quinta-feira, 12 de março de 2009

Jornalista que jogou sapatos em George W. Bush é condenado a 3 anos de prisão

O jornalista iraquiano Muntazer Al-Zaidi, de 30 anos, que em dezembro de 2008 jogou seus sapatos contra o então presidente dos EUA, George W. Bush, foi condenado a três anos de prisão pelo Tribunal Central Criminal do Iraque, por agressão a um chefe de Estado em visita oficial, anunciou o juiz da corte.

O magistrado Abdel Amir al-Rubaie leu a sentença contra Al-Zaidi, que desde o incidente estava detido na "zona verde", a área ultraprotegido de Bagdá que abriga os prédios administrativos iraquianos e as embaixadas estrangeiras.

A sessão foi interrompida há três semanas, logo após o início do processo, e recomeçou nesta quinta-feira (12), em Bagdá.

Zaidi, que corria o risco em caso de condenação a pegar pena de 15 anos de prisão, jogou seus dois sapatos em Bush durante uma coletiva de imprensa em 14 de dezembro. Na ocasião, o presidente americano falava ao lado do premiê iraquiano, Nouri al-Maliki. Bush não foi atingido e ainda mostrou agilidade ao desviar dos sapatos duas vezes.

Durante a primeira sessão do julgamento, que aconteceu em 19 de fevereiro, Zaidi assegurou que sua intenção não era matar Bush, tampouco "envergonhar" o primeiro-ministro iraquiano. Nesta quinta, ele se declarou inocente. "Minha reação foi natural, como a de qualquer iraquiano", afirmou Zaidi ao juiz.

A defesa do jornalista tentou provar que a visita de Bush foi feita de surpresa, e não era algo oficial, para refutar a acusação contra Zaidi, que ganhou fama mundial com sua atitude.

quarta-feira, 11 de março de 2009

SINAIS DE LIBRA

Vamos aprender a linguagem de sinais - LIBRA?
A Língua Brasileira de Sinais foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. As línguas de sinais não são universais, cada país possui a sua.
A LIBRA possui estrutura gramatical própria. Os sinais são formados por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.
Segundo a legislação vigente, Libras constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, na qual há uma forma de comunicação e expressão, de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.
Decretada e sancionada em 24 de abril de 2002, a Lei N° 10.436, no seu artigo 4º, dispõe o seguinte:
“O sistema educacional federal e sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente”.

Preparação da empresa para a integração pessoas com deficiência
www.maistreinamento.com.br

Literatura de Cordel Seleciona Obras dos Alunos Para Publicação

Para fundamentar a importância da poesia de cordel como uma aplicação pedagógica, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí (Seduc) implantará a segunda etapa do projeto Literatura de Cordel nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, segundo informou, nesta quarta-feira (4), o autor e coordenador do projeto, Pedro Costa.Implantado em 2008, em 50 escolas estaduais, o projeto será expandido para beneficiar mais 100 unidades de ensino, da capital e interior, com o objetivo de estimular o hábito da leitura. “Com o projeto os alunos terão mais contato com a legítima cultura popular nordestina”, destaca o repentista Pedro Costa.Ele justifica que a introdução da literatura de cordel nas escolas públicas serve como instrumento de formação de pessoas, onde os estudantes serão orientados a criarem em salas de aula os versos cordelistas para publicação de um livro a ser lançado antes do término do período letivo de 2009."A empolgação dos alunos e a garantia de todo o suporte necessário por parte da Seduc fizeram com que a primeira etapa do projeto funcionasse obedecendo as orientações das metas educacionais, propostas pela Unidade de Ensino e Aprendizagem. Com a expansão do projeto nossa expectativa é que a literatura de cordel contribua para melhorar qualidade da educação", frisou.