sexta-feira, 23 de março de 2012

Casamento cristão: a submissão feminina ao marido que ama sua esposa


             "Mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos,   como ao Senhor; 
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido".
(Efésios 5.22-33 -- Nova Versão Internacional)
Quando me converti, há 7 anos , não conseguia “engolir” essa parte das escrituras. A formação que tive, numa casa de mulheres independentes, não me fazia apta a entender este texto, principalmente porque me encontrava separada de meu marido. Hoje vejo com tristeza muitos lares desfeitos, inclusive de casais cristãos, entendo como este texto precisa ser compreendido por maridos e esposas. 
Eu e meu marido estamos aprendendo a andar conforme a Bíblia nos ensina. Nós dois aprendemos a ceder, e a ouvir. 
Abaixo algumas coisas que aprendemos juntos, caminhando sempre com o Senhor ao nosso lado, nos corrigindo e nos aprimorando. Não há segredo! 
Se todo homem amasse sua esposa como a si mesmo, muitos casamentos estariam ainda de pé. Se todas as esposas se sujeitassem aos seus maridos, brigas e desentendimentos seriam desnecessários. Amar como a si mesmo é respeitar, se preocupar, se doar, ter paciência, dar presentes, ligar no meio do dia, ser atencioso em casa, fazer elogios, ouvir. Todos esses pontos são fundamentais para que o marido sustente um casamento feliz. 
Se sujeitar ao marido não quer dizer que a esposa seja uma escrava que tenha que se submeter aos caprichos e desmandos do marido. Mas, sim, quer dizer que ela não tomará decisões sem consultar seu marido, que dará atenção ao seu lar para que quando ele chegue do trabalho se sinta acolhido; não gastará dinheiro desvairadamente sem perguntar se pode; não tomará as rédeas da família para si. 
Nós fomos criados numa sociedade onde o movimento feminista cresceu conosco. Mulheres e homens são diferentes anatomicamente e psicologicamente. Logo, não temos as mesmas habilidades. 
Os papéis do homem e da mulher na família são bem específicos, não podemos trocá-los, pois as coisas não funcionariam como deveria. Comparo as funções de marido e esposa com os ponteiros de um relógio. Se um dos ponteiros não estiver funcionando corretamente, não conseguiremos saber a hora exata. Ambos os ponteiros são importantes, e têm sua finalidade específica. Um ponteiro não é menos importante do que o outro. Assim um lar também precisa estar bem ajustado, para que tudo corra como deveria. 

Cintia Kaneshigue, editora do blog Vivendo a Última Hora, colabora com UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos.

Mulher de 105 anos comete suicídio na Rússia


Foto: Reprodução The Sun

A russa Anastasia Khoreva surpreendeu sua família e seus amigos na última semana, na cidade de Berdsk, na Rússia. Após se curar de uma infecção no pulmão com 105 anos de idade, a velhinha cometeu suicídio. Anastasia se enforcou usando roupas para fazer um laço em volta do pescoço.
Segundo um vizinho, Anastasia estaria cansada de esperar a morte chegar e por isso resolveu enfrentar o suicídio. “Ela passou pela Revolução Russa e pelas duas Guerras Mundiais, mas disse que estava na hora de ficar frente a frente com a morte”, complementou o vizinho. De acordo com um familiar, a russa já teria tentado cometer o suicídio, mas foi impedida por parentes.

As informações foram retiradas do jornal The Sun. Blog Cardoso Silva

quinta-feira, 22 de março de 2012

APASCENTE COM A SUA LÍNGUA


BOM DIA AMIGOS:
Os lábios do justo apascentam a muitos, mas, por falta de senso, morrem os tolos (Pv 10.21)
Há muitas bombas que têm grande poder de destruição. Hiroshima e Nagasaki foram destruídas pelo poder devastador da bomba atômica. Hoje, fala-se na bomba de nêutrons e na bomba de hidrogênio. Mesmo com uma política internacional de desarmamento nuclear, o arsenal de que dispomos hoje pode destruir nosso planeta várias vezes. Mas a bomba mais poderosa não é a atômica, nem a de hidrogênio, mas a bomba das idéias, que são veiculadas pela língua. Adolf Hitler, com o poder da sua eloqüência, enfeitiçou uma nação e provocou a Segunda Guerra Mundial. A Bíblia diz, porém, que os lábios do justo apascentam a muitos (Pv.10.21). A língua do justo é um pastor de almas, um ministério fiel, um conselheiro sábio que conduz a muitos pelas veredas da justiça. Suas palavras apontam o caminho certo para os errantes e consolam os tristes. Vivificam os abatidos e fortalecem os fracos. Curam os doentes e colocam de pé dos trôpegos. O justo apascenta com a língua. Contudo, os tolos, por falta de senso, não conseguem sequer apascentar a si mesmos. Os tolos não encontram orientação para si e por isso tombam vencidos na jornada da vida. Sua morte se torna o monumento inglório de sua tolice. Por desprezar o conhecimento de Deus, o tolo perde a própria vida. Por tapar os ouvidos á instrução, perece para sempre.
Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Ver. Zé Francisco.

O que Jesus faria?

quarta-feira, 21 de março de 2012

SOMOS CONTRA A DISCRIMINAÇÃO

QUANTO VALEM AS SUAS PALAVRAS?


Prata escolhida é a língua do justo, mas o coração do perverso vale mui pouco  (Pv. 10.20).
As palavras de um justo são mais preciosas do que os metais nobres. A língua do justo é prata escolhida: tem beleza e valor. Quando o justo fala, as pessoas são edificadas, consoladas e encorajadas. Quando o justo abre a boca, uma torrente de sabedoria jorra de seus lábios. Suas palavras são medicina para o corpo e balsamo para a alma. A língua do justo é como a luz a que aponta a direção, é como o sal que dá sabor, é como o perfume que inebria a todos com sua fragrância. Quem ouve o justo não anda em trevas, mas na luz; não caminha por trilhas incertas, mas segue por caminho seguro; não cruza os desertos tórridos e inóspitos, mas atravessa os campos férteis da prosperidade. Quem acolhe as palavras do justo segue o caminho perfeito de Deus, é sustentado pelo braço onipotente de Deus, até chegar á cidade de Deus, para reinar com o Filho de Deus. Se a língua do justo tem palavras tão belas e preciosas, o coração do perverso, de onde fluem suas palavras, vale muito pouco, pois é um poço de perdição, um laboratório de engano, uma usina de mentiras, um território onde domina a maldade. É tempo de avaliarmos o valor das nossas palavras: elas são prata ou escória? São belas e atraentes ou feias e repugnantes? Têm valor como à prata escolhida ou valem muito pouco com o coração do perverso?
Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco.

terça-feira, 20 de março de 2012

VIGIE A PORTA DOS SEUS LÁBIOS

No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente (Pv. 10.19).


Quem fala muito erra muito. Até o tolo, quando se cala, é tido por sábio (Pv 17. 28). A Palavra de Deus é categórica: todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. (Tg 1.19). Muito transgride quem fala para depois pensar, fala sem refletir e fala mais do que o necessário. Devemos falar a verdade em amor. A verdade é o conteúdo, e o amor sem a verdade engana. Só devemos falar o que é bom e oportuno. Só devemos abrir a boca para transmitir graça aos que ouvem. O tolo fala muito e pensa pouco; fala muito e comunica pouco; fala muito e acerta pouco. O prudente, porém, modera os lábios e amplia sua influencia. Fala pouco e reflete muito; fala pouco e comunica muito; fala pouco e abençoa muito. Devemos ser cautelosos em nossa fala, pois a vida e a morte estão no poder da língua. Podemos vivificar ou matar um relacionamento dependendo da maneira como nos comunicamos. A comunicação é o oxigênio que nutre nossos relacionamentos. Nossa língua, portanto, precisa ser fonte de vida, e não cova de morte; precisa ser medicina, e não veneno; precisa ser bálsamo que consola, e não fogo que destrói. 

Gotas de Sabedoria para a Alma - LPC Publicações - Digitado por: Rev. Zé Francisco.

segunda-feira, 19 de março de 2012

DEUS ESTÁ À FRENTE DE TUDO QUE FAZEMOS

Um bom dia e uma semana abençoada pelo nosso grande e Pai é o que o Blog do Rev. Zé Francisco deseja a todos os leitores.

Depois de uma semana ausente e sem postagem, finalmente estamos de volta com o nosso "Gotas de Sabedoria para a Alma". Pedimos desculpas aos leitores por esse contra tempo, mas foi por um motivo muito, mas muito justo, que estivemos ausentes.  Viajamos até o Estado do Piauí, mas precisamente, até a cidade de Piripiri, a fim de recebermos uma bênção das mãos de um amigo chegado e abençoado por Deus. No sábado fiz a viagem de volta um tanto maluca, pois aventurei vir do Piauí de Moto 125 cilindradas, percorrendo mais 800 Quilômetros. A viagem foi muito cansativa, mas valeu a pena pois estou muito feliz pelo cuidado de Deus para comigo.

DOMINGO NA IP DE IPANGUAÇU
O domingo na Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu foi de bênçãos, apesar das lutas. Na EBD, que acontece às 09h00min., falamos sobre disciplina geral ou como viver sob a disciplina do Senhor. À tarde visitamos uma família querida nossa e no culto solene às 19h00min., Deus nos proporcionou uma grande alegria trazendo um número considerável de visitantes e salvando o adolescente Felipe que assumiu a sua fé e a necessidade de salvação em Cristo Jesus.
Também tivemos a participação do nosso grupo de louvor com o Dic. Nazareno Jr. que há dias não louvava na Igreja. Por esses e por muito mais, louvo e glorifico ao Nome do Senhor, pois sei que nada disso aconteceria se Ele não estivesse a frente desse trabalho. Estou certo de que sou apenas um auxiliar, um servo, na obra do Senhor. Tenho convicção de que Deus está à frente de tudo que fazemos. Portanto, a Deus toda Glória, honra e poder.

Rev. José Francisco.

NÃO ARMAZENE O ÓDIO


O que retém o ódio é de lábios falsos, e o que difama é insensato. (Pv. 10.18)

Há duas maneiras erradas de lidar com o ódio. A primeira é a explosão da ira, quando o individuo, como um vulcão em efervescência, desanda a boca para difamar o próximo. Essa explosão começa com a agressão verbal e culmina na violência física. Pessoas destemperadas emocionalmente transtornam a vida de todos a sua volta. A segunda maneira errada de lidar com a ira é retê-la e armazená-la. A pessoa não explode, não provoca um escândalo publico e ate mantém as aparências, mas azeda o coração e destila a falsidade com os lábios. Muitas pessoas vivem uma mentira. Os lábios produzem palavras macias, mas o coração é duro como uma pedra. Os lábios tecem elogios, mas no coração trama-se a morte. Há um descompasso entre o que sente e o que fala um abismo entre a boca e o coração. Tanto a explosão da ira como a sua retenção são atitudes incomparáveis com a vida cristã. Não podemos apontar essa arma de grosso calibre contra os outros ou contra nós mesmo. A solução não é ferir os outros nem a nós mesmos, mas perdoar-nos mutuamente, como Deus em Cristo nos perdoou. Em vez de escondermos o veneno da maldade debaixo da língua, devemos nos abençoar e preferir em honra uns aos outros. Só assim desfrutaremos de uma vida verdadeiramente feliz.

Gotas de Sabedoria para a Alma - LPC Publicações - Digitado por: Rev. Zé Francisco