. É como edificar uma casa sobre a areia. Quando caem as chuvas no telhado, quando sopram os vento na parede e quando batem os rios no alicerce, a casa cai e é grande a sua ruína. É tempo de você conhecer a Deus e edificar sua casa sobre ele. É tempo de você fazer de Deus o fundamento de sua vida c de sua família!
Autor: Rev. Hernandes Dias Lopes

CADA DIA, Volume 34, n° 5, Especial Família. LPC Comunicações.

13 - FAMÍLIA, LUGAR DE ADORAÇÃO – Gênesis 4.1-26.

"Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta." (Gn 4.4).
Caim e Abel aprenderam a adorar a Deus desde a infância. Sabiam que esse era o fim principal do homem. Porém, ao trazerem sua oferta a Deus, dois resultados bem distintos aconteceram. Deus não se agradou de Caim e de sua oferta, ao mesmo tempo que se agradou de Abel e de sua oferta. Tanto a vida como a oferta de Caim estavam erradas, enquanto a vida e oferta de Abel eram agradáveis a Deus.
Abel trouxe para Deus um sacrifício cruento enquanto Caim trouxe os frutos da terra. Abel trouxe um sacrifício que tipificava o sacrifício de Cristo na cruz, derramando o seu sangue para nos salvar, enquanto Caim trouxe um sacrifício que representava o esforço humano para chegar-se a Deus. A oferta errada de Caim era um reflexo de sua crença errada. E a sua crença errada desembocou em sua vida errada. Mesmo sendo exortado por Deus, Caim não se arrependeu; pelo contrário, alimentou ódio no coração por Abel e traiçoeiramente tirou sua vida.

O culto de Caim era falso, porque ele era do Maligno. Seu culto foi rejeitado, porque no seu coração não havia amor por Deus nem pelo seu irmão. Não basta ter uma religião. Não basta levantar altares em nosso lar. Não podemos comparecer diante de Deus de mãos vazias. Precisamos ter a doutrina certa, a oferta certa, a vida certa e a motivação certa.
Autor: Rev. Hernandes Dias Lopes
CADA DIA, Volume 34, n° 5, Especial Família. LPC Comunicações.

12 - FAMÍLIA, LUGAR DE RECOMEÇO – Rute 1.1-22

"Assim, voltou Noemi da terra de Moabe, com Rute, sua nora, a moabita; e chegaram a Belém..." (Rt 1.22).
Não é fácil recomeçar a vida depois de uma tragédia familiar. Muitos não conseguem retomar os sonhos depois de uma falência financeira, um casamento rompido ou um luto traumático. O livro de Rute narra a dramática histórica de uma família que morava em Belém. Houve fome naquela cidade e faltou pão, na casa do pão. Elimeleque, Noemi, Malom e Quiliom saíram de Belém e foram para Moabe. Foram em busca de sobrevivência e encontraram a doença e a morte.
Noemi sepultou naquela terra estrangeira seu marido e seus dois filhos. Ficou só e viúva em terra estrangeira. Seus sonhos mor­reram com seus mortos e suas esperanças foram sepultadas com eles. Um dia, ouviu que Deus visitara novamente sua terra e então, resolve voltar. Nessa volta, sua nora Rute, se junta a ela. Noemi, cujo nome significa "feliz", revoltada com Deus, muda de nome e passa a se chamar Mara, "amargura". Porém, a providência carrancuda de Deus mostrava a Noemi uma face sorridente.

Sua nora se casou com Boaz, um rico membro da família. Seu neto tornou-se avô do rei Davi e sua nora fez parte da genealogia do Messias. Quando tudo parece perdido, Deus está trabalhando para o nosso bem, escrevendo os capítulos mais emocionantes da nossa história. Nunca perca a esperança. Sempre é tempo de recomeçar!
Autor: Rev. Hernandes Dias Lopes

CADA DIA, Volume 34, n° 5, Especial Família. LPC Comunicações.