sábado, 10 de novembro de 2012

QUEM É O HOMEM? A PESSOA INDIVISA – Parte 11

TEXTOS BÁSICOS: Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
(Gn 2:7).
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. (Hb 4:12)
O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (1Ts 5:23)
INTRODUÇÃO: Como é constituído o homem? A resposta à esta pergunta tem gerado sérios danos à igreja, especialmente no trato das “doenças” psicológicas e no desprezo de alguns cristãos para com o corpo.
ü  A Bíblia não descreve o homem cientificamente.
ü  A Bíblia embora aponte para a constituição do homem, não tem nisto sua preocupação primária, mas no relacionamento deste homem com o Senhor e isto por meio da sua pessoa (corpo e alma).
TRICOTOMIA OU DICOTOMIA
ü Tricotomia: alma (outros), corpo (ambiente) e espírito (Deus);
ü Dicotomia: alma/espírito e corpo
ü Por que rejeitar a tricotomia?
1.    Violenta a unidade do homem;
2.    Pressupõe uma antítese e uma distinção entre alma e espírito;
Textos bíblicos: Mt 10.28; Tg 2.26; 1 Sm 1.10; 2 Pd 2.8; Lc 1.46, 47; Mc 12.30; Tg 1.21; 1Co 5.3, 5; Gn 35.18; 1 Re17.21.
UMA PERSPECTIVA BÍBLICA
O homem visto de forma integral
ü O uso dos termos bíblicos falam do homem todo;
ü No AT: alma (nephesh); espírito (ruach); coração (lebh); carne (basar). Estes termos descrevem o homem, em sua personalidade, em sua totalidade com perspectivas diferentes.
ü No NT: pneuma (espírito); psyche (alma); kardia (coração); sarx e soma (corpo).
A síntese de tudo é que o homem deve ser visto em sua totalidade, sem desprezar o fato de que tem um aspecto físico e um espiritual (unidade psicossomática), que estão unidos até à morte.
APLICAÇÕES:
  1. Pessoal: se sou corpo e alma, devo zelar tanto do corpo quanto da alma que o Senhor me concedeu.
2.     Evangelística: devemos atentar que neste trabalho o homem deve ser visto como um todo.
3.     Familiar: as pessoas da minha família têm necessidades físicas e espirituais.

RESUMO DAS AULAS ANTERIORES:
QUEM É O HOMEM (11ª PARTE)?
Uma pessoa criada à imagem de Deus, integral, com corpo e alma, em retidão original, numa tríplice relação. O homem é possuidor de uma auto-imagem dinâmica que pode ser ajustada, porém, por ter caído, convive com os efeitos do primeiro pecado, a saber: culpa e depravação. Para todos estes, o homem tem, da parte de Deus a solução, Cristo. Ao homem caído Deus concede sua graça comum que restringe lhe o mal e o habilita à prática do que é bom, ainda que não seja regenerado.



Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu-Rn
Pregando e vivendo o Evangelho

Rev. José Francisco do Nascimento

UMA GOTA DE SABEDORIA PARA SUA ALMA


terça-feira, 6 de novembro de 2012

COSMOVISÃO BÍBLICA: Enxergando o mundo com os olhos de Deus


Texto Básico: Ef 5.15-16: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus”.

INTRODUÇÃO: Como descobrir qual a cosmovisão governa sua vida e pensamento – que é isto? Como você conhece isto? Por que você faz isto? Por quê?
Descobrir como Deus trabalha no mundo
Ao olhar para o quadro geral da história, você começa a perceber que as coisas fazem sentido como se os vários eventos encaixam-se para tornar a história verdadeiramente significativa.
Você entenderá melhor seus próprios pressupostos e crenças no pré-estudo da Bíblia e entenderá a própria cultura na qual a Bíblia foi escrita; entenderá a progressão da mensagem de Deus e estará melhor habilitado para fazer aplicações práticas a sua vida.
Não apenas a história começará a fazer sentido para você, mas também a sua compreensão dos eventos e problemas atuais aumentará. Você será melhor equipado como um cidadão e poderá ver melhor seu papel de cristão na cultura e na sociedade.
RELEVÂNCIA DO ESTUDO
A Necessidade de discernir os tempos (Lc 12.56; Ef 5.15-16).
Todos, consciente ou inconscientemente, possuem uma cosmovisão, e vivem de acordo com a mesma. Relação entre pensamento e procedimento. (Pv 23.7; 2 Co 11.3; Rm 12. 1-2; Fp 4.8)
Uma cosmovisão pode ser modificada.
Evangelismo: O conhecimento da cosmovisão auxiliará na eficiência do processo de comunicação do evangelho.
DEFINIÇÃO:
1. “A perspectiva mais abrangente que a mente humana pode ter das coisas ao seu redor em um esforço de, conscientemente agrupá-las em um todo a partir de uma filosofia ou teologia específica.”
2. “Uma cosmovisão é um conjunto de pressuposições (hipóteses que podem ser verdadeiras, parcialmente verdadeiras ou inteiramente falsas) que sustentamos consciente ou inconscientemente, sobre a formação básica de nosso mundo.”
3. “Cosmovisão é semelhante a uma lente intelectual através da qual enxerga-se o mundo. Se alguém olha através de uma lente vermelha, o mundo lhe parece vermelho. Se outro indivíduo olha através de uma lente azul, o mundo lhe parece azul.”
Um exemplo visual para mostrar a importância da perspectiva:


O QUE PRECISAMOS SABER
 Cosmovisão é o conjunto de fatores que determinam a nossa visão acerca do mundo. É a perspectiva em que entendemos as coisas que nos rodeiam.
Elementos Formadores da Cosmovisão:
¨  Família
¨  Cultura
¨  Formação Acadêmica
¨  Relações Sociais
¨  Igreja

DIMENSÕES DE UMA COSMOVISÃO
¨  Dimensão Cognitiva – Conhecimento, lógica (Pv 2.10);
¨  Dimensão Afetiva – Sentimentos, estética (Êx 4.14; Jo 14.1; 1Cr 29.18);
¨  Dimensão Avaliadora – Valores (At 8.21; Rm 1.21).
O Coração é “O elemento definidor central da pessoa humana” (O Universo ao Lado).

ÁREAS DA VIDA AFETADAS PELA COSMOVISÃO
¨  Intelectual – O que as pessoas pensam acerca de si mesmas e dos outros.
¨  Física – Como as pessoas tratam ou maltratam o seu corpo.
¨  Social – Como as pessoas se relacionam com seus amigos e inimigos.
¨  Econômica – Porque as pessoas trabalham? Como gastam os seus recursos?
¨  Ética – Quais princípios éticos governam os pensamentos e a prática das pessoas?
BENEFÍCIOS DE UMA COSMOVISÃO CORRETA
¨  A posse de fundamentos cognitivos sobre os quais daremos respostas a questões de nosso tempo.
¨   A presença segurança emocional em tempos de tribulação (Ex: Doença grave, morte).
¨  A seleção de material recebido. Possibilidade de detectar a mentira e negá-la em prol da verdade.
OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DE UMA COSMOVISÃO
¨  Origem
¨  Realidade - História
¨  Homem
¨  Futuro – pós-vida
   Deus criou o universo ordenado, e Ele não o apresenta em confusão, mas em claridade. A natureza do universo de Deus e o caráter divino estão, portanto, intimamente relacionados.
EM RESUMO, O QUE É COSMOVISÃO?
Uma cosmovisão é um comprometimento, uma orientação fundamental do coração, que pode ser expressa como uma história ou um conjunto de pressuposições (hipóteses que podem ser total ou parcialmente verdadeira ou totalmente falsa), que detemos (consciente ou subconscientemente, consistente ou inconsistente) sobre a constituição básica da realidade e que fornece o alicerce sobre o qual vivemos, movemos e possuímos nosso ser. 

* Esse breve Estudo sobre COSMOVISÃO foi ministrado pelo Pr. José Francisco na Escola Bíblica Dominical da Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu-Rn, no dia 04 de novembro de 2012.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

QUEM É O HOMEM? A GRAÇA DE DEUS E O REFREAMENTO DO PECADO – parte 10


TEXTO BÁSICO: Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite e lhe disse: Vais ser punido de morte por causa da mulher que tomaste, porque ela tem marido. Ora, Abimeleque ainda não a havia possuído; por isso, disse: Senhor, matarás até uma nação inocente? Não foi ele mesmo que me disse: É minha irmã? E ela também me disse: Ele é meu irmão. Com sinceridade de coração e na minha inocência, foi que eu fiz isso. Respondeu-lhe Deus em sonho: Bem sei que com sinceridade de coração fizeste isso; daí o ter impedido eu de pecares contra mim e não te permiti que a tocasses. (Gn 20:3-6)

INTRODUÇÃO:
ü Se o homem é totalmente corrompido quanto é descrito na Bíblia, por que é que o mundo não é igualmente mau?
ü Será que os homens fazem todo mau que poderiam fazer? E se isto não acontece o que está por trás disto?
ü Como Deus age para conter o mau que habita no homem?
A DOUTRINA DA GRAÇA COMUM (1)
ü Há da parte de Deus um refreamento da perversidade natural para que esta não irrompa em ação ; isto, contudo, não quer dizer que o homem seja por esta purificado.
ü A base bíblica para este pensamento pode ser vista, por exemplo, em:
Gn 4.20-22 (produção de bens e serviços úteis à humanidade); Gn 20.1-18 (Abimeleque é impedido de adulterar pelo Senhor); Rm 1.18, 19 (“entregou”); Rm 13.3, 4; 1 Pd 2.13,14 (o poder da justiça dado por Deus); 2Tes 2.6, 7 (a detenção do homem da iniquidade).
A DOUTRINA DA GRAÇA COMUM (2)
ü Segundo Calvino, um dos primeiros teólogos que estudou esta doutrina, ainda que não a tenha formulado nos termos finais, disse:
há uma graça de Deus que restringe a manifestação do pecado na vida humana sem remover a pecaminosidade humana, permitindo que incrédulos profiram muitas verdades, e produzam muitos frutos culturais bons.”
A DOUTRINA DA GRAÇA COMUM (3)
1. Os incrédulos podem ter a luz da verdade brilhando neles;
2. Os incrédulos podem estar revestidos dos dons excelentes de Deus;
3. Toda verdade vem do Espírito de Deus;
4. Rejeitar ou desprezar a verdade quando proferida por incrédulos é insultar o Espírito Santo de Deus.
OS MEIOS PELOS QUAIS O PECADO É REFREADO
ü É bom que se diga que em virtude da sua natureza caída o homem não tem em si mesmo condições de refrear o mal, ainda que seja regenerado.
ü Quais meios o Senhor usa para realizar esta graça?
1. A revelação geral: Rm 2.14, 15
2. O uso de diferentes tipos de punição impostas pelos governos humanos: Rm 13.1-7
3. Os relacionamentos sociais (não ferir a quem estamos ligados): Gn 39.7-9
O VALOR DA DOUTRINA DA GRAÇA COMUM
1. Ressalta o poder destrutivo do pecado;
2. Reconhece  que todos os dons visto nos homens vêm de Deus;
3. Explica a possibilidade de civilização e cultura nesta terra a despeito da condição caída.

APLICAÇÕES
1. Agradeçamos a Deus por refrear o mal que habita no pecador;
2. Estejamos prontos avaliar a contribuição da humanidade com fruto da graça comum;
3. Esforcemos-nos para nos engajar diretamente na sociedade a fim de termos um mundo mais grácil.
RESUMO DESSA SÉRIE DE ESTUDOS
Quem é o homem (parte 10)?
Uma pessoa criada à imagem de Deus em retidão original, numa tríplice relação. O homem é possuidor de uma auto-imagem dinâmica que pode ser ajustada, porém, por ter caído, convive com os efeitos do primeiro pecado, a saber: culpa e depravação. Para todos estes, o homem tem, da parte de Deus a solução, Cristo. Ao homem caído Deus concede sua graça comum que lhe restringe o mal e o habilita à prática do que é bom, ainda que não seja regenerado.



Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu-Rn
Pregando e vivendo o Evangelho

Rev. José Francisco do Nascimento

domingo, 4 de novembro de 2012


IGREJA PRESBITERIANA DE IPANGUAÇU-RN
Rua: Felix Rodrigues da Silva, 104 – Centro
     CEP: 59508-000
      
BOLETIM INFORMATIVO Nº 11 – 2012
      PASTOR: JOSÉ FRANCISCO

PECADORES NAS MÃOS DE UM DEUS IRADO
Será que vossas almas não são tão preciosas como as almas daqueles que, dia a dia, estão se juntando ao rebanho de Cristo?
Não existem, porventura muitos que, apesar de estarem há longo tempo neste mundo, até hoje não nasceram de novo, e por isso são estranhos à comunidade de Israel, e nada têm feito durante a vida, a não ser acumular ira sobre ira para o dia do castigo? Oh senhores o caso de vocês é, sem dúvida, extremamente perigoso. A dureza de vossos corações e vossa culpa são imensas. Acaso vocês não veem como geralmente pessoas de vossa idade são deixadas para trás na dispensação da misericórdia de Deus? Vocês precisam refletir e despertar de vosso sono, pois jamais poderão suportar a fúria e a ira do Deus infinito.
E vocês que são rapazes e moças, irão negligenciar este tempo precioso que desfrutam agora, quando tantos outros jovens de vossa idade estão renunciando às futilidades da juventude e acorrendo céleres a Cristo? Vocês têm neste momento uma oportunidade mas se a desprezarem, sucederá o mesmo que agora está acontecendo com todos aqueles que gastaram em pecado os dias preciosos de sua mocidade, chegando a uma terrível situação de cegueira e insensibilidade.
E vocês crianças, que não se converteram ainda, não sabem que estão indo para o inferno onde sofrerão a horrenda ira daquele Deus que agora está encolerizado contra vocês dia e noite? Será que vocês ficarão felizes em serem filhos do diabo, quando tantas outras já se converteram e se tornaram filhos santos e alegres do Rei dos reis?
Oxalá todos aqueles que ainda estão fora de Cristo, pendentes sobre o abismo do inferno, quer sejam senhoras e senhores idosos, ou pessoas de meia idade, quer jovens ou crianças, que possam dar ouvidos agora aos chamados da Palavra e da providência de Deus. Este ano aceitável do Senhor que é um dia de grandes misericórdias para alguns, sem dúvida será um dia de extremo castigo para outros. Quando negligenciam suas almas os corações dos homens se endurecem, e sua culpa aumenta rapidamente.
Podem estar certos, porém, que agora será como foi nos dias de João Batista. O machado está posto à raiz das árvores; e toda árvore que não produz fruto, deve ser cortada e lançada no fogo.
Portanto, todo aquele que está fora de Cristo, desperte e fuja da ira vindoura. A ira do Deus Todo-poderoso paira agora sobre todos os pecadores. Que cada um fuja de Sodoma: “Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças. “E assim, conhecendo o temor do Senhor, persuadimos aos homens.” “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.” II Cor. 5:11-20; 6:2. “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Is. 55:6. Amém. – Trecho do sermão de Jhonathan Edwards (1741) 

comunicados Importantes


        Nosso lema Anual é: “vivendo e crescendo no Evangelho”. Filipenses 1.27.
*      Gabinete Pastoral: Se você deseja uma visita, marque ou ligue e agende no seu lar. 
    * Se você deseja cooperar com o projeto de distribuição de Bíblias ou livros devocionais, procure o pastor. A meta é distribuir 100 exemplares de Bíblias este ano. 
*      Participe da EBD, dos cultos Dominicais e Semanais e seja mais abençoado(a). 
*     Estamos atualizando o Rol de membros. Pegue sua ficha na secretaria da Igreja. 
*   Acesse o Blog do Rev. Zé Francisco e leia o devocional “Gotas de Sabedoria para a Alma”. End.: http://blogdozfrancisco.blogspot.com.br/ 
*   Ouça e divulgue o Programa “PALAVRA AMIGA” aos sábados a partir das 10h00min. pela Sacramento FM 104.9. 
*   Assista e divulgue o programa “VERDADE E VIDA” da Igreja Presbiteriana do Brasil; aos Sábado pela REDETV a partir das 08h15min – Rev. Hernandes Dias. 
*    Ore pela família da Igreja, pela Evangelização nas comunidades e testemunhe para seus vizinhos e amigos ofereça o plano a salvação em Cristo através de um curso bíblico. 
*   Atenção: Tenha cuidado com o Templo e dependências, pois foi realizado a reforma geral e precisamos mantê-la bonita para glória de Deus 


Conheça o Manual Presbiteriano 
Art. 8 – O governo e a administração de uma Igreja local competem ao Conselho, que se compõe de pastor ou pastores e dos presbíteros. 
§     1º - O Conselho, quando julgar conveniente, poderá consultar os diáconos sobre questões administrativas, ou incluí-los, pelo tempo que julgar necessário, na administração civil. 
§    2º – A administração civil não poderá reunir-se e deliberar sem a presença de mais da metade de seus membros. (Continua no próximo com “ORGANIZAÇÃO DAS COMUNIDADES LOCAIS” Art. 9). 

Pr. José Francisco.