segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CRESCENDO ESPIRITUALMENTE POR MEIO DOS SACRAMENTOS – PARTE 7

TEXTO BÍBLICO: Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado? [Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco. (At 8.36-38); Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. (1Co 11.26)

INTRODUÇÃO: Em busca do crescimento espiritual é possível que a igreja deixe de utilizar, ou utilize erradamente, os meios o que o próprio Deus estabeleceu para este fim. Certamente, isto lhe trará grande prejuízo. Dentre estes meios estão os sacramentos, batismo e Ceia do Senhor. Mas, de que maneira podem estes sacramentos serem úteis no progresso espiritual dos crentes?
O que é um sacramento 1
Um sacramento é uma santa ordenança instituída por Cristo em sua  Igreja, para significar, selar e conferir àqueles que estão no pacto da graça os benefícios da mediação de Cristo; para os fortalecer e lhes aumentar a fé e todas as mais graças, e os obrigar à obediência; para testemunhar e nutrir o seu amor e comunhão uns para com os outros, e para distingui-los dos que estão fora.
O que é um sacramento 2
1) Significar, selar e conferir àqueles que estão no pacto da graça os benefícios da mediação de Cristo;
2) Os fortalecer e lhes aumentar a fé e todas as mais graças, e os obrigar à obediência;
3) Testemunhar e nutrir o seu amor e comunhão uns para com os outros;
4) Distingui-los dos que estão fora.
Ler: Mt 28:20;26:26,27; At 2:38;22:16; Rm 4:11;6:4;9:8; I Co 10:16,17,21;11:24-2612:13; Ef 4:3-5; Gl 3:27,29;4:15;5:6.
A eficácia dos sacramentos
Como os sacramentos se tornam meios eficazes da salvação?
Os sacramentos tornam-se meios eficazes da salvação, não porque tenham qualquer  poder  em  si,  nem qualquer virtude derivada da piedade ou da intenção de quem os administra, mas unicamente pela operação do Espírito Santo e pela bênção de Cristo que os instituiu.
Ler: At 8:13,23; I Co 3:7;6:11; I Pe 3:21.
IMPLICAÇÕES:
1. Todo cristão deve entender o que é um sacramento para poder tirar melhor proveito de sua participação nele.
2. Devemos agradecer a Deus pela sua operação em nós tornando os sacramentos eficazes.
3. Busquemos encarar com maior seriedade a participação nos sacramentos tos com vistas a tirarmos maior proveito destes.
CONCLUSÃO
O crescimento espiritual numa perspectiva bíblica consiste também na participação adequado dos sacramentos. Portanto, considerando isto, não percamos qualquer oportunidade de fazê-lo.


Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu-Rn
Vivendo em Cristo, Discipulando sempre
Rev. José Francisco do Nascimento
                                          Email: revzefrancisco@hotmail.com

Nenhum comentário: