segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Crescimento Espiritual: Evidências visíveis da santificação - Parte 3


TEXTOS BÍBLICOS: Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade. (Mt 7.15-23).

INTRODUÇÃO:
1. A santificação ou crescimento espiritual se distingue de outros aspectos da vida cristã.
2. Mas o que poderemos ver que nos possibilitará atestar que uma pessoa está crescendo espiritualmente? Quais são os sinais visíveis disto? Quais os frutos? Há possibilidade de engano neste sentido?

EVIDÊNCIAS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL:
1. Crescer espiritualmente não consiste em conversar sobre assuntos religiosos (1 Co 13. 1; 1 Jo 3.18).
2. Crescer espiritualmente não consiste em sentimentos religiosos passageiros (Mt 13.20).
3. Crescer espiritualmente não consiste em formalismo externo ou devoção exterior, usos e costumes (1 Rs 19.26-29; Cl 2.16-23).
4. Crescer espiritualmente não consiste em afastar-se dos deveres sociais, ser um eremita (Jo 17.5; Mt 5.14-6).
5. Crescer espiritualmente não consiste em uma vida de casual obediência (Ef 4.1; 1 Pd 3.7).
6. Crescer espiritualmente consiste no respeito e esforço habitual para obedecer à lei de Deus, aos preceitos de Cristo, segundo os padrões estabelecidos para a igreja (Jo 15.4; 1 Co 9.27; Cl 4.16; 1Tm 1.8).
7. Crescer espiritualmente consiste num perceber, experimentar e compartilhar as graças recebidas de Deus, sendo a mais distintas delas  é o amor (Mt 10.8; 1 Co 13.1-3).
8. Crescer espiritualmente consiste em dar atenção as graças passivas – frutos do Espírito (1 Pd 2.21-23; Gl 5.22,23).
9. Crescer espiritualmente consiste no esforço contínuo para fazer a vontade de Cristo e viver a luz de seus preceitos práticos (Jo 13.34-35;15.14).

APLICAÇÕES:
1. Devemos evidenciar o crescimento espiritual por meio de sinais visíveis. Quais têm sido estes sinais em sua vida? 2. Você tem buscado os verdadeiros sinais ou apenas aqueles que são mais notórios, porém que nada revelam a verdadeira espiritualidade? 3. Não pense que daremos todos os sinais completamente, contudo não se esconda nisto para deixar de buscar o padrão sublime.

CONCLUSÃO:
“É insensatez fingir santificação”, se não estivermos frutificando. As pessoas intempestivas, cruéis na língua, caprichosas na vida, desagradáveis para com todos, vingativas, exigentes, maliciosas, impuras, etc., pouco conhecem e experimentam o que é verdadeiro crescimento espiritual. (J.C. Ryle).

*Essa série de Estudos está sendo aplicado na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu-Rn


IGREJA PRESBITERIANA DE IPANGUAÇU-RN

VIVENDO E CRESCENDO NO EVANGELHO

REV. JOSÉ FRANCISCO DO NASCIMENTO

A VIDA DO JUSTO, UM GUIA CONFIÁVEL


O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar (Pv 12.26).
O justo é aquele que embora não tenha justiça própria, foi justificado pela Imputação da justiça do Senhor Jesus Cristo, o Justo. Deus é justo e o justificador daquele que crê.  O justo é aquele que foi coberto com o manto da justiça de Cristo, recebido na família de Deus, está quite com a lei de Deus e com as demandas da sua justiça. O justo foi transferido do reino das trevas para o reino da luz, da potestade de Satanás para o senhorio de Cristo. A vida do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. O justo serve de guia para o seu companheiro. Ele é confiável. O Caminho dos perversos, porém, é uma estrada larga, convidativa e cheia de atrações, mas o seu destino final é a perdição eterna. O caminho dos perversos é cheio de encruzilhadas e bifurcações. Ao longo desse caminho muitas placas prometem prazeres, aventuras e sucesso, mas tudo isso não passa de engodo e consumada farsa. O caminho do perverso, embora pareça muito iluminado, é coberto de densa escuridão. Os ímpios nem sabem em que tropeçam . O caminho dos perversos faz os homens errarem, pois distancia as pessoas de Cristo, que é ele mesmo o Caminho!
A Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco