TEXTO
BÁSICO: Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou
a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam:
Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos
profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão
Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou:
Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to
revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e
sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não
prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as
chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o
que desligares na terra terá sido desligado nos céus. Então, advertiu os
discípulos de que a ninguém dissessem ser ele o Cristo (Mateus 16.13-20).
OBJETIVO PROPOSTO: Compreender o conceito bíblico de igreja.
INTRODUÇÃO:
O Estudo de hoje é sobre a Igreja. E a principal
pergunta a ser feita é: Posso seguir a Jesus Cristo sem participar da Igreja? A
resposta é não. Ao se tornar um discípulo de Jesus você passa a fazer parte da
Família de Deus, ganhando um novo Pai e novos irmãos. Leia Efésios 2.11-22.
Se a Igreja não fosse necessária Deus não a teria
criado. Preste atenção: ninguém como Deus conhece mais as nossas necessidades.
Portanto, Ele criou a família e a Igreja para o nosso benefício.
A pergunta que você deve fazer é outra: de qual
igreja devo fazer parte? Com tantas “igrejas” hoje, à qual eu devo me filiar?
As três marcas da Igreja verdadeira são: a pregação fiel da Bíblia, a
correta administração dos sacramentos (Batismo e Santa Ceia) e a
aplicação da disciplina eclesiástica, conforme a Palavra de Deus.
EXPOSIÇÃO
1.
A IGREJA SEGUNDO JESUS
Há uma dupla aplicação bíblica no uso do termo
"Igreja": sentido universal (Ef 1.22-23; 3.9-10; 5.25) e
sentido restrito (1 Co 1.2; At 8.1).
Hoje, o termo pode significar também um santuário, uma instituição eclesiástica
ou um ramo denominacional.
Conforme o nosso texto básico, Mateus 16.18, Cristo
diz: Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a
minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Jesus usa a palavra IGREJA, ou seja
"eclesia" no grego, que significa literalmente "chamados para
fora ou convocados para fora". A Igreja é, portanto, a reunião daqueles
que foram convocados por Cristo (1 Pe 2.9). Jesus, através do registro de
Mateus 16.13-20, nos oferece mais alguns detalhes sobre a Igreja:
1.1.
A IGREJA É DE ORIGEM DIVINA
É o próprio Jesus quem afirma: "edificarei"
(16.18). A Igreja é fruto da ação ativa e direta de Jesus: “... a
Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue"
(At 20.28).
2.
A IGREJA É PROPRIEDADE DE JESUS
Jesus Cristo usa o pronome possessivo:
"Edificarei a minha igreja" (v.18). A Igreja é de Jesus por
criação e por resgate. Quando Pedro foi interrogado por Jesus, a recomendação
tríplice de Jesus foi: "Apascenta os meus cordeiros",
"pastoreia as minhas ovelhas"
e "apascenta as minhas
ovelhas" (Jo 21.15-17). A ênfase de
Jesus é de que os cordeiros e as ovelhas são suas. Nenhuma pessoa ou
instituição tem o direito de se apropriar das ovelhas de Cristo.
"...o
qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e
purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras"
(Tt 2.14). A ênfase de Paulo é "um povo exclusivamente
seu...”
1.3.
A IGREJA É CONSTITUÍDA POR TODOS AQUELES QUE RECONHECEM A JESUS
Assim como Pedro recebeu a revelação de Deus:
"...Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (v.16) qualquer pessoa
para integrar-se à Igreja precisa também dessa revelação acerca de quem é
Jesus. É o próprio Pedro quem diz (1 Pe 2.5; Mt 11.25-27).
1.4.
A IGREJA É INDESTRUTÍVEL
Jesus diz: “... e as portas do inferno não prevalecerão contra ela"
(v. 18). Nada poderá destruir ou prevalecer contra a Igreja de Jesus. "As
portas do inferno" indicam que nem mesmo a morte poderá destruir o seu
povo. Se assim não fora, os imperadores romanos já teriam destruído a Igreja no
primeiro século da sua existência (Rm 8.38-39). Nada poderá deter o avanço e o
crescimento da Igreja de Jesus.
1.5.
A AUTORIDADE DA IGREJA É ESPIRITUAL
Jesus afirma:
"Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá
sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus"
(v.19). A Igreja de Jesus exerce a autoridade espiritual sobre os seus
membros, disciplinando-os e corrigindo-os espiritualmente. O fundamento da
autoridade está na Palavra de Deus, norma de fé e prática do cristão e da
Igreja. Os reformadores defenderam a separação da Igreja do Estado. O governo
que a igreja exerce sobre os seus membros é de natureza espiritual.
2.
AS DENOMINAÇÕES EVANGÉLICAS NO BRASIL
Após
tentativas frustradas de franceses e holandeses, foi através das missões
denominacionais, procedentes de igrejas norte-americanas que a fé evangélica
chegou ao Brasil: os Congregacionais (1855), os Presbiterianos (1859), os
Metodistas 1867 e os Batistas (1871). Estas denominações são chamadas, atualmente
de históricas", distinguindo-as das igrejas pentecostais":
Congregação
Cristã do Brasil (1909), Assembléia de Deus 1910), Igreja do Evangelho
Quadrangular (1951), Igreja Pentecostal O Brasil Para Cristo (1956) e Igreja
Pentecostal Deus é Amor (1962). Atualmente há inúmeras igrejas ou
"ministérios" autônomos que são classificados como denominações
"neo-pentecostais".
A Igreja
Presbiteriana destaca-se como a denominação de origem mais antiga, pois, nasceu
durante o movimento da Reforma Protestante, século 16, na Europa, sob a liderança
de João Calvino e João Knox.
Os
presbiterianos têm como princípios fundamentais de fé: A absoluta soberania de
Deus, Senhor absoluto na criação, providência e salvação (Sl 24 e 115); A
absoluta supremacia da Bíblia, a Palavra de Deus, como única regra de fé e
prática (Sl 19 e 2Tm 3.14-17); A absoluta supremacia da graça de Jesus
Cristo, que justifica o homem não por suas obras, mas pela fé somente (Ef
2.1-10 e Jo l.14-18); O sacerdócio universal dos crentes, no qual qualquer
pessoa pode dirigir-se a Deus livremente, sem ser por intermédio de qualquer
outra pessoa (Hb 10.19-25; 1 Pe 2.1-10).
Todas as
doutrinas bíblicas aceitas pelos presbiterianos estão resumidas na Confissão de
Fé e nos Catecismos de Westminster.
Com a proliferação de igrejas e novas denominações,
no Brasil, cada crente deve considerar aquilo que os reformadores chamaram de
"marcas de uma igreja verdadeira": (1) Pregação e ensino fiel da
bíblia, (2) administração correta dos sacramentos e (3) o exercício fiel da
disciplina. Ao escolher uma igreja para se filiar, deve-se levar em
consideração estes três critérios.
APLICAÇÃO
1. Posso seguir a Jesus Cristo sem participar da
Igreja? Não.
2. Como identificar uma igreja verdadeiramente cristã?
Pelas marcas da verdadeira Igreja.
3. Quais as cinco características da Igreja
apresentadas por Jesus?
CONCLUSÃO
O rio é o habitat natural dos peixes. Ali há peixes de várias cores,
tamanhos e habilidades, mas todos são de uma mesma espécie. A Igreja de Deus é
como um rio que reúne aqueles que foram salvos por Jesus Cristo. Ser
Presbiteriano, Batista ou da Assembleia de Deus é apenas fazer parte de um
cardume. Todos são de uma mesma espécie.
ORAÇÃO
Pai
amado, eu te agradeço pela existência da Igreja. Mostra-me a Igreja que devo
fazer parte. Obrigado pela família da fé, pelos meus novos irmãos e amigos.
Ajuda-me a descobrir e desenvolver o meu dom. Eu desejo trabalhar para Ti. Faço
esta oração em nome de Jesus. Amém.
ESTUDO APLICADO NA EBD
DO DIA 16/06/2013
IGREJA PRESBITERIANA DE
IPANGUAÇU-RN
Rev. JOSÉ
FRANCISCO
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