segunda-feira, 15 de outubro de 2012

QUEM É O HOMEM? CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE O MAL QUE HABITA EM MIM – Parte 9


Texto Básico: Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. (1Jo 3.4)
Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; estais fazendo transgredir o povo do Senhor. Pecando o homem contra o próximo, Deus lhe será o árbitro; pecando, porém, contra o Senhor, quem intercederá por ele? (1Sm 2.24,25a)

INTRODUÇÃO
¨  É possível que uma pessoa cometa um pecado sem que saiba que está praticando tal ato?
¨  É possível que alguém pense que um pecado pode ser cometido por ser um “pecadinho” (uma “mentirinha branca”)?
¨  Será que estas possibilidades não atesta o fato de que pouco se sabe sobre o pecado, e, que isto acaba por dificultar a busca por uma vida mais santa?
¨  É verdade, tudo isto é possível, para isto veremos hoje alguns pontos importantes sobre A doutrina bíblica do pecado.
NOMES BÍBLICOS PARA O PECADO (1, 2)
¨  Tanto no AT quanto no NT, a palavra de Deus apresenta nomes para o pecado, ainda que em essência estes sejam a mesma coisa, uma transgressão da lei de Deus.
¨  No AT: errar o alvo, fracasso, iniquidade ou culpa, rebelião, revolta, insubmissão à autoridade, transgressão, maldade ou impiedade, perversidade, violação ou ato de traição. Isto é um fracasso no cumprimento do propósito que Deus estabeleceu para o homem.
¨  No NT: errar o alvo, ilegalidade ou quebra da lei, delito, passo em falso, ir alem ou dá um passo além do que é correto dar, não ouvir quando Deus está falando, falta de retidão, injustiça ou erro.
¨  Do somatório de todas estas palavras vê-se que a graça de Deus em nomear o pecado em perspectiva nos ajuda a entender o que estamos fazendo quando transgredimos a Lei do Senhor.
Tipos de pecado
Mesmo existindo várias possibilidades de classificação eis algumas destas:
  1. Pecados contra Deus
  2. Pecados contra o próximo
  3. Pecados contra nós mesmos
  4. Pecados de pensamentos
  5. Pecados de palavras
  6. Pecados de ações
  7. Pecados de fraquezas
  8. Pecados por ignorância ou malícia
  9. Pecados de omissão ou comissão
  10. Pecados notórios ou secretos
  11. Pecados privados ou públicos
Graus de pecado
No que toca ao grau é bom que se diga que todo pecado é igualmente um pecado, portanto desagrada a Deus e gera culpa. Sendo assim tem-se:
1.      Se no espírito, no corpo (neste caso é também no espírito);
2.      O nível de conhecimento que o pecador tem;
3.      A intenção no grau presente do pecado;
4.      A permissividade com que a pessoa se devota ao pecado.

Aplicações:
1. Diante de todos estes nomes que o pecado recebe na Bíblia, com todas as suas possibilidades significado, notemos que sempre o pecado é a transgressão da Lei de Deus, não cumprir o propósito que Ele estabeleceu para nós.
2. Pelos diversos tipos apresentados de pecado consideremos que todas as áreas da nossa existência devem ser regidas pelos preceitos do Senhor.
3. Mesmo concebendo graus diferentes de pecado, devemos nos ater ao fato de que quanto mais conhecemos ao Senhor, maior é o nosso dever de obedecê-Lo. 

RESUMO DE AULAS:
Quem é o homem? (parte 9)
Uma pessoa criada à imagem de Deus em retidão original, numa tríplice relação. O homem é possuidor de uma auto-imagem dinâmica que pode ser ajustada, porém, por ter caído, convive com os efeitos do primeiro pecado, a saber: culpa e depravação. Para todos estes, o homem tem, da parte de Deus a solução, Cristo.

Rev. José Francisco do Nascimento
Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu – Pregando e vivendo o Evangelho

Ipanguaçu, 15/10/2012.

A VERDADE, PROMOTORA DA JUSTIÇA


O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a testemunha falsa, a fraude (Pv 12.17).
No tribunal de Deus, a verdade sempre manifesta a justiça, mas, no tribunal dos homens, não poucas vezes a justiça é negada aos inocentes. No tribunal dos homens, algumas vezes os injustos são inocentados e os justos, condenados. No tribunal dos homens, com certa frequência acolhem-se falsas testemunhas, e a fraude prevalece. No tribunal dos homens, o jovem José vai à prisão, e a mulher de Potifar é tida como molestada. No tribunal dos homens, o adúltero rei Herodes condena à morte o profeta João Batista, e o covarde Pilatos sentencia à morte de cruz o Filho de Deus. No tribunal dos homens, Jesus é acusado de um crime teológico e político, de blasfêmia e sedição, mas as testemunhas são falsas, e a sentença contra ele é injusta. A verdade precisa ser restabelecida nos tribunais, nas transações comerciais, nos relacionamentos familiares e nos púlpitos das igrejas. Precisamos repudiar com toda a veemência a testemunha falsa, que vende sua consciência por suborno, torce a verdade por vantagens imediatas, cospe na cara da justiça e dá à luz esse monstro perverso que é a fraude.
Gotas de Sabedoria para a Alma – LPC Publicações – Digitado por: Rev. Zé Francisco