sábado, 22 de março de 2014

A HOMOSSEXUALIDADE E A LEI MORAL DE DEUS

A lei moral de Deus condena a homossexualidade claramente de qualquer tipo: “Não deitarás com um homem como se fosse uma mulher. É uma abominação.... Se um homem deita com um homem como ele deita com uma mulher, ambos cometeram abominação. Eles seguramente serão postos à morte. O sangue deles estará sobre eles” (Lv. 18:22, 20:13). Apologistas para o homossexualismo tentam evitar as claras e não ambíguas declarações da lei de Deus, distorcendo a Bíblia descaradamente (sic) e criando argumentos para desculpa-los.
Alguns admitem que a lei de Deus condena a homossexualidade; eles ensinam que a lei daquele Deus é apenas um registro humano de um costume judeu antigo recheado de preconceito. Estas pessoas negam a autoria Mosaica da lei e relativizam a ética. O argumento deles deve ser rejeitado porque Cristo e os apóstolos aceitaram a autoria divina, a infalibilidade e a autoridade absoluta do Velho Testamento (Mt. 22:39-40; Jo. 10:35; 2 Tm. 3:16-17). Se você rejeita a lei de Deus dizendo que isto são apenas as ideias puramente humanas do antigo Judaísmo, então você não pode reivindicar Cristo como seu Salvador. Ou você acredita que Jesus estava enganado na visão dele acerca da lei de Deus, ou que Ele era um mentiroso. Abra os olhos: Jesus Cristo é Deus (Jo 1:1, 8:58-59); ele não pode ser um mentiroso ou estar equivocado (Nm. 23:19).
“Apologistas do homossexualismo tentam evitar as claras e não ambíguas declarações da lei de Deus, distorcendo a Bíblia descaradamente (sic) e criando argumentos para desculpá-los.”
Outros ensinam que só valeriam as leis que condenam homossexualidade para a nação de Israel. As leis do Velho Testamento faleceram com a vinda de Jesus Cristo. Esta visão é popular entre esses que reivindicam ser “os homossexuais evangélicos.” Esta visão é totalmente antibíblica. Quando o Novo Testamento diz que os cristãos estão mortos à lei, significa que Cristo cumpriu a lei (o pacto das obras) para o crente, afastando a maldição da lei pela morte sacrificial dEle. Cristãos são unidos a Jesus Cristo em Sua vida sem pecado e de forma perfeita; são elevados na morte sacrificial dEle e habilitados pelo Seu Espírito a viver uma vida com Deus. Paulo diz que “a lei é santa, e o mandamento santo e justo e bom” (Rm. 7:12). Cristo não se livrou da lei moral. Ele a obedeceu perfeitamente para o crente. Ele morreu para remover a culpa de pecado e enviou o Espírito Santo. Assim os crentes têm o poder para obedecer a lei de Deus. Se Cristo anulasse a lei no sentido que os apologistas do homossexualismo afirmam, então não haveria nenhuma necessidade para que Ele morresse, porque se não há nenhuma lei, não há pecado e culpa. As únicas leis que já não são vigentes são especificamente as leis ligadas à terra de Israel (por exemplo, o jubileu) e as leis cerimoniais. As leis cerimoniais apontaram para Jesus Cristo e o trabalho dEle por tipos e figuras. A lei moral de Deus e a lei civil que são baseadas na lei moral ainda estão em vigor. A lei de Deus está baseada na natureza dEle e Seu caráter; então, é absoluta, imutável e eterna.
É óbvio que as proibições contra a homossexualidade não têm nada que ver com o sistema sacrificial; eles não são claramente cerimoniais em natureza. Além disso, se só fossem validadas as leis contra homossexualidade para a nação de Israel, então por que é condenada a homossexualidade em Sodoma, mais de quatrocentos anos antes da nação de Israel existir: “Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne [homossexualidade], foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.” (Judas 7)? Embora Sodoma seja caracterizada geralmente pela maldade, Gênesis 19 apresenta a homossexualidade como a última fase de um grande deboche. Os homens de Sodoma desejaram relações homossexuais com os convidados de Ló e estavam dispostos a estuprá-los se necessário. Deus forjou destruição total em Sodoma. Sodoma não foi destruída porque os habitantes eram inóspitos, como alguns reivindicam. Apenas ser inóspito não explicaria tamanho julgamento por Deus. Deus destruiu a cidade totalmente; só Ló e a sua família foi poupada.
Alguns apologistas do homossexualismo argumentam que a lei daquele Deus condena apenas a prostituição cúltica masculina. Eles afirmam que a homossexualidade moderna nada tem a ver com a homossexualidade idólatra, pagã praticada antigamente. Deus condena prostituição masculina claramente e os ritos de fertilidade cúlticos associados a isto; Deuteronômio 23:17-18 aplica-se à prostituição cúltica. Mas Levítico 18:22 e 20:13 não mencionam prostituição cúltica. “Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles.” (Lv. 20:13).
A tentativa para consolidar todas as proibições contra homossexualidade em apenas uma que lida com prostituição cúltica antiga, revelam um preconceito óbvio pró-homossexual por estes intérpretes. Eles estão forçando o texto bíblico em um molde pró-homossexual. Eles estão sendo desonestos com a intenção clara da Palavra de Deus. Eles estão lendo as próprias pressuposições pró homossexualismo deles na lei de Deus. É ilegítimo condensar três proibições distintas (Lv.18:22,20:13;Dt.23:17-18) em uma. Intérpretes pró-homossexualismo sabem isto, mas não se preocupam, porque eles não estão interessados na verdade; eles só estão interessados em justificar o comportamento mau, pervertido deles. Além disso, a interpretação deles poderia ser usada para justificar relações sexuais com ovelhas e cabras, porque bestialidade também era parte de rito de fertilidade nos cultos antigos. Não se engane. Deus está contra homossexualidade em todas suas formas, tanto a cúltica como também a pessoal.
Os argumentos a favor de homossexualidade são desculpas lamentáveis para um comportamento que Deus odeia e julgará claramente. “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.” (1 Co. 6:9-10). Homossexualidade estava condenada por Deus, séculos antes da lei ser dada (por exemplo, Gn. 19). Está explicitamente condenado pela lei de Deus (Lv 18:22, 20:13). Como será mostrado, também é condenado claramente no Novo Testamento pelo Apóstolo Paulo.

Autor: Pr. Josafá Vasconcelos.

Nenhum comentário: