sábado, 10 de março de 2012

Coca-Cola e Pepsi alteram receita para evitar rótulo sobre câncer


Coca-Cola e Pepsi estão mudando as receitas das bebidas vendidas nos EUA para não serem obrigados a colocar uma etiqueta de advertência sobre risco de câncer em suas embalagens, para cumprir as leis da Califórnia. As informações são da BBC.


A nova fórmula tem menos 4-metilimidazol, também conhecida como corante de caramelo, uma substância química que a Califórnia adicionou na lista de agentes cancerígenos. A mudança para a receita já foi introduzida na região.


As empresas dizem que a implantação da nova receita em todo os Estados Unidos faz com que as bebidas se tornem mais eficientes para a fabricação. ”Embora acreditemos que não há risco para a saúde pública que justifique qualquer alteração, pedimos essa alteração aos nossos fornecedores de caramelo. Desta forma nossos produtos não estão sujeitos à exigência de um aviso cientificamente infundado”, disse a representante da Coca-Cola Diana Garza-Ciarlante àAssociated Press.


De acordo com um estudo, o produto químico foi associado a casos de cancro, mas não há nenhuma evidência de que ele coloca risco para a saúde de seres humanos.


A US Food and Drug Administration afirma que uma pessoa precisaria beber mais de mil latas de Coca-Cola ou Pepsi por dia para ingerir a mesma dose do produto químico que foi dado aos animais durante os testes de laboratório.


Coca-Cola e PepsiCo dominam quase 90% do mercado de bebida gaseificada, de acordo com a Beverage Digest.


Fonte: Terra

REFÚGIO TEMPORÁRIO

Os bens do rico são a sua cidade forte; a pobreza dos pobres é a sua ruína. (Pv. 10.15)

Há alguns mitos acerca do dinheiro. Os primeiros deles é    que o dinheiro produz segurança. Será isso verdade? Não, absolutamente não. A bíblia nos ensina a não colocar nossa confiança na instabilidade da riqueza. O dinheiro não pode nos livrar dos maiores perigos nem consegue nos dar as coisas mais importantes da vida. O dinheiro pode nos dar uma casa, mas não um lar; pode dar bajuladores, mas não amigos; pode dar favores sexuais, mas não amor. Pode dar uma cama confortável, mas não o sono; pode dar uma mesa farta, mas não apetite; pode dar remédios, mas não saúde; pode dar um lindo funeral, mas não a vida eterna. É bem verdade que os ricos consideram os seus bens a sua cidade forte, ate que chega a tempestade, e seus bens são dissipados e arrastados pela rua como lama. O pobre, que nada tem, pensa que sua pobreza é sua própria ruína e lamenta. Quando chega a crise, contudo, perecem tanto o rico como o pobre, tanto o velho como o jovem, tanto o doutor como o iletrado. O rico não pode se gloriar em sua riqueza, o forte não pode se gloriar na sua força, nem o sábio na sua sabedoria. O único refúgio verdadeiro é Deus, a rocha dos séculos que jamais será abalada. Nele e só nele estamos seguros agora e eternamente.

Gotas de Sabedoria para a Alma - LPC Comunicações - Digitação do Rev. José Francisco.

sexta-feira, 9 de março de 2012

REFÚGIO TEMPORÁRIO


Os bens do rico são a sua cidade forte; a pobreza dos pobres é a sua ruína. (Pv. 10.15)

Há alguns mitos acerca do dinheiro. Os primeiros deles é que o dinheiro produz segurança. Será isso verdade? Não, absolutamente não. A bíblia nos ensina a não colocar nossa confiança na instabilidade da riqueza. O dinheiro não pode nos livrar dos maiores perigos nem consegue nos dar as coisas mais importantes da vida. O dinheiro pode nos dar uma casa, mas não um lar; pode dar bajuladores, mas não amigos; pode dar favores sexuais, mas não amor. Pode dar uma cama confortável, mas não o sono; pode dar uma mesa farta, mas não apetite; pode dar remédios, mas não saúde; pode dar um lindo funeral, mas não a vida eterna. É bem verdade que os ricos consideram os seus bens a sua cidade forte, ate que chega a tempestade, e seus bens são dissipados e arrastados pela rua como lama. O pobre, que nada tem, pensa que sua pobreza é sua própria ruína e lamenta. Quando chega a crise, contudo, perecem tanto o rico como o pobre, tanto o velho como o jovem, tanto o doutor como o iletrado. O rico não pode se gloriar em sua riqueza, o forte não pode se gloriar na sua força, nem o sábio na sua sabedoria. O único refúgio verdadeiro é Deus, a rocha dos séculos que jamais será abalada. Nele e só nele estamos seguros agora e eternamente.

Gotas de Sabedoria para a Alma - LPC Publicações - Digitado por: Rev. Zé Francisco.

quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

História do Dia Internacional da Mulher

História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

CONHECIMENTO, A MELHOR POUPANÇA

Os sábios entesouram o conhecimento, mas a boca do néscio é uma ruína iminente (Pv 10.14).


O conhecimento é melhor do que o ouro, é mais seguro do que a moeda mais valorosa do mercado. Os ladrões podem roubar nossos tesouros, e as traças podem corroer nossas relíquias, mas o conhecimento é uma riqueza que ninguém nos pode tirar. Os sábios entesouram o conhecimento e, com ele, vêm a reboque as riquezas desta terra. O conhecimento é a melhor poupança, o mais lucrativo investimento. Ninguém, porém, entesoura conhecimento de uma hora para outra. Esse é um processo longo. Para entesourar conhecimento é preciso dedicação, esforço e muito trabalho. Os tolos e preguiçosos acharão muito custoso fazer esse investimento. Preferem o sono, o lazer e a diversão. Aqueles cuja mente é vazia de conhecimento têm a boca cheia de tolices. A boca do néscio é uma ruína iminente. Em vez de ajudar as pessoas a trilar pelas sendas da justiça, desencaminha-as para os abismos da morte.  A língua do néscio é um veneno mortífero. Seus lábios são laços traiçoeiros. Sua boca é uma cova de morte. O sábio que entesoura o conhecimento, não apenas supre a si mesmo com o melhor desta terra, mas também se torna uma fonte de bênção para quem vive à sua volta.

Gotas de Sabedoria para a Alma - LPC Publicações - Digitado por: Rev. Zé Francisco.

LITERATURA DE CORDEL É CULTURA POPULAR

O MUNDO TÁ DIFERENTE!

Estou reeditando a 2ª edição, do que foi a minha primeira obra de literatura de cordel em 2005. Há muito tempo que eu desejava fazer essa reedição, porém me faltava tempo. Agora, morando em uma região que valoriza essa nossa cultura, fui despertado para a importância que a mesma tem nas escolas.
Estou passando em primeiríssima mão, aos meus queridos leitores e amantes da poesia,  um pouco dessa obra. Caso alguém se interesse pela obra completa, mande-me um email ou telefone para: (84) 9473-1780.


Para fazer estes versos
Peço a Deus sabedoria
Vamos juntos analisar
O mundo de hoje em dia
Se comparar com o passado
Vamos ficar abismado
Minha avó bem que dizia

Ela bem que entendia
Do presente e do passado
Não está mais com agente
Foi morar do outro lado
Mas deixou o seu ensino
Aprendi desde menino
Por isso sou preparado

Observe o meu recado
E veja o que vou falar
Pois a nossa juventude
Não sabe mais respeitar
A educação é fraca
O mundo ta de ressaca
A tendência é piorar


Outros títulos do mesmo autor são:
O Grande Plano do Criador ..., O MotoTaxista, Na Escola o Matuto vira Doutor, O Médico Que Deixou de Atender, História Presbiteriana em Parelhas RN, Chicão e Dona Vicência; A Graça que não é de Graça e Jesus, Nem mártir, Nem Herói; História Presbiteriana do Piauí.

Rev. José Francisco.

quarta-feira, 7 de março de 2012

NÃO SEJA TOLO, MAS SÁBIO

No lábios do prudente, se acha sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de senso (Pv 10.13).


O homem prudente é aquele que pauta sua vida pelos princípios de Deus, segue a retidão e anda em santidade. Em seus lábios habita a sabedoria. Ouvir uma pessoa prudente é matricular-se na escola da sabedoria, é assentar-se nos bancos do conhecimento e colocar os pés na estrada da bem-aventurança. Por outro lado, o tolo ou falto de senso, por desprezar o conhecimento e escarnecer da sabedoria, sofre as consequências  inevitáveis de sua loucura. Por lhe faltar sabedoria nos lábios, recebe chibata nas costas. O sofrimento do tolo é autoimposto. o Falto de senso produz a tempestade que destrói. Ele transtorna sua própria vida. Tece o azorrague que flagela seu próprio corpo e abre a cova para seus próprios pés. O prudente, porém, afasta seu coração do conselho dos ímpios, retira seus pés dos caminho dos pecadores e não se assenta na roda dos escarnecedores. O prudente alimenta sua alma com os manjares da verdade de Deus e, por isso, seus lábios destilam o néctar da sabedoria. Sabedoria é mais do que conhecimento, é a aplicação correta do conhecimento, é olhar para a vida com s olhos de Deus. É fazer as escolhas em conformidade com a vontade de Deus e para a glória do Senhor.

Gotas de Sabedoria para a Alma - LPC Publicações - Digitado por: Rev. Zé Francisco.

JEGUE IMPORTAÇÃO! JUMENTO NORDESTINO VAI VIRAR COMIDA NA MESA DOS CHINESES


Em meio a tantos produtos brasileiros exportados para a China, surgiu, recentemente, um novo objeto do desejo: o popular jegue nordestino. Há cerca de um mês, um acordo entre os dois países liberou o intercâmbio de asnos — também conhecidos como burros e jumentos, largamente utilizados na indústria de alimentos e na de cosméticos no país asiático.
Os chineses pretendem importar 300 mil jumentos por ano do Nordeste. Além de movimentar a economia local, a iniciativa vai resolver o problema de excesso de oferta de jegues na região. Com as facilidades de financiamento, houve grande crescimento do uso de motos para transporte e os jegues estão perdendo espaço.
Em junho do ano passado, um grupo de empresários chineses conversou, da Bahia ao Rio Grande do Norte, com fazendeiros e políticos. Aos políticos locais, o grupo propôs um programa de garantia de compra a preços de mercado, envolvendo até linhas de crédito, por meio de um sistema batizado de Projegue. Mas o projeto ainda não deslanchou.
A China abate 1,5 milhão de burros ao ano, criados no país, na Índia e na Zâmbia. O processo envolve tecnologia de ponta, com melhoria genética, cuidados na produção de alimentos específicos e assistência técnica.

"O asno hoje só serve para causar acidentes na estrada", diz o secretário-adjunto de Agricultura do Rio Grande do Norte, José Simplício Holanda. (Retirado do Blog BarraPesada)

terça-feira, 6 de março de 2012

NÃO ODEIE, AME!

O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões (Pv 10.12).


Tanto o ódio como o amor são sentimentos que brotam do coração. São opostos e produzem resultados diferentes. Se o ódio excita contendas, o amor cobre as aproxima. Se o ódio expõe os defeitos  das pessoas, o amor os cobre. Se o ódio cava abismos, o amor constrói pontes. O ódio é um sentimento irracional e avassalador. Antes de destruir os outros, arruína quem o nutre. Quem tem ódio no coração destrói a si mesmo antes de excitar contendas entre os outros. O ódio é uma espécie de autofagia. É como beber um copo de veneno pensando que o outro é quem vai morrer. O amor, porém, tem origem diferente e produz frutos distintos. O amor procede de Deus, e seu resultado não é maldizer o próximo nem jogar um contra o outro, mas abençoar as pessoas, protegê-las e reconciliá-las. O amor é paciente com os erros dos outros e benigno com as pessoas, mesmo em suas fraquezas. Quem ama protege o ser amado. Quem ama cobre as transgressões do outro e proclama suas virtudes. Quem ama tira os holofotes de si para enaltecer o próximo. O ódio traz o DNA da morte, mas o amor é fonte da vida. Não odeie; ame. Não seja um instrumento de contendas, mas um agente da reconciliação. 

Gota de Sabedoria para a Alma - LPC Publicações - Digitado por: Rev. Zé Francisco.

segunda-feira, 5 de março de 2012

VIVENDO NOVO TEMPO NO EVANGELHO DA GRAÇA


IGREJA PRESBITERIANA DE IPANGUAÇÚ 
R. Felix Rodrigues da Silva, 104 – Centro 
 CEP: 59508-000 – Fone: (84) 9473-1780 
 PASTOR EFETIVO: REV. JOSÉ FRANCISCO - EMAIL: revzefrancisco@hotmail.com 


Não estamos perguntando se Cristo é o seu “Salvador”, mas se Ele é real e verdadeiramente seu Senhor. Se Ele não é o seu Senhor, então, mui certamente Ele não é o seu “Salvador”. Aqueles que não receberam a Cristo Jesus como o seu “Senhor”, e, apesar disso, supõem que Ele seja o seu “Salvador” estão iludidos, e sua esperança se baseia em um alicerce de areia. Multidões estão enganadas no que diz respeito a esta questão vital; por conseguinte, se você dá valor à sua alma, imploramos-lhe que leia com a mais acurada atenção este pequeno artigo. 
Quando perguntamos se Cristo é o seu Senhor, não estamos interrogando se você acredita na divindade de Jesus de Nazaré. Os demônios acreditam nisso (Mt 8.28-29), mas, estão eternamente condenados! Você pode estar firmemente convencido da divindade de Cristo e, apesar disso, continuar em seus pecados. Pode falar nEle com a mais profunda reverência, atribuir-Lhe seus títulos divinos em suas orações e continuar perdido. Pode abominar aqueles que difamam sua pessoa e negam sua divindade, e, não obstante, estar destituído de qualquer amor espiritual por Ele. 
Quando perguntamos: Cristo é o seu Senhor? Queremos dizer: Ele ocupa, em tudo, o trono de seu coração; Ele realmente governa a sua vida? “Todos nós andávamos desgarrados... cada um se desviava pelo caminho...” (Is 53.6) descreve o curso de vida que todos seguem por natureza. Antes da conversão, cada alma vive para agradar a si mesma. Há muitos séculos foi escrito que “cada um fazia o que achava mais reto”. E por quê? “Naqueles dias, não havia rei em Israel” (Jz 21.25). Ah! Esta é a verdade que queremos tornar clara para nosso leitor. Enquanto Cristo não se tornar o seu Rei (1Tm 1.17; Ap 15.3), enquanto você não se inclinar perante o cetro dEle, enquanto a vontade dEle não se tornar a regra de sua vida, o EU o dominará, e, deste modo, Cristo estará sendo negado... 
Ó, meu irmã(o), não se engane: a conversão produzida pelo Espírito Santo é algo completamente radical. É um milagre da graça. É a entronização de Cristo na vida do indivíduo... (A. W. Pink). Leia o artigo na integra no site da FIEL ou Blog Teologia & Cia.

LEMBRETES AOS MEMBROS DA IGREJA:

Nosso lema este ano é: “vivendo e crescendo no Evangelho”. Texto Bíblico Filipenses 1.27: “Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo,...”. 
* Gabinete Pastoral: Às quartas-feiras pela manhã no templo. Se você deseja conversar sobre um assunto particular ou familiar, ligue e agende uma visita no lar. 
Curso de discipulado: Já estamos discipulando uma turma para batismo e profissão de fé. Se você deseja ser um discipulador(a) ou um discípulo de Cristo, nos procure o mais breve possível. No 3º sábado de Março estaremos realizando um treinamento para discipuladores. Ore por isso. 
Grupos pequenos: Estamos implantando os pequenos grupos de estudos nos bairros de nossa cidade. No 2º e 4º sábados do mês. 
Se você deseja participar ou cooperar com o projeto de distribuição de Bíblias, procure o pastor e se informe. Nossa meta é distribuir 100 exemplares este ano. 
Estamos implantando o controle de membresia com avaliação a cada trimestre: Evangelização – Adoração – Comunhão – Edificação e Serviço. Ore e participe das programações. Soli Deo Gloria. 
* Leia o devocional “Gotas de Sabedoria para a Alma” no Blog do Rev. Zé Francisco. 
* Assista e divulgue o programa “Verdade e Vida” da Igreja Presbiteriana do Brasil, Com o Rev. Hernandes Dias – aos Sábados pela REDETV a partir das 08h15min. 
Atualize seu cadastro – Pegue uma ficha na igreja, preencha e entregue ao pastor. 
Ore pelas programações da Igreja, pelas Congregações e pelos irmãos afastados e desviados da Igreja. Participe do ministério de evangelismo e visitação. 
Leia a Bíblia sistematicamente todos os dias – A Bíblia é o nosso alimento espiritual.

   
BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER


PERGUNTA 1. Qual é o fim principal do homem?
RESPOSTA: O fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre.
Referências: 1Co 10.31; Sl 73.25-26; Is 43.7; Rm 14.7-8; Ef 1.5-6; Jo 17.22,24.

BÊNÇÃOS E ALEGRIA NA IGREJA PRESBITERIANA DE IPANGUAÇU

O Domingo, 04/03, foi um dia de bênçãos e trabalhos na Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu. Logo pela manhã, começamos com uma EBD abençoada, pois conseguimos formar três classes (Crianças, Adolescentes e adultos). Ao meio dia participamos de um almoço, oferecido por um casal de nossa Igreja (Francisco Tavares e Mª de Lourdes). às 03h00min aconteceu nossa reunião do Conselho, às 16h30min;  visIta a uma que se encontra um pouco distante da comunhão da igreja. Finalmente à noite celebramos o Nome do Senhor nosso Deus com muito Louvor, pregação da Palavra e e ministração da Santa Ceia.
A Igreja estava bonita e todos participaram do Culto a Deus. Ao final do culto a igreja, como sempre, ofereceu cafezinho e chá de ervas naturais aos irmãos e visitantes. Deus tem nos abençoados e isso tem sido motivo para muita alegria.  Como servo do Deus Triúno, tenho esperança de que essa amada Igreja será sempre bênção para essa comunidade Ipaguaçuense. A Deus toda honra, glória e louvor.
Deixamos aqui o nosso convite a você que deseja ter uma vida pautada na Palavra de Deus. Venha participar conosco do Culto solene que acontece sempre aos domingos a partir das 19h00min. Durante a semana temos: reunião de oração as terças-feiras, e estudo bíblicos as quintas-feiras, às 19h30min. Será um grande prazer contar com a sua presença. Deus tem uma bênção pra você e sua família.

Rev. José Francisco

FONTE DE VIDA OU ARMADILHA DE MORTE


BOM DIA QUERIDOS LEITORES, E UMA ÓTIMA SEMANA
A boca do justo é manancial de vida, mas na boca dos perversos mora a violência (Pv 10.11).


Jesus disse que a boca fala daquilo que o coração está cheio. A língua reflete o coração. Externa o que é interno. Põe para fora o que está por dentro. A língua nos coloca pelo avesso, mostra nossas estranhas e escancara os segredos do nosso coração. A língua pode ser remédio ou veneno; pode dar vida ou matar; Pode construir ponte ou cavar abismos. Pode ser fonte de vida ou armadilha de morte. O sábio Salomão diz que a boca do justo é manancial de vida. O justo fala a verdade em amor. Sua palavra é boa e traz edificação. é Oportuna e transmite graças aos que ouvem. Da boca do justo jorram aos borbotões louvores a Deus e encorajamento ao próximo. Sua boca é como uma árvore frutífera que alimenta e deleita. É como um manancial cujo fluxo leva vida por onde passa. Na boca dos perversos, porém, mora a violência.  Na boca dos perversos há blasfêmias contra Deus e insultos contra o próximo. A língua dos perversos semeia contendas, promove intrigas, instiga inimizades e produz morte. A língua dos perversos é um poço de impureza, um esgoto nauseabundo de sujidades e um campo minado de violência. Devemos pedir a Deus um novo coração para que nossos lábios sejam manancial de vida, e não armadilhas de morte.

Gotas de Sabedoria para a Alma - LPC Publidações - Digitado por: Rev. Zé Francisco.