sexta-feira, 24 de agosto de 2012

QUEM É O HOMEM? Parte 2


O QUE A BÍBLIA NOS ENSINA SOBRE A NATUREZA HUMANA

TEXTOS BÁSICOS:
Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gn 1. 26, 27).
Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. (Gn 3.7,8). Também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho. (Rm 8:29)
INTRODUÇÃO:
  No estudo passado vimos que o homem é uma pessoa criada. Logo, sua existência depende de Deus e, a despeito disto, é um ser responsável por todos os seus atos.
  O segundo aspecto bíblico sobre quem é o homem é revelado na expressão “à imagem e semelhança de Deus”.
  Uma pergunta: o que podemos saber sobre a imagem e semelhança de Deus já que o homem foi criado por Ele, Deus?
O ensino do Antigo Testamento (1)
Somente três passagens versam sobre a imagem de Deus no AT: Gn 1. 26- 28; 5. 1-3 e 9. 6.

1º) Gn 1. 26- 28:
Ø O homem foi criado por Deus que vive numa pluralidade (Trindade);
Ø O termo homem é colocado em distinção a todas as demais criaturas anteriormente criadas, as quais foram criadas segundo a sua espécie;
Ø Imagem, semelhança são palavras indistintas. Formas diferentes de expressar a mesma ideia.
O ensino do Antigo Testamento (2)

Em que consiste esta imagem?
Ø O homem é semelhante a Deus em alguns aspectos. Entretanto, não são estes: a posição ereta ou forma, o intelecto ou a imortalidade.
Ø O homem assemelha-se ao Criador: no domínio sobre os animais; na vida em comunidade; na responsabilidade. Esta imagem é no sentido moral, comumente chamado justiça original (Ec 7:29).
Ø O homem quando foi criado não era corrupto, depravado ou pecaminoso, seu estado era de integridade, inocência e santidade.
O ensino do Antigo Testamento (3)
2º)Gn 5. 1- 3:
Ø O grande diferencial nesta passagem é que o filho de Adão, Sete, foi feito à sua imagem e não segundo a imagem de Deus, posto que a imagem de Deus em Adão fora desfigurada pelo pecado. Contudo, Adão ainda guardava a imagem de Deus, mas não no estado original.
3º) Gn 9.6:
Ø Neste texto ratifica-se a idéia anterior (Gn 5. 3) de que o homem caído ainda é portador da imagem de Deus.
q Conclui-se que: o ser humano é ser segundo a imagem de Deus, mesmo depois da queda.
O ensino do Novo Testamento (1)
Ø O entendimento do AT sobre a imagem de Deus no homem é observado também no NT.
Ø Tiago 3. 9: Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Ø Atente que qualquer homem (ser humano caído) que é amaldiçoado é uma ofensa direta ao Senhor, por ser aquele segundo a sua semelhança, mesmo após a queda.
O ensino do Novo Testamento (2)

Cristo como imagem de Deus
Ø 2 Coríntios 4.4: “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus”. Colossenses 1.15: “Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”.
O ensino do Novo Testamento (3)
Ø João 14.8-9: “Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”
Ø Hebreus 1.3: “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser”.
O ensino do Novo Testamento (4)

CONCLUSÕES:
Ø  No NT testamento a imagem precisa de Deus é o Cristo encarnado. Logo, não devo olhar para qualquer outra parte da criação para ver a perfeita imagem de Deus, mas para Cristo Jesus.
Ø  O homem em pecado, caído, que desejar ter a imagem Deus, precisa ser restaurado, nascer de novo, assemelhando-se a Cristo diuturnamente, santificação. Ver: Rm 8. 29; 2 Co 3. 18; Cl 3. 9, 10 e Ef 4. 21- 24.
Síntese:
  1. O homem foi criado à imagem de Deus.
  2. O homem caído, corrompido pelo pecado, ainda preserva a imagem de Deus de maneira distorcida.
  3. O homem caído pode ser redimido, renovado segundo à imagem daquele que o criou, Deus.
            Aplicações:
Ø  Devemos olhar para o próximo como imagem e semelhança de Deus, O Criador, e tratar as pessoas a partir desta dignidade peculiar.
Ø  Devemos considerar que, a despeito da imagem, as pessoas estão caídas, mortas nos seus delitos e pecados, portanto, por si mesmas, nunca conseguirão refletir a imagem de Deus perdida por ocasião da queda.
Ø  Como crentes devemos sempre procurar assemelhar-nos a Cristo imagem perfeita de Deus.
Resumos de Aulas:
Quem é o homem?
2ª resposta: Uma pessoa criada à imagem e semelhança de Deus.

*Estudo para EBD organizado pelo Rev. José Alex Barreto;
Estudado, com algumas adaptações para slides pelo Rev. José Francisco na Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu-Rn.

Nenhum comentário: