sábado, 27 de julho de 2013

FAZEI DISCÍPULOS 13 – EU PRECISO FAZER PARTE DA IGREJA?

TEXTO BÁSICO: Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.  Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus. Então, advertiu os discípulos de que a ninguém dissessem ser ele o Cristo (Mateus 16.13-20).
OBJETIVO PROPOSTO: Compreender o conceito bíblico de igreja.
INTRODUÇÃO: O Estudo de hoje é sobre a Igreja. E a principal pergunta a ser feita é: Posso seguir a Jesus Cristo sem participar da Igreja? A resposta é não. Ao se tornar um discípulo de Jesus você passa a fazer parte da Família de Deus, ganhando um novo Pai e novos irmãos. Leia Efésios 2.11-22.
Se a Igreja não fosse necessária Deus não a teria criado. Preste atenção: ninguém como Deus conhece mais as nossas necessidades. Portanto, Ele criou a família e a Igreja para o nosso benefício.
A pergunta que você deve fazer é outra: de qual igreja devo fazer parte? Com tantas “igrejas” hoje, à qual eu devo me filiar? As três marcas da Igreja verdadeira são: a pregação fiel da Bíblia, a correta administração dos sacramentos (Batismo e Santa Ceia) e a aplicação da disciplina eclesiástica, conforme a Palavra de Deus.
EXPOSIÇÃO
1. A IGREJA SEGUNDO JESUS
Há uma dupla aplicação bíblica no uso do termo "Igreja": sentido universal (Ef 1.22-23; 3.9-10; 5.25) e sentido restrito (1 Co 1.2;  At 8.1). Hoje, o termo pode significar também um santuário, uma instituição eclesiástica ou um ramo denominacional.
Conforme o nosso texto básico, Mateus 16.18, Cristo diz: Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Jesus usa a palavra IGREJA, ou seja "eclesia" no grego, que significa literalmente "chamados para fora ou convocados para fora". A Igreja é, portanto, a reunião daqueles que foram convocados por Cristo (1 Pe 2.9). Jesus, através do registro de Mateus 16.13-20, nos oferece mais alguns detalhes sobre a Igreja:
1.1. A IGREJA É DE ORIGEM DIVINA
É o próprio Jesus quem afirma: "edificarei" (16.18). A Igreja é fruto da ação ativa e direta de Jesus: “... a Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue" (At 20.28).
2. A IGREJA É PROPRIEDADE DE JESUS
Jesus Cristo usa o pronome possessivo: "Edificarei a minha igreja" (v.18). A Igreja é de Jesus por criação e por resgate. Quando Pedro foi interrogado por Jesus, a recomendação tríplice de Jesus foi: "Apascenta os meus cordeiros", "pastoreia as minhas ovelhas" e "apascenta as minhas ovelhas" (Jo 21.15-17). A ênfase de Jesus é de que os cordeiros e as ovelhas são suas. Nenhuma pessoa ou instituição tem o direito de se apropriar das ovelhas de Cristo.
"...o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras" (Tt 2.14). A ênfase de Paulo é "um povo exclusivamente seu...
1.3. A IGREJA É CONSTITUÍDA POR TODOS AQUELES QUE RECONHECEM A JESUS
Assim como Pedro recebeu a revelação de Deus: "...Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (v.16) qualquer pessoa para integrar-se à Igreja precisa também dessa revelação acerca de quem é Jesus. É o próprio Pedro quem diz (1 Pe 2.5; Mt 11.25-27).
1.4. A IGREJA É INDESTRUTÍVEL
Jesus diz: “... e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (v. 18). Nada poderá destruir ou prevalecer contra a Igreja de Jesus. "As portas do inferno" indicam que nem mesmo a morte poderá destruir o seu povo. Se assim não fora, os imperadores romanos já teriam destruído a Igreja no primeiro século da sua existência (Rm 8.38-39). Nada poderá deter o avanço e o crescimento da Igreja de Jesus.
1.5. A AUTORIDADE DA IGREJA É ESPIRITUAL
Jesus afirma: "Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus" (v.19). A Igreja de Jesus exerce a autoridade espiritual sobre os seus membros, disciplinando-os e corrigindo-os espiritualmente. O fundamento da autoridade está na Palavra de Deus, norma de fé e prática do cristão e da Igreja. Os reformadores defenderam a separação da Igreja do Estado. O governo que a igreja exerce sobre os seus membros é de natureza espiritual.
2. AS DENOMINAÇÕES EVANGÉLICAS NO BRASIL
Após tentativas frustradas de franceses e holandeses, foi através das missões denominacionais, procedentes de igrejas norte-americanas que a fé evangélica chegou ao Brasil: os Congregacionais (1855), os Presbiterianos (1859), os Metodistas 1867 e os Batistas (1871). Estas denominações são chamadas, atualmente de históricas", distinguindo-as das igrejas pentecostais":
Congregação Cristã do Brasil (1909), Assembléia de Deus 1910), Igreja do Evangelho Quadrangular (1951), Igreja Pentecostal O Brasil Para Cristo (1956) e Igreja Pentecostal Deus é Amor (1962). Atualmente há inúmeras igrejas ou "ministérios" autônomos que são classificados como denominações "neo-pentecostais".
A Igreja Presbiteriana destaca-se como a denominação de origem mais antiga, pois, nasceu durante o movimento da Reforma Protestante, século 16, na Europa, sob a liderança de João Calvino e João Knox.
Os presbiterianos têm como princípios fundamentais de fé: A absoluta soberania de Deus, Senhor absoluto na criação, providência e salvação (Sl 24 e 115); A absoluta supremacia da Bíblia, a Palavra de Deus, como única regra de fé e prática (Sl 19 e 2Tm 3.14-17); A absoluta supremacia da graça de Jesus Cristo, que justifica o homem não por suas obras, mas pela fé somente (Ef 2.1-10 e Jo l.14-18); O sacerdócio universal dos crentes, no qual qualquer pessoa pode dirigir-se a Deus livremente, sem ser por intermédio de qualquer outra pessoa (Hb 10.19-25; 1 Pe 2.1-10).
Todas as doutrinas bíblicas aceitas pelos presbiterianos estão resumidas na Confissão de Fé e nos Catecismos de Westminster.
Com a proliferação de igrejas e novas denominações, no Brasil, cada crente deve considerar aquilo que os reformadores chamaram de "marcas de uma igreja verdadeira": (1) Pregação e ensino fiel da bíblia, (2) administração correta dos sacramentos e (3) o exercício fiel da disciplina. Ao escolher uma igreja para se filiar, deve-se levar em consideração estes três critérios.
APLICAÇÃO
1. Posso seguir a Jesus Cristo sem participar da Igreja? Não.
2. Como identificar uma igreja verdadeiramente cristã? Pelas marcas da verdadeira Igreja.
3. Quais as cinco características da Igreja apresentadas por Jesus?
CONCLUSÃO
O rio é o habitat natural dos peixes. Ali há peixes de várias cores, tamanhos e habilidades, mas todos são de uma mesma espécie. A Igreja de Deus é como um rio que reúne aqueles que foram salvos por Jesus Cristo. Ser Presbiteriano, Batista ou da Assembleia de Deus é apenas fazer parte de um cardume. Todos são de uma mesma espécie.
ORAÇÃO
Pai amado, eu te agradeço pela existência da Igreja. Mostra-me a Igreja que devo fazer parte. Obrigado pela família da fé, pelos meus novos irmãos e amigos. Ajuda-me a descobrir e desenvolver o meu dom. Eu desejo trabalhar para Ti. Faço esta oração em nome de Jesus. Amém.
ESTUDO APLICADO NA EBD DO DIA 16/06/2013
IGREJA PRESBITERIANA DE IPANGUAÇU-RN

Rev. JOSÉ FRANCISCO

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