segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

JESUS, O CONSOLADOR DOS TRISTES

"Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores!" (Lc 7.13).
O choro é a primeira atitude diante da vida. Nascemos chorando. Temperamos as alegrias da vida com as lágrimas. Descemos à sepultura em meio ao pranto. Choramos pelas doenças do corpo e pelas angústias da alma. Choramos por nós mesmos e pelos outros; choramos de tristeza e até de alegria. Choramos quando somos traídos e quando sofremos injustiça. Choramos pelas decepções da vida e pelo drama da morte.
Choramos desde o nascer do sol até o ocaso. Algumas das nossas lágrimas são muito doídas. Talvez, as lágrimas mais amargas sejam aquelas que derramamos na hora do luto. Um dia Jesus encontrou uma mulher viúva que ia enterrar seu filho único. Jesus disse a ela: "Mulher, não chores!". Mas, como não chorar?
Como não chorar quando alguém a quem amamos é arrancado dos nossos braços? Como não chorar diante da tristeza que nos consome? Jesus não apenas deu uma ordem à mãe enlutada, mas também ordenou ao jovem morto: 'Jovem, eu te ordeno, levanta-te!". A vida brotou da morte e a tristeza foi substituída pela alegria. Jesus ainda hoje é o Consolador dos tristes!

Pai amável, só tu podes dar alívio e paz ao meu triste coração. Sei que tu contas as minhas lágrimas, conheces as minhas dores e me consolas quando choro. Em nome de Jesus. Amém.

Autor: Hernandes Dias Lopes – Luz Para o Caminho.

CAMINHOS QUE AGRADAM A DEUS

O caminho do perverso é abominação ao Senhor, mas este ama o que segue a justiça (Pv 15.9).
A Bíblia fala de caminhos que ao homem parecem direitos, mas no final são caminhos de morte. O caminho do perverso é largo e cheio de luzes. E o caminho das facilidades, dos atrativos do mundo, dos prazeres da carne, das aventuras e das paixões infames. Nesse caminho tudo é permitido, nada é proibido. Nesse caminho não há tabus nem leis. Cada um vive a seu modo e segue os ditames de seu próprio coração. Nesse caminho o sentimento de culpa é banido, a ideia de certo e errado é desfeita, e os valores morais são colocados de cabeça para baixo. Esse caminho é popular. Por ele passa uma multidão com forte sentimento de liberdade, uma multidão que escarnece daqueles que entram pelo caminho estreito da santidade. Mas o caminho do perverso, embora seja aplaudido pelos homens, é abominação para Deus. O fim desse caminho largo é a morte e a condenação eterna. Por outro lado, Deus ama o que segue a justiça. Ainda que trilhem uma estrada estreita, íngreme e cheia de perigos, Deus ama aqueles que seguem por esse caminho. Ele é estreito, mas seguro. Exige renúncias, mas oferece salvação. Requer arrependimento, mas conduz à bem-aventurança eterna. E rejeitado pelos homens, mas aprovado por Deus.

Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco.

domingo, 29 de dezembro de 2013

ESPERANÇA DOS DESESPERANÇADOS

"Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente" (Mc 5.36).
A vida não é indolor. Há momentos que ela nos mostra sua carranca e nos ameaça com circunstâncias medonhas. Tem­pestades terríveis nos assolam. Nessas horas, o desespero nos perturba, a angústia aperta nosso peito e as lágrimas brotam dos nossos olhos. Neste cenário, Jesus se ergue como a esperança dos desesperançados.
Jesus acalma as tempestades da vida, liberta os cativos, cura os enfermos e ressuscita os mortos. Ele tem autoridade sobre as leis da natureza e poder sobre os demônios. Jesus tem autoridade sobre as enfermidades e poder sobre a morte. O vento impetuoso e as ondas revoltas que conspiram contra nós, obedecem a sua voz. Os demônios que oprimem os cativos batem em retirada sob sua ordem. As enfermidades que nos castigam não resistem à sua autoridade.
A própria morte, que ceifa a vida e arranca dos nossos braços as pessoas que amamos, obedece a sua voz. Para Jesus não tem causa perdida nem problema insolúvel. Para ele não tem vida irrecuperável nem situação irremediável. Jesus pode tudo quanto quer. Ele é a esperança dos desesperançados.
Senhor, Jesus possui as rédeas da história. Por isso eu confio que a minha vida não está entregue à sorte ou ao destino, mas nas mãos do meu rei e salvador. Em nome de Jesus. Amém.

Autor: Hernandes Dias Lopes – Luz Para o Caminho.

O CULTO SEM VIDA NÃO TEM VALOR

O sacrifício dos perversos é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o seu contentamento (Pv 15.8).
E um ledo engano pensar que podemos adorar a Deus de qualquer jeito. É tolice pensar que podemos nos aproximar daquele que é santo com um coração entupido de sujeira. Deus não se satisfaz com ritos sagrados e liturgias pomposas. Ele vê o coração e procura a verdade no íntimo. Os perversos também oferecem culto. Eles também fazem seus sacrifícios. Também têm uma expressão religiosa. Mas o serviço religioso daqueles que com sua vida desonram a Deus é abominável ao Senhor. Deus não se satisfaz com adoração; ele procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Se o culto dos perversos é abominável para Deus, a oração dos retos é o seu contentamento. Antes de aceitar nossas orações, Deus precisa aceitar nossa vida. Antes de receber a oferta, Deus recebe o ofertante. Caim e Abel ofereceram sacrifícios a Deus, mas o Senhor se agradou de Abel e de sua oferta, ao passo que rejeitou Caim e sua oferta. Não é possível separar a adoração do adorador. Não é possível distinguir a oferta do ofertante. Se nossa vida é reprovada por Deus, nosso culto também não será aceito por ele. A melhor oração que podemos levar a Deus é nossa própria vida no altar.
Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco.

MENTIROSO, LUNÁTICO OU DEUS?

"Eu e o Pai somos um" (Jo 10.30).

Josh McDowell, em seu livro “Mais que um carpinteiro” levanta a seguinte questão: “Jesus é mentiroso, lunático ou Deus”. Se Jesus não era quem ele disse ser, então era um mentiroso; se Jesus pensava ser quem não era, então era um lunático; mas, se Jesus é quem ele disse ser, então, é Deus. Aqueles que negam a divindade de Cristo, automaticamente, chamam-no de mentiroso ou lunático.
E se Jesus foi um mentiroso ou lunático, então, precisaremos admitir que uma mentira salvou o mundo e um lunático libertou das garras do diabo milhões de pessoas. Aqueles que negam a divindade de Cristo e, ao mesmo tempo, afirmam que ele é um espírito iluminado ou um mestre do bem, caem em contradição, pois se ele mentiu sobre sua identidade, então foi um enganador e jamais poderia ser exemplo para a humanidade.
Só nos resta uma opção: de fato Jesus é Deus. O Natal nos revela a grande verdade de que Deus se fez homem, o Rei da glória se fez servo e o autor da vida nasceu para morrer e morrer pelos nossos pecados. Este é o maior de todos os mistérios; a expressão superlativa do amor de Deus!
Deus, eu quero confessar diante de ti e dos homens que Jesus
Cristo é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, que se fez servo por causa do teu amor por mim. Em nome de Jesus. Amém.

Autor: Hernandes Dias Lopes – Luz Para o Caminho