segunda-feira, 17 de março de 2014

CABEÇA E SUBMISSÃO — ATRIBUIÇÕES DIFERENTES

...Continuação da postagem "Criação e Casamento e Igualdade..
É interessante que o mesmo Deus que nos fez iguais, nos dá papéis diferentes. Aqui começa a distorção que muitos fazem da Palavra de Deus. Muitos dizem que Deus não pode fazer pessoas iguais com atribuições diferentes, especialmente quando um tem de ser o cabeça do relacionamento e o outro tem de se submeter a este que é o cabeça. Mas, este é um ensino uniforme em todo Novo Testamento. Está bem claro o que Pedro fala em 1 Pe. 3:1-6 e o que Paulo diz em Efésios 5:22-25 e 33, em Colossenses 3:18 e em Tito 2:1-5. Será que o Espírito Santo, nessas passagens, não chama as mulheres (mesmo sendo iguais) a se submeterem à liderança de seus maridos? Será que a palavra chave usada pelos apóstolos não é “submissão”? Os textos afirmam que o marido deve ser o cabeça e liderar amorosamente sua esposa. Não podemos esquecer o que Pedro diz em 1 Pe. 3:7, ou o que Paulo diz em Efésios 5:25-33. Não é exigido aos maridos se submeterem à esposa, mas a esposa é chamada a se submeter ao marido voluntariamente como que ao Senhor (v. 22 — “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor”). A mulher se submete ao marido porque ela ama ao Senhor e da mesma forma o marido deve amar a esposa porque ele ama ao Senhor.
Além do mais o marido não deve tratar a esposa com amargura ou aspereza. Em Colossenses 3:19 Paulo diz isso claramente: “Maridos, amai a vossas esposas, e não as trateis com amargura”. Se o marido tratar sua esposa assim, suas orações não serão ouvidas pelo Deus do céu (1 Pe. 3:7).
Mas precisamos fazer a seguinte pergunta: Por que os apóstolos têm este ensino tão uniforme? Por que eles se referem ao marido como cabeça ou como líder usando o termo grego kefhalē para mostrar que ele é o cabeça do lar? Os apóstolos falaram com a autoridade de Cristo e receberam a mesma revelação; mas em que bases escreveram isso? Creio que podemos entender de onde eles tiraram esta argumentação se olharmos para o que Paulo diz em 1 Co. 11. Não vamos abordar todas as questões contidas neste capítulo, mas aquilo que nos importa agora.

1 CORÍNTIOS 11
As mulheres da Igreja de Corinto haviam decidido tirar a cobertura que usavam na cabeça e que era o sinal de que estavam sob a autoridade masculina e assim começaram a orar no culto público e profetizar. Paulo diz que fazer isso seria o mesmo que negar o fato de o marido ser o cabeça do casal. Sua argumentação começa dos vv. 2 e 3 de 1 Coríntios 11. Vamos apenas destacar dois pontos deste capítulo.
Paulo no v. 2 louva os crentes porque eles estavam guardando as tradições que Paulo havia ensinado, ou seja, as verdades centrais da fé cristã1. No v. 3 ele descreve o papel do marido em relação à mulher como sendo ele o cabeça do casal, porque de fato ele é “o cabeça da mulher”. Por quê? A resposta está nos vv. 8-9: “8 - Porque o homem não foi feito da mulher, e sim a mulher, do homem. 9 - Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, e sim a mulher, por causa do homem”. Vemos que Paulo se reporta à criação do homem.
Aqui, o apóstolo Paulo se reporta à atividade criadora de Deus, à Sua criação. Paulo está usando a lei de Deus, a LEI DA CRIAÇÃO; mas em lugar de dizer que criou a mulher para ser “auxiliadora” do homem, ele diz que a mulher foi criada “por causa do homem” (v.9). Mas veja que primeiro Paulo diz que Deus criou a mulher a partir do homem, (“Porque o homem não foi feito da mulher, e sim a mulher, do homem” – v. 8) e então, diz por que Deus criou a mulher: a mulher foi criada “por causa do homem” - v.9. Em outras palavras, ele cita a ordem da criação. Desse modo vemos que o fato de a mulher ter sido criada a partir do homem isso indica quem deve ser o líder da família e quem deve auxiliar esse líder.
Não pode haver uma reversão na ordem desta criação. Porém, mais adiante Paulo diz que todo homem é nascido de mulher. No v. 11 deste capítulo 11, Paulo diz que o homem não é independente da mulher, nem a mulher independente do homem. Mesmo assim Paulo deixa bem claro no v. 9 que a mulher existe por causa do homem.
1 II Ts 2:15 — “Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa”.
No entanto Paulo diz no versículo 7 que “a mulher é a glória do homem”. Por quê? Quando vemos os homens e mulheres que surgem depois de Adão e Eva, sempre há necessidade de lembrarmos que Adão foi criado por Deus, do pó da terra. Então, a glória é sempre de Deus (“o homem é a glória de Deus” – v. 7). Mas a mulher foi criada por Deus a partir do homem, usando algum elemento do homem — uma costela — como está registrado em Gênesis. Então, quando olhamos para uma mulher, inevitavelmente vemos uma porção da glória do homem.
Podemos entender desta forma: Em Adão está manifesta a honra e a majestade de Deus; em Eva está manifesta a honra e a majestade do homem — o marido. Creio que é isso que Paulo quer dizer ao afirmar que “a mulher é a glória do homem” – v. 7. Assim como o homem foi criado por Deus do pó da terra, sendo isso a glória de Deus (glória para Deus), a mulher foi criada do homem, sendo por isso a glória do homem (para o homem). Em Pv 12:4 Salomão diz que a “mulher virtuosa é a coroa do seu marido”!
Mas o texto pode também significar que a mulher também trás beleza e deleite ao estar ao lado dele. Então, o argumento para o princípio de quem é o cabeça, vem do fato de que o homem foi criado primeiro e a mulher foi criada depois e por causa do homem e a partir dele.
Paulo deixa muito clara essa lição no v. 9: “Porque também o homem não foi criado por causa da mulher; e, sim, a mulher, por causa do homem”. Se perguntarmos quem deve auxiliar ao outro no cumprimento do seu papel, Paulo nos responde dizendo que é a mulher que vai auxiliar ao homem e não o homem que tem de ser o auxiliador da mulher. Não estamos dizendo que o homem não deve ajudar a mulher! É claro que um ajuda ao outro. Mas aqui Paulo está argumentando quanto à questão de quem é o cabeça e quem se submete ao cabeça. Deus responde a esta questão aqui, diz Paulo, através de uma lei natural, ou seja, do modo como Ele criou o ser humano: Primeiro o homem e depois a mulher.

...continua.

Nenhum comentário: