sexta-feira, 9 de maio de 2014

9 – FAMÍLIA, LUGAR DE RESTAURAÇÃO – Jó 42.1-17

"Mudou o Senhor a sorte de Jó... e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra." (Jó 42.10).
A família é o berço onde nascemos, o campo de treinamento onde crescemos e somos adestrados para os grandes embates da vida. A palavra de Deus menciona a história de Jó, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Esse homem era riquíssimo. Tinha uma família bonita e muitos amigos. Sua riqueza não afastou seus passos do caminho da piedade nem apagou a chama da oração no altar de sua vida.
Satanás insinuou que Jó servia a Deus por interesse e acusou a Deus de suborná-lo com bênçãos, para receber dele adoração. Deus permitiu Satanás tocar nos bens, na família e na saúde de Jó. O homem mais rico do Oriente ficou pobre. Perdeu seus dez filhos num único dia e foi acometido por uma doença devastadora que necrosou sua pele sobre seus ossos pontiagudos. No auge de sua dor, sua mulher se revoltou contra Deus e seus amigos se revoltaram contra ele.

Jó ergueu a Deus suas perguntas e bombardeou os céus com suas queixas. Deus não lhe deu nenhuma explicação, mas restaurou sua sorte e deu-lhe em dobro tudo quanto possuíra. Deus restituiu sua saúde, seu casamento, seus amigos, dando-lhe mais cento e quarenta anos e outros dez filhos. Satanás intentou destruí-lo, mas Deus ainda mais o exaltou. Deus não mudou. Ele pode, também, restaurar sua família!

Autor: Rev. Hernandes Dias Lopes
CADA DIA, Volume 34, n° 5, Especial Família. LPC Comunicações.

8 – FAMÍLIA, LUGAR DE RECONCILIAÇÃO – Gênesis 33.1-20.

"Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram." (Gn 33.4).
A família é a instituição mais antiga do mundo. Preexiste à igreja e ao Estado. É a base de toda a estrutura social. Nela se desenrolam as relações mais profundas. As vezes, os relacionamentos ficam estremecidos dentro do lar. Filhos se levantam contra pais e pais contra filhos. Irmãos declaram guerra a seus próprios irmãos, e assim, a família se torna um campo de guerra. A família de Isaque e Rebeca lança luz sobre o assunto.
Esse casal teve Esaú e Jacó, dois filhos gêmeos. Representavam duas nações. Seus pais, por falta de habilidade, cavaram abismos no relacionamento deles, em vez de construir pontes de amizade entre eles. Isaque tinha predileção por Esaú e Rebeca por Jacó. Os filhos separaram os pais e os pais jogaram um filho contra o outro. A mentira e os arranjos tramados nos bastidores só agravaram a relação já estremecida dos irmãos.

Jacó roubou astuciosamente a bênção de primogenitura. Esaú, furioso, resolve matar seu irmão. Jacó foge de casa e nessa fuga passa mais de vinte anos fora. Só depois de constituir família e voltar à sua terra é que Jacó tem um encontro com seu irmão. Deus aplainou o caminho e eles se abraçaram, choraram e se perdoaram. A reconciliação deles trouxe paz para a família na terra e glória para Deus no céu.
Autor: Rev. Hernandes Dias Lopes
CADA DIA, Volume 34, n° 5, Especial Família. LPC Comunicações.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

A mulher bem casada

"As mulheres felizes no casamento amam de forma inteligente. Elas cuidam do marido, sem ser castradora."
A escritora Cibele Dorsa, em seu livro Homens no bolso, traça o perfil da mulher bem casada. Ninguém melhor do que uma mulher para fazer isso. Vejamos como é a mulher bem casada segundo a autora:
* Tem um sorriso fácil;
* Enfrenta os problemas com naturalidade;
* Tem TPM mais tranquila;
* É equilibradamente vaidosa;
* Gosta de crianças;
* É bem-humorada;
* Se sente segura;
* Ama de forma inteligente;
* É amiga das amigas;
* Diverte-se com o seu marido como se fossem solteiros;
* É cúmplice;
* Cuida do marido quando ele está doente;
* Preocupa-se com o que o marido sente;
* É bonita por dentro e transparece beleza por fora;
* Respeita o espaço do marido;
* Torna-se uma grande mãe;
* Não fala alto para ser entendida;
* É submissa, sem ser super dependente;
* Trata as pessoas de igual para igual;
* Não é fanática por limpeza e arrumação;
* Sabe que o segredo do sucesso está no equilíbrio;
* É ativa sexualmente;
* Participa da vida do marido;
* Coloca o marido para cima;
* Não trai porque ama com integridade;
* Tem vida própria e vida conjunta na medida certa;
* Não faz tempestade em copo d'água;
* Não reclama dos problemas domésticos com o marido;
* Não é chata nem pegajosa;
* É atenta às necessidades do seu marido.
"A mulher que fica pensando em cada palavra grosseira ou ação desatenciosa do marido aprendeu a planejar mágoa."

Retirado do Livro " 5 Segredos das Mulheres Felizes no Casamento" de Josué Gonçalves.

7 – FAMÍLIA, LUGAR DE SALVAÇÃO – 2 Timóteo 3.1-17

"e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus" (2Tm 3.15).
A família é o palco onde se desenrolam os grandes acontecimentos da vida. Evoco a história de Timóteo, registrada no livro de Atos e nas epístolas paulinas. Nasceu num lar piedoso. Sugou com o leite materno a piedade e recebeu desde a infância a instrução das Escrituras. A fé genuína habitou primeiro em sua avó Loide e também em sua mãe Eunice. Essa mesma fé foi transmitida a Timóteo. Esse conhecimento da verdade tornou-o sábio para a salvação.
Mais tarde, Timóteo conhece o apóstolo Paulo e torna-se seu filho na fé, discípulo e companheiro de viagens. Paulo disse que Timóteo transcendeu a todos os outros cooperadores, porque ninguém havia como ele, que cuidasse dos interesses de Cristo e da igreja. Timóteo foi pastor da igreja de Éfeso, num tempo crítico, onde os crentes da Ásia estavam numa debandada geral. Mesmo sendo jovem, tímido e doente, liderou o povo de Deus num tempo de perseguição política e invasão de falsos mestres.

A criação de Timóteo reafirma a verdade das Escrituras: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele" (Pv 22.6). O legado espiritual que Timóteo recebeu na infância produziu abundante retorno na juventude e grande colheita para o reino de Deus ao longo da história.

Autor: Rev. Hernandes Dias Lopes
CADA DIA, Volume 34, n° 5, Especial Família. LPC Comunicações.

6 – FAMÍLIA, LUGAR DE AMIZADE – Provérbios 17.1-28

"Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão." (Pv 17.17).
Nossos melhores amigos precisam estar dentro da nossa própria casa. E no lar que forjamos nossas relações mais duradouras. É no seio da família que firmamos os laços das amizades mais profundas. O amigo verdadeiro é aquele que confronta você com firmeza e o consola com doçura enquanto o falso amigo lisonjeia você pela frente e o critica pelas costas. O amigo verdadeiro está ao seu lado em todo o tempo; o falso amigo aparece ao seu lado apenas na foto das celebrações.
O verdadeiro amigo, aproxima-se de você para oferecer algo; o falso amigo encosta-se em você, como um parasita, apenas para obter algo. O verdadeiro amigo ama em todo o tempo; o falso amigo não ama nunca. O verdadeiro amigo é aquele que chega em sua casa quando todos já se foram; o falso amigo é aquele que se afasta de você na hora da crise.

A família precisa ser o celeiro de amizades genuínas. E dentro da família que precisamos expressar nosso amor mais profundo e nossa amizade mais leal. É na família que devemos fazer nossos mais robustos investimentos. Quem não cuida de sua família nega a fé. Quem não é leal aos de casa, não pode ser fiel aos de fora. É no laboratório da família que devemos desenvolver nossas experiências mais profundas acerca da verdadeira amizade.
Autor: Rev. Hernandes Dias Lopes
CADA DIA, Volume 34, n° 5, Especial Família. LPC Comunicações.

terça-feira, 6 de maio de 2014

5 – FAMÍLIA, LUGAR DE SUPERAÇÃO – 1 Crônicas 4.1-430

"Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz." (1Cr 4.9)
Jabez foi mais nobre do que seus irmãos. Não se conformou com a decretação da derrota. Reagiu diante de tragédia. Seu nome tinha um enorme peso. Sua mãe sofreu muito para lhe dar à luz. Então, ergueu um monumento vivo à sua dor, colocando esse nome no filho. Jabez poderia ter se conformado àquele destino inglório. Porém, ele se voltou para Deus e rogou quatro coisas: primeiro, pediu a bênção de Deus. Compreendeu que a dor sem a presença de Deus é insuperável. Porém, com a bênção do Altíssimo, os traumas do passado podem ser superados.
Segundo, pediu a prosperidade de Deus. Rogou que suas fronteiras fossem alargadas. Quis mais influência para ser um maior influenciador. Jabez não se conformou com a limitação que lhe havia sido imposta. Ele subiu nos ombros dos gigantes e teve a visão do farol alto.
Terceiro, pediu a presença de Deus. Pediu que a mão de Deus fosse com ele. Diante dos grandes embates da vida não podemos vencer sem a presença de Deus. É a presença do Altíssimo que remove o medo e tonifica a fé. Quarto, pediu proteção do mal. Jabez sabia que a vida se desenrola num campo minado pelo inimigo. Jabez pediu livramento do maligno e também livramento da aflição provocada por ele. Deus atendeu sua oração e fê-lo mais nobre que seus irmãos.

Autor: Rev. Hernandes Dias Lopes
CADA DIA, Volume 34, n° 5, Especial Família. LPC Comunicações.

4 – FAMÍLIA, LUGAR DE COMUNICAÇÃO – Provérbios 18.1-24.

"A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto." (Pv 18.21)

O futuro chegou. E chegou trazendo em suas asas a comunicação virtual. O mais otimista dos futurólogos não poderia prever o que nossa geração está assistindo no campo da tecnologia e da comunicação. Armazenamos informações nas nuvens. Acumulamos bibliotecas inteiras num pequeno chip. Acessamos, com um toque, um mundo de conhecimento jamais percebido pelo mais avultado intelectual do passado. Esse é o melhor e o pior dos tempos.
Ao mesmo tempo em que nos aproximamos dos que estão longe, distanciamo-nos dos que estão perto. Criamos pontes de contato com quem nunca vimos face a face e levantamos muros entre nós e aqueles que moram conosco. Há famílias que não conseguem mais se reunir ao redor da mesa para a refeição. Não conseguem mais um bom bate-papo. A comunicação precisa ser restaurada na família, pois a comunicação é o oxigênio dos relacionamentos.
A morte e a vida estão no poder da língua. Podemos dar vida ou matar nossos relacionamentos, dependendo da maneira como nos comunicamos. Invista nos relacionamentos dentro de sua família. Aprenda a ouvir, seja cauteloso no falar e administre seus sentimentos para que sua casa seja um lugar onde reine uma comunicação saudável, e seja o melhor lugar do mundo para você viver.

Autor: Rev. Hernandes Dias Lopes
CADA DIA, Volume 34, n° 5, Especial Família. LPC Comunicações.

3 – FAMÍLIA, LUGAR DE PERDÃO – Colossenses 3.1-25

"... perdoai-vos mutuamente... Assim como o Senhor os perdoou, assim também perdoai vós." (Cl 3.13).

Não existe família perfeita. Não temos pais perfeitos, não somos perfeitos, não nos casamos com uma pessoa perfeita nem temos filhos perfeitos. Temos queixas uns dos outros. Decepcionamos uns aos outros. Por isso, não há casamento saudável nem família saudável sem o exercício do perdão. O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual. Sem perdão a família se torna uma arena de conflitos e um reduto de mágoas.
Sem perdão a família adoece. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração. Quem não perdoa não tem paz na alma nem comunhão com Deus. A mágoa é um veneno que intoxica e mata. Guardar mágoa no coração é um gesto autodestrutivo. É autofagia. Quem não perdoa não pode adorar a Deus nem ser perdoado. Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente. Quem não perdoa é entregue aos verdugos da consciência, aos flageladores da alma.
Quem não perdoa vive atormentado no cárcere da culpa. É por isso que a família precisa ser lugar de vida e não de morte; território de cura e não de adoecimento; palco de perdão e não de culpa. O perdão traz alegria onde a mágoa produziu tristeza; cura, onde a mágoa causou doença; reconciliação, onde a mágoa cavou abismos de ressentimento.

Autor: Rev. Hernandes Dias Lopes
CADA DIA, Volume 34, n° 5, Especial Família. LPC Comunicações.

2 – FAMÍLIA, LUGAR DE ORAÇÃO – João 16.1-24

"... em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome." (Jo 16.23).

A família foi criada por Deus, depende de Deus e só caminha vitoriosa na força de Deus. Dinheiro, sucesso e poder são bordões frágeis demais para nos manter de pé nas lutas da vida. A força do nosso braço e a destreza da nossa mente não são suficientes para nos garantir a vitória. A ajuda que vem de dentro não basta; precisamos da ajuda que vem do alto. De Deus vem o poder para caminharmos sobre as ondas bravias do mar da vida.
Mas, onde está esse poder? Não vem da psicologia, da autoajuda. Não procede da meditação transcendental nem dos rituais religiosos. Esse poder vem de cima, do alto, de Deus. A oração é o recurso sobrenatural que Deus colocou em nossa mão para vivermos vitoriosamente. A oração é como um incenso que sobe da terra ao céu. O que queima o incenso é o fogo. Por isso, precisamos manter aceso o fogo no altar da oração, pois a oração conecta o altar com o trono, une a fraqueza humana com a onipotência divina.
A oração pode tudo quanto Deus pode, pois tudo quanto pedimos ao Pai em oração, em nome de Jesus, ele nos concede. A família vitoriosa caminha de joelhos. Quanto mais demonstramos nossa dependência de Deus, mais fortes nós somos. Um crente de joelhos é mais valente do que um guerreiro. Uma família de joelhos é mais forte do que um exército.

Autor: Rev. Hernandes Dias Lopes
CADA DIA, Volume 34, n° 5, Especial Família. LPC Comunicações.

1 - FAMÍLIA, LUGAR DE VIDA – Salmo 34.1-22

"Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor." (SI 34.11).
A família é o palco onde se desenrolam as cenas mais importantes da vida. E onde celebramos as maiores vitórias e choramos as dores mais profundas. E onde compartilhamos nossos momentos de glória e dividimos nossas horas mais tristes. È o lugar onde somos aceitos não pelo nosso sucesso, mas apesar dos nossos fracassos. A família é lugar de vida, mas também onde choramos a dor mais aguda do luto.
A família é ideia de Deus. É instituição divina. Deus a estabeleceu para ser uma fonte de alegria, um oásis de amor, um refúgio de paz. E na família que aprendemos as mais importantes lições de vida. E no lar que forjamos o nosso caráter. E no recôndito da família que aprendemos os valores que hão de nortear nossa caminhada. Partimos do lar em busca de sustento e voltamos para o lar em busca de abrigo e refrigério. Saímos do lar para adquirir conhecimento e voltamos ao lar para repartir nosso saber.

A família é lugar de semeadura e colheita. Quanto mais semeamos em nossa família, mais colhemos os frutos sazona- dos do amor, da amizade e do respeito. Quando investimos generosamente em nossa família, fazemos um depósito robusto cm nossa própria conta. Quanto mais valorizamos a. família, mais valorizados somos e mais felizes vivemos. 

Autor: Rev. Hernandes Dias Lopes
CADA DIA, Volume 34, n° 5, Especial Família. LPC Comunicações.

CADA DIA ESPECIAL - FAMÍLIA, LUGAR DE APRENDIZADO

Rev. Hernandes Dias Lopes
O BLOG APRESENTARÁ NESTE MÊS DA FAMÍLIA AS MENSAGENS DO CADA DIA ESPECIAL FAMÍLIA - QUE DEUS POSSA LHE EDIFICAR.


Temos a grande alegria de entregar aos nossos leitores, o Cada Dia Especial de Família 2014. Trataremos do tema: Família, lugar de aprendizado. Temos plena consciência de que a família é uma instituição divina e a célula mãe da sociedade. Se a família vai bem, a nação vai bem; se a família vai mal, a nação vai mal. A coletividade nunca pode estar melhor do que a soma das individualidades. Num tempo em que a família é tão bombardeada na literatura, na mídia, nas casas de leis e até nos tribunais, é mister erguer a voz em favor da família, mostrando que ela é um lugar de aprendizado.
É na família que aprendemos as lições mais importantes da vida. E na família que nosso caráter é forjado. E nesse campo de treinamento que os valores morais são esculpidos nas tábuas do nosso coração. É nessa escola superior da vida que aprendemos a amar a Deus, a criar os filhos com sabedoria, a honrar os pais e a amar o próximo como a nós mesmos. Se a família fracassar em sua nobre missão, a igreja perderá seu poder espiritual e a nação entrará em colapso.
Minha esperança é que essas meditações aqueçam seu coração e despertem você para lutar em favor da família, a maior e melhor escola do mundo!

CADA DIA, Volume 34, n° 5, Especial Família. LPC Comunicações
Tiragem: 100.000 exemplares – 1ª Impressão
Texto: Hernandes Dias Lopes
Revisão: Milton Alves
Editor: Hernandes Dias Lopes
Capa: Rodrigo Duprat
Foto (capa): Bebê: Vitalinko \ Dreamstime.com
Cubos: Micha360 \ Dreamstime.com
Letras: Raja Rc \ Dreamstime.com