TEXTO
BÍBLICO: Vós sois o sal da terra;
ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais
presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do
mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma
candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os
que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens,
para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos
céus. (Mateus 5:13-16).
INTRODUÇÃO:
Como é que uma família cristã pode conter as influências dessa sociedade?
Qualquer pessoa que deseja discutir o que deve ser
feito na sociedade moderna deverá encarar uma tarefa que não é somente
importante, mas muito delicada. É muito difícil entender completamente a
sociedade contemporânea. O controle da cultura contemporânea tem sido
frequentemente atribuído à filosofia pós-moderna, à qual nos referimos anteriormente.
EXPOSIÇÃO
A pós-modernidade diz que não existem absolutos nem
objetivos claros e específicos. Afirma que a liberdade, liberdade sem limites,
é direito de cada indivíduo e que cabe a cada um decidir como exercer essa
liberdade. Para exercer essa liberdade a pessoa deve fazê-lo sem nenhuma
amarra, sem limites, e em algumas circunstâncias, parece que poderia ser dito
"sem consciência".
PRESERVANDO A FAMÍLIA
O chamado à proteção do núcleo familiar e seus
valores tradicionais, das ênfases e atividades pós-modernas, tem sido ouvido em
diferentes pontos. Políticos e candidatos a posições governamentais têm se
referido constantemente ao estado lamentável em que se encontram as famílias da
sociedade contemporânea e exortam para que algo seja feito a esse respeito.
Enquanto isso, a pergunta continua a ser feita repetidamente, apesar dos
esforços de salvar a família: "A família pode ser salva?”.
Três influências devastadoras e transformadoras
devem ser destacadas: o dinheiro, o materialismo e o divórcio inconsequente.
O futuro, do ponto de vista meramente humano, parece
árido para a família. Nós não seremos efetivos enquanto permitimos que as
preferências modernas sociais e culturais e os padrões atuais façam parte da
solução. Estes são a causa e a fonte das tragédias familiares encontradas em
todas as classes sociais.
Nós devemos ser realistas honestos: os hábitos
culturais e sociais modernos e pós-modernos, bem como suas preferências,
opiniões, ideias e influências têm sido absorvidos pelas famílias, escolas e
igrejas cristãs.
O fermento da sociedade alterou a família; a família
da aliança não tem sido um fermento efetivo na sociedade. Deus exige que nós
obedeçamos ao chamado para servi-lo. Devemos servi-lo como fermento, luz e como
sal no nosso dia-a-dia (Mt 5.13-16).
A família é a unidade na sociedade que deve
primeiramente atentar para essas influências pós-modernas, e em todas as suas
ramificações sociais, assim como nas suas exibições culturais que são colocadas
à nossa frente. Os pais devem preparar seus filhos para assumirem o lugar que
Deus exige que os servos da Aliança assumam em seu reino nos aspectos social,
cultural e espiritual.
A história de Noé em Gênesis 6-9, evidencia grande
maldade na sociedade. Existiam assassinatos, derramamento de sangue e
violência. Deus disse "a vida não deve continuar dessa forma". Deus
mandou o dilúvio.
UMA
ALIANÇA ABENÇOADORA
Abraão, o pai da aliança de todos os crentes. Ele foi
chamado a ser uma bênção a todos os povos. Através dele todos os povos deveriam
ser abençoados (Gn 12.1-3).
Abraão deveria ser sal, luz e fermento no mundo em
que ele viveu (Gn 18.19). A influência que Abraão foi chamado a exercer e a
demonstrar, era mais do que simplesmente a salvação. Abraão foi chamado a ser
um servo da Aliança, o que incluía ser a luz de Deus.
Deus quer que todas as nações o honrem como criador,
como aquele que reina sobre todas as áreas da vida. Israel, como nação, foi
formada sob uma teocracia, de acordo com Êxodo 19.3-6. Todas as leis que foram
dadas eram basicamente instruções de como deveriam viver como nação debaixo de
um relacionamento com Deus, bem como de serviço a ele. Considere os Dez
Mandamentos.
Jesus veio como a luz do mundo (Lc 2.29-32). Nós não
devemos pensar na vinda de Jesus para nos salvar somente do pecado. Ele
certamente veio para ser nosso Salvador, mas ele também veio para ser a luz (Jo
1.9).
Jesus falou sobre todas as áreas da vida, a
espiritual, cultural e a social. Ele falou sobre a família, o divórcio e os
filhos. Seu estilo de vida mostrou claramente como viver, servir, utilizar e
ser abençoado por todas as bênçãos materiais e naturais da vida.
A igreja exerce um papel importante, mas é a família
que forma a unidade básica da sociedade. A família deve ser uma luz brilhando
no nosso mundo escuro e corrupto. Ela deve mostrar como marido e esposa se
amam, vivem e funcionam como pais, líderes, professores e guias para seus
filhos.
DEVEMOS
INFLUENCIAR
A família cristã deve entender que ela é o meio ordenado por Deus para
trazer luz, sal e fermento à cultura contemporânea. Significa que pais,
apoiados por pastores, professores, conselheiros, saibam o que acontece no
mundo. Eles devem perceber a influência tremenda que o grupo traz, e a
importância de ensinar os filhos a exercer uma pressão que honre a Cristo e a
maneira de viver do cristão. Devemos ensinar os filhos a serem influenciadores.
APLICAÇÕES
•
A cultura
moderna pode influenciar as crianças em suas esperanças e planos para o futuro?
Como evitar que isso aconteça?
•
A família deve
ser considerada como a "unidade básica de combate ao crime" na
sociedade?
•
É correto
pensar na família cristã como um fermento para a sociedade? O que você entende
por fermento e o que ele faz.
CONCLUSÃO
Somos chamados para influenciar o meio onde vivemos.
Pais, pastores, professores e conselheiros que proclamam uma maneira digna de
viver em nosso mundo contemporâneo, não o fazem por sua própria autoridade.
É Deus que nos chama para servi-lo em todas as áreas
e dimensões da vida. Ser fermento na sociedade significa ser obediente ao nosso
criador, redentor e Deus que reina.
Estudo aplicado na EBD do dia 05/05/2013, na Igreja
Presbiteriana de Ipanguaçu-Rn
Pr. José Francisco.
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