O QUE A BÍBLIA NOS ENSINA SOBRE A
NATUREZA HUMANA
TEXTOS BÁSICOS:
Também
disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha
ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos,
sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou
Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os
criou. (Gn 1. 26, 27).
Abriram-se, então, os olhos de
ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram
cintas para si. Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela
viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher,
por entre as árvores do jardim. (Gn 3.7,8). Também os predestinou para serem
conformes à imagem de seu Filho. (Rm 8:29)
INTRODUÇÃO:
No estudo
passado vimos que o homem é uma pessoa criada. Logo, sua existência depende de
Deus e, a despeito disto, é um ser responsável por todos os seus atos.
O segundo
aspecto bíblico sobre quem é o homem é revelado na expressão “à imagem e
semelhança de Deus”.
Uma
pergunta: o que podemos saber sobre a imagem e semelhança de Deus já que o
homem foi criado por Ele, Deus?
O
ensino do Antigo Testamento (1)
Somente
três passagens versam sobre a imagem de Deus no AT: Gn 1. 26- 28; 5. 1-3 e 9.
6.
1º) Gn 1. 26- 28:
Ø O homem foi
criado por Deus que vive numa pluralidade (Trindade);
Ø O termo
homem é colocado em distinção a todas as demais criaturas anteriormente criadas,
as quais foram criadas segundo a sua espécie;
Ø Imagem,
semelhança são palavras indistintas. Formas diferentes de expressar a mesma
ideia.
O ensino do Antigo
Testamento (2)
Em que consiste esta imagem?
Ø O homem é
semelhante a Deus em alguns aspectos. Entretanto, não são estes: a posição
ereta ou forma, o intelecto ou a imortalidade.
Ø O homem
assemelha-se ao Criador: no domínio sobre os animais; na vida em comunidade; na
responsabilidade. Esta imagem é no sentido moral, comumente chamado justiça
original (Ec 7:29).
Ø O homem
quando foi criado não era corrupto, depravado ou pecaminoso, seu estado era de
integridade, inocência e santidade.
O ensino do Antigo
Testamento (3)
2º)Gn 5. 1- 3:
Ø O grande
diferencial nesta passagem é que o filho de Adão, Sete, foi feito à sua imagem
e não segundo a imagem de Deus, posto que a imagem de Deus em Adão fora
desfigurada pelo pecado. Contudo, Adão ainda guardava a imagem de Deus, mas não
no estado original.
3º) Gn 9.6:
Ø Neste texto
ratifica-se a idéia anterior (Gn 5. 3) de que o homem caído ainda é portador da
imagem de Deus.
q Conclui-se
que: o ser humano é ser segundo a imagem de Deus, mesmo depois da queda.
O ensino do Novo
Testamento (1)
Ø O
entendimento do AT sobre a imagem de Deus no homem é observado também no NT.
Ø Tiago 3. 9:
Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os
homens, feitos à semelhança de Deus.
Ø Atente que
qualquer homem (ser humano caído) que é amaldiçoado é uma ofensa direta ao
Senhor, por ser aquele segundo a sua semelhança, mesmo após a queda.
O ensino do Novo
Testamento (2)
Cristo como imagem de Deus
Ø 2 Coríntios
4.4: “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para
que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a
imagem de Deus”. Colossenses 1.15: “Este é a imagem do Deus invisível, o
primogênito de toda a criação”.
O
ensino do Novo Testamento (3)
Ø João 14.8-9: “Replicou-lhe Filipe:
Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto
tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai;
como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”
Ø Hebreus 1.3: “Ele, que é o resplendor
da glória e a expressão exata do seu Ser”.
O
ensino do Novo Testamento (4)
CONCLUSÕES:
Ø No NT testamento a imagem precisa de
Deus é o Cristo encarnado. Logo, não devo olhar para qualquer outra parte da
criação para ver a perfeita imagem de Deus, mas para Cristo Jesus.
Ø O homem em pecado, caído, que desejar
ter a imagem Deus, precisa ser restaurado, nascer de novo, assemelhando-se a
Cristo diuturnamente, santificação. Ver: Rm 8. 29; 2 Co 3. 18; Cl 3. 9, 10 e Ef
4. 21- 24.
Síntese:
- O homem foi criado à imagem de
Deus.
- O homem caído, corrompido pelo
pecado, ainda preserva a imagem de Deus de maneira distorcida.
- O homem caído pode ser redimido, renovado segundo à
imagem daquele que o criou, Deus.
Aplicações:
Ø Devemos olhar para o próximo como
imagem e semelhança de Deus, O Criador, e tratar as pessoas a partir desta
dignidade peculiar.
Ø Devemos considerar que, a despeito da
imagem, as pessoas estão caídas, mortas nos seus delitos e pecados, portanto,
por si mesmas, nunca conseguirão refletir a imagem de Deus perdida por ocasião
da queda.
Ø Como crentes devemos sempre procurar
assemelhar-nos a Cristo imagem perfeita de Deus.
Resumos de Aulas:
Quem é o homem?
2ª resposta: Uma pessoa criada à imagem e semelhança de Deus.
*Estudo para EBD organizado pelo Rev.
José Alex Barreto;
Estudado, com algumas adaptações para slides pelo
Rev. José Francisco na Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu-Rn.
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