quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cerca de 20 mil pessoas protestaram contra a lei da anti-homofobia


Protesto em Brasília contra a PL 122 
"Daqui a pouco vão dizer que a Bíblia é homofóbica", dizia um dos cartazes
Um ato religioso, a maior parte evangélicos, no gramado em frente ao Congresso Nacional hoje, reuniu cerca de 20 mil pessoas, segundo cálculos da Polícia Militar, para protestar contra o projeto que criminaliza a homofobia. Os líderes do movimento anunciaram a presença de até 70 mil pessoas no evento.
A relatora do projeto, Marta Suplicy (PT-SP), que defende o texto, foi alvo das críticas de pastores e parlamentares da bancada dos evangélicos. Os manifestantes exibiam cartazes com dizeres "Daqui a pouco vão dizer que a Bíblia é homofóbica", "I love my family" e "Pela união entre o homem e a mulher".
Um pequeno grupo de homossexuais, cerca de cem pessoas, protestou contra o ato dos religiosos, num canto, cercado por 50 policiais militares, que faziam um cordão de isolamento. Os ativistas também carregavam cartazes: "Sou LGBT e Jesus me ama", "Matar homossexuais não é coisa de Deus" e "Você já deu um abraço no seu filho gay hoje?".
Quatro trios elétricos, com grupos que entoavam músicas evangélicas, ocupavam a frente do Congresso. Num deles, políticos e pastores se revezavam nos discursos. Evangélico, o senador Magno Malta (PR-ES) disse ser contra o projeto no Senado. "O Senado não vai criar o terceiro sexo não. Não vai ter uma leizinha para beneficiar meia dúzia. O 'kit-gay' (material de combate à homofobia do Ministério da Educação) está sepultado", disse Magno Malta.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiram a favor da relação homoafetiva há três semanas, foram alvo das críticas dos evangélicos. "Os ministros do Supremo rasgaram a lei, não têm autoridade para isso. Foi uma afronta ao Congresso Nacional, quem cria leis no País", disse o pastor Silas Mafalaia, responsável pela realização da manifestação.
Presente ao ato, o deputado e católico Jair Bolsonaro (PP-RJ), que faz duras críticas ao comportamento dos homossexuais e chega a bater boca com parlamentares na Câmara e no Senado, também foi alvo das críticas dos ativistas homossexuais.
Do Blog: Parabéns aos organizadores e participantes deste evento que lutam por garantir nossos direitos constitucionais.