sábado, 23 de maio de 2009

Teoria do "Design Inteligente" barrada em debate

Conferência que comemora os 150 anos de ’A origem das espécies’ no Vaticano não teve participação dos defensores da teoria.

Uma conferência sobre Evolução realizada em Roma com apoio do Vaticano recebeu críticas do Discovery Institute, principal organização de auxílio à teoria do Design Inteligente (Intelligent Design), por não ter convidado representantes do instituto para participar do debate. 

O evento foi realizado em homenagem aos 150 anos da publicação de A Origem das Espécies, do cientista Charles Darwin.

A teoria do Design Inteligente afirma que “alguns aspectos do universo e dos seres vivos são mais bem explicados por uma causa inteligente, e não por um processo indireto como a seleção natural”. Essa causa inteligente, na opinião dos teóricos, não seria necessariamente um ser divino, ou uma força superior. Mesmo assim, seus principais defensores, todos ligados ao Discovery Institute, acreditam que o projetista é Deus, da forma como o cristianismo o define. 

Discovery Institute alega que foi cortado da conferência porque ela foi patrocinada pela Fundação John Templeton, que tem criticado constantemente a teoria citada acima.

Os organizadores disseram que eles barraram os defensores do Design Inteligente porque eles queriam uma conferência intelectualmente rigorosa sobre ciência, teologia e filosofia para marcar as comemorações em torno da publicação da obra de Darwin. "Nós achamos que essa não é uma visão científica, nem teológica ou filosófica”, disse o Reverendo Marc Leclerc, diretor da conferência. 

De fato, a teoria tem enfrentado dificuldades de ser aceita como uma descrição científica sobre a formação do universo. Quando perguntados se sua teoria é realmente científica, os pesquisadores do Design Inteligente defendem, “O método científico geralmente é descrito como um processo de quatro passos que envolvem observação, hipótese, experiências e conclusão. O Design Inteligente começa com a observação que os agentes inteligentes produzem informação complexa e especifica (CSI)”. 

A grande investida de seus defensores é que a teoria seja ensinada nas escolas ao lado da teoria darwiniana.

Em 2005, o presidente George W. Bush chegou a defender publicamente o ensino dessa teoria nas escolas americanas. "Eu penso que parte de educação é expor as pessoas a diferentes escolas de pensamento", Bush disse. "Vocês estão me perguntando se as pessoas deveriam ou não ser expostas à idéias diferentes, a resposta é sim", disse aos repórteres. 

Fonte: http://www.cristianismohoje.com.br/

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