sexta-feira, 11 de maio de 2012

FAMÍLIA E IGREJA: UMA INTEGRAÇÃO PREJUDICADA

Não obstante o aspecto agradável que permeia a integração família/igreja, é preciso compreender que esta integração sofre muitas vezes a interferência de problemas que trazem sérios prejuízos
É prejudicada pela alienação. O engajamento e a participação de cada família é indispensável para a Igreja. O indiferentismo de muitas famílias acomodadas e desinteressadas em crescer na graça e no conhecimento do Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como igrejas que não valorizam a família, resulta em enormes prejuízos para ambas.
A falta de maturidade crista e o relaxamento na participação prejudicam tremendamente a integração entre família e Igreja (Hb 5.12-13; 10.17-18). 
É prejudicada pela incompreensão (I Co 11.17-18). Outro problema que prejudica profundamente é a dificuldade bis relacionamentos, sempre motivada por incompreensões. Esse era um dos graves problemas que perturbavam a Igreja de Corinto, como se vê ainda na primeira carta (I Co 3.3-4). 
Pessoas e famílias que nutrem contendas e rixas na Igreja, desenrolam o nome de Cristo e prejudicam a integração que deve envolver a todos: família e Igreja.

“Família e igreja são duas instituições coexistentes, inseparáveis e comprovadamente viáveis.”

É prejudicada pela secularização (Rm 12.2). A conformidade a este século tem sido um dos grandes problemas da Igreja. Há famílias que estão se conduzindo e dando aos seus filhos uma formação embasada muito mais nos princípios de uma sociedade corrompida e sem Deus, do que nos santos princípios cristãos. 
Cada família deve considerar os conselhos da Palavra de Deus, apresentados por intermédio do apóstolo Paulo (Fp 4.7-9). 
Apesar das ameaças e prejuízos que a Igreja e a família e às vezes sofrem, alenta-nos saber que esta integração é sempre variável e prossegue vitoriosamente; graças à direção divina sobre ambas (Sl 127.1; Mt 16.18; Rm 8.31); graças à consagração de muitos, que chegam a se arriscar pela causa cristã, não medindo esforços (Rm. 16.3-4) e graças aos resultados positivos. 
Família e Igreja são duas instituições coexistentes, inseparáveis e comprovadamente viáveis.

REVISTA DIDAQUÊ – E A FAMÍLIA VAI BEM? 
Autor da lição 12: Rev. Anderson Sathler
Digitado por: Rev. Zé Francisco

Nenhum comentário: