sábado, 25 de agosto de 2012

ESBOÇO DAS CORRENTES MILENISTAS - 1

A partir deste estudo, estaremos postando um esboço das três correntes milenistas. Começaremos pela corrente pré-milenista.


O PRÉ-MILENISMO
 3.1 A APLICAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO DO TERMO.
O pré-milenismo divide-se em dois pontos: Histórico e dispensacionalista.
O pré-milenismo crê que a volta de Cristo será precedida de certos sinais, tais como: pregação do evangelho a todas as nações, uma grande apostasia, guerra, fome, terremotos e o aparecimento do anti-cristo e uma grande tribulação. Sua volta será seguida de um período de paz e justiça antes do fim do mundo. Cristo reinará como rei pessoalmente ou através de um grupo seleto de seguidores.
O pré-milenismo tem um sistema interessante, que o reino de terrestre de Cristo que é estabelecido pela sua segunda vinda. Em comum com o pós-milenismo, o pré assevera que haverá um período em que a vontade de Deus é feita na terra, período este em que o reino de Cristo é uma realidade entre os homens. Este reino significa que haverá perfeita paz, retidão e justiça entre os homens. Alguns pré-milenistas consideram que o período é literalmente de mil anos, outros seriam menos literal, considerando-o apenas como um período extenso de tempo.
Além disso, este milênio terrestre não chegará a ser uma realidade de um processo paulatino de crescimento ou desenvolvimento progressivo.
 3.2 PRÉ-MILENISMO HISTÓRICO
3.2.1 Doutrina:
Sua doutrina afirma que após a segunda vinda de Cristo, ele reinará por mil anos sobre a terra antes da consumação final do propósito redentivo de Deus, nos novos céus e nova terra na era vindoura.
O pré-milenista adota uma hermenêutica relativamente literalista na interpretação da escritura.
O conceito de futuro sustenta que necessariamente o livro de Apocalipse tinha uma mensagem para a própria era de João e que representa a consumação da história da redenção.
 3.2.2 Aspecto Positivo:
O lado positivo é que tem relevado seriedade das críticas do que muitos representantes competitivos.
Sem dúvidas, às vezes tem levado isto a pontos extremos, demonstrando um interesse excessivo nas coisas futuras e dando-se a especulações indevidas acerca de por menores que nunca podemos resolver com os dados atualmente disponíveis.
 3.2.3 Aspecto Negativo:
O lado negativo implica com problemas vinculado com o esquema pré-milenista e estes devem ser examinados com cuidado, também uma das objeções é a raridade das referências bíblicas ao milênio.
É explicitamente referido somente em Apocalipse 20, certamente se esta doutrina fosse tão importante quando alegam o pré-milenista, deveria ser mencionado mais do que só uma vez na totalidade na escritura.
Jesus tinha muito a dizer acerca dos últimos tempos. Porém nunca afirmou ou predisse um reino terrestre de mil anos.
 3.3 PRÉ-MILÊNISMO DISPENSACIONALISTA.
O sistema dispensacionalista é um estudo aprofundado que relaciona entre a vida de Cristo e a tribulação, ou seja, é muito mais que o ponto de vista.
O movimento dispensacionalista é de origem mais ou menos recente. Nenhum sinal desta teologia pode ser achado na história primitiva da igreja. Os defensores do dispensacionalista geralmente reconhecem que não era um sistema completamente desenvolvido até o século XX.
O pré-milenista dispensacionalista segue quase exclusivamente o método futurista de interpretação, fazendo uso da hermenêutica em sua literalidade.
 3.3.1 Doutrina Dispensacionalista:
Sua doutrina é baseada na literalidade da Bíblia. Para evitar corretamente este fato é necessário reconhecer que o dispensacionalismo surgiu quando a alta crítica estava em desenvolvimento.
Outra é uma distinção nítida e específica entre Israel e a igreja. Esta distinção é considerada básica para qualquer
compreensão correta da escritura. Alem disso o Israel natural e a igreja também são contrastados no novo testamento.
Tudo isso justifica um principio de interpretação que traz o sentido da bíblia para dentro do que o povo de Deus, “ de fio a pavio”, poderia alcançar. Este principio, colocado de maneira clara, é o de tomar as escrituras no seu sentido normal e literal, entendendo que isto á toda bíblia.
 3.3.2 Aspecto Positivo:
O primeiro ponto forte o benefício do sistema dispensacionalista é que realmente é um sistema. E em segundo lugar o dispensacionalismo tem procurado levar a sério a idéia de revelação progressiva e com isso vem desenvolvendo um aspecto genuíno a bíblia.
 3.3.3 Aspecto Negativo:
O dispensacionalista tem seus problemas também, principalmente ao que se diz respeito a Israel e a igreja, onde há uma implicação extremamente relacionada a ambos.
E ele é inconsistente quando abandona sua interpretação extremamente literal da profecia em troca de uma interpretação virtualmente alegórica da narrativa histórica, especialmente onde não há justificativa para isto, ou no contexto imediato de uma passagem específica, ou noutro trecho da escritura.
Há um outro fator que a afirmativa de que o  novo testamento interpreta o velho, afirmação tal que compromete sua hermenêutica a exemplo de Mateus 2:15 onde interpreta Oséias  11:1. Com isso a interpretação do velho testamento fica totalmente comprometida.

Próximo post será sobre o Pós-Milenismo. Até lá.

Nenhum comentário: