sexta-feira, 21 de março de 2014

ATIVIDADE CRIADORA DE DEUS NO RELACIONAMENTO

1 CORÍNTIOS 11:8-9. (...Continuação 4 do estudo "Antes e Depois da Queda).
Voltando para o texto vemos aqui que Paulo está apelando para a atividade criadora de Deus como a base do relacionamento entre marido e mulher e do papel da mulher na Igreja. Mesmo que a mulher tenha mais maturidade ou maior nível intelectual do que seu marido, mesmo assim, Deus exige que os dois cumpram os papéis que Ele soberanamente instituiu para cada um deles. Por que? Porque Deus criou primeiro Adão e depois Eva. Deus criou Eva para ser a auxiliadora idônea do seu marido; para ser uma companheira ajudadora sob a orientação de Adão, seu marido.
Por isso Paulo diz que: “... o homem não foi feito da mulher, e sim a mulher, do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, e sim a mulher, por causa do homem” (vv. 8 e 9).
Relação do Pai com o Filho
Paulo demonstra que este argumento norteia como o marido e a mulher devem se relacionar no casamento e também como devem se relacionar na Igreja; ou seja, qual o papel do homem e da mulher na igreja. Alguém poderia argumentar que isso não parece justo porque parece que as mulheres não terão oportunidades iguais nesta situação. Parece que Paulo já percebia esse tipo de questionamento e por isso ele usa a relação do Pai para com Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, para manifestar o papel que o homem e a mulher devem desempenhar. Veja o versículo 3:
“Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo” (1 Co 11:3).
Vejamos bem o final deste versículo. Quem é o cabeça de Cristo? Deus, o Pai, é “o cabeça de Cristo” (que é Deus encarnado). Cremos que o argumento de quem é o cabeça no relacionamento marital brota não só a partir da criação, mas também do relacionamento de Deus o Pai e Deus o Filho. Isso está revelado mais especificamente no fato de que Deus enviou o Filho e isso nos mostra como foi a existência de ambos desde toda eternidade. Deus não está impondo sobre nós algo que Ele mesmo não esteja disposto a exemplificar. Deus experimenta na Trindade algo semelhante àquilo que Ele quer que experimentemos.
Isso torna Cristo inferior a Deus, o Pai? Cristo é menos divino do que Deus, o Pai? É uma vergonha para Cristo seguir a liderança do seu Pai? Será que isso implica numa diminuição de Cristo em relação ao Pai? Qual a resposta? De modo algum. Não! Lembremos o que Cristo falou no Seu ministério. Ele disse: “Eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou” (Jo 6:38). Sabemos que Cristo, enquanto homem, viveu debaixo da liderança do Pai. Pai e Filho suprem para nós um modelo de como marido e mulher devem se relacionar. Então, neste v. 3 temos a seguinte analogia:
Deus o Pai ———> Marido
Deus o Filho ——> Mulher
No texto de Efésios 5 onde Paulo afirma que Cristo é o cabeça da Igreja (“...porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da Igreja” — v. 23), temos a seguinte analogia:
Cristo ——> Marido
Igreja ——> Mulher
Mas o foco central da analogia, seu âmago, é Cristo, que é visto como exemplo de liderança (o cabeça) na pessoa do marido ou como exemplo de submissão na figura da esposa. Paulo nos mostra claramente como a mulher deve se submeter à liderança que Deus estabeleceu (seu marido) e mostra ao marido como ele deve amar a esposa fazendo tudo que é necessário para que ela cresça em Cristo.
Por que os apóstolos, Paulo e Pedro, argumentam a favor da submissão da mulher ao seu marido?
(1) Por causa da ordem da criação! Isso não mudará até o mundo terminar.
(2) Por causa do modelo de relação existente entre Deus o Pai e Deus o Filho.
Estas são duas razões absolutas que não envolvem o aspecto cultural. Digo isso porque muitos querem interpretar o que Paulo diz em relação à mulher como algo comum à cultura da época. Não é verdade, porque Paulo usa um argumento teológico — (1º) Usa o argumento da atividade criadora de Deus e (2º) a figura da relação existente entre o Pai e o Filho.
Então, vemos que o relacionamento matrimonial também serve de pano de fundo para o ensinamento que o apóstolo Paulo ministra à Igreja. A base é bem teológica!

......Continua...

Nenhum comentário: