segunda-feira, 8 de abril de 2013

FAZEI DISCÍPULOS 5 – O PLANO DA SALVAÇÃO E EVANGELIZAÇÃO



TEXTO BÍBLICO: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).
Objetivo da lição: Reconhecer o plano de salvação conforme aparece na Bíblia.

INTRODUÇÃO: Vemos o Plano através do qual o amor de Deus trouxe salvação aos pecadores. Este plano foi a morte de Cristo, na cruz. Por sua morte Ele obteve o perdão e completa redenção para os pecadores. A serpente de bronze levantada no acampamento de Israel trouxe saúde e cura, a alcance de todos os que haviam sido picados pelas serpentes. Da mesma maneira, Cristo crucificado trouxe vida eterna, que está ao alcance da humanidade. Ele foi levantado na cruz; e o homem é salvo ao contemplá-Lo pela fé. Ter fé em Cristo é a chave para a salvação. Aquele que tem fé em Cristo tem a vida eterna e o que não crê nEle não tem. Vejamos o que nos ensina João 3.16:

EXPOSIÇÃO DA LIÇÃO

1. A ORIGEM DA SALVAÇÃO

A origem da salvação está em Deus. A Ele pertence a salvação e o poder de realizá-la. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia (S! 96.2). "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador. Eu anunciei salvação, realizei-a e a fiz ouvir..." (Is 43.11 -12). "...quem pode ser salvo?' perguntaram os discípulos. "Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível', respondeu Jesus (Mt 19.25-26). Se Deus não tomasse a iniciativa de providenciar a salvação, nin­guém jamais seria salvo.
2. A CAUSA DA SALVAÇÃO
A causa da salvação é o amor de Deus. Tudo o que procede de Deus reflete a essência do seu ser: Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor ( 1 Jo 4.8). O amor de Deus é soberano (Ágape), isto é, o seu amor não depende do seu objeto. A razão pela qual "Deus amou o mundo de tal maneira" não se acha no "mundo", mas no próprio Deus. O amor de Deus é universal e particular. Como disse Agostinho: "Deus ama a cada um de nós como se não houvesse mais ninguém para amar."
É importante salientar porém, que o amor de Deus é "um amor eletivo". O apóstolo Paulo esclarece: "Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de 'Esaú. Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum!'” (Rm 9.13-14).

3. O OBJETO DA SALVAÇÃO
O objeto da salvação é o mundo. A palavra "mundo" tem sido interpretada de três maneiras: os eleitos de Deus, todos os seres humanos e ou a totalidade da criação. B. Warfield afirma, entretanto, que a expressão "mundo" deve ser entendida qualitativa e não quantitativamente. A ênfase recai, não no tamanho do mundo mas na qualidade pecaminosa da raça humana.
Jesus envia a sua Igreja ao mundo a fim de que a mesma faça discípulos em todas as nações (Mt 18.18-20). Em todo o mundo, em todas as épocas, pessoas escolhidas por Deus serão salvas. Na visão apocalíptica de João sobre os redimidos no céu, ele diz: "Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação' (Ap 5.9). Logo, o mundo será representado no céu por pessoas de todas as etnias.

4. A BASE DA SALVAÇÃO
A base da salvação é Jesus, o Filho unigênito de Deus. Ele foi dado em sacrifício substitutivo por nós. Ele morreu por nós. O sacrifício efetuado por Cristo é a base legal em que sustenta a salvação dos eleitos."... assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação' (Hb 9.28). É por isso que Pedro afirmou: E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos (At 4.12). Mas, por que tanta exclusividade? Porque somente Jesus, cumprindo a determinação de Deus, morreu por nós. Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal (1 Tm 1.15).
5. A NATUREZA DA SALVAÇÃO
A salvação é gratuita. Ela é uma dádiva de Deus. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus..." (Ef 2.8). "Graça” é um presente imerecido. "Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Is 55.1). Toda pessoa que sentir sede pelas coisas espirituais, que o dinheiro não pode comprar, encontra satisfação em Jesus Cristo, "a água da vida', gratuitamente” (Is 52.3; Sl 42.2; 63.1; Jo 7.37-38).
6. O CARÁTER DA SALVAÇÃO
A salvação é individual: "Todo aquele que...". Disse Deus: Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá (Ez 18.4). A Bíblia ensina que todos pecaram e necessitam da salvação divina. Essa necessidade é individual.

7. A CONDIÇÃO DA SALVAÇÃO
A condição para a salvação é a fé: "Para que todo o que nele crê..." Contudo, o homem natural não possui essa fé nem pode produzi-la. Deus é quem dá ao homem a "fé salvadora" a fim de que o mesmo desfrute a salvação (Ef 2.8). Em outras palavras, a fé é o instrumento pelo qual se recebe a salvação: "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo..." (Rm 5.1). O carcereiro de Filipos perguntou a Paulo e Silas: Que devo fazer para ser salvo? Os apóstolos responderam: "...Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa' (At 16.31).

8. O TEMPO DA SALVAÇÃO
Hoje é o tempo da salvação. Nesse versículo (Jo 3.16), os verbos que denotam a ação de Deus estão no passado: "Amou" e "Deu". São fatos consumados. Entretanto, os verbos que exigem a resposta humana estão no presente: "Crê" "não perece" e "tem a vida eterna". A mensagem salvadora de Deus sempre exige uma decisão imediata do homem (Hb 4.7). Vivemos no tempo que se chama hoje (At 16.30-31; Lc 19.9).

9. A CERTEZA DA SALVAÇÃO
A certeza da salvação: "tem a vida eterna”. A vida está em Jesus Cristo. Aquele que crê em Jesus tem a vida (Jo 3.15,36; 6.47; 17.2-3). Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida (1 Jo 5.12). A certeza da salvação não se fundamenta na capacidade que o homem tem de perseverar nem tampouco na sua estabilidade emocional. A certeza está em Deus que impede a ovelha de desgarrar-se: Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão (Jo 10.28).

10. O RESULTADO DA SALVAÇÃO
O resultado da salvação é "para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Há um duplo resultado, negativamente, "não pereça" e positivamente, “tenha a vida eterna”. Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida (Jo 5.24).

APLICAÇÃO
1.      Se sabemos as consequências do pecado, e conhecemos o Plano da salvação, qual deve ser nossa atitude para com os perdidos?
2.      Se sabemos a origem e a condição da salvação, o que podemos fazer para parte desse Plano salvífico?
3.      Qual o resultado da Salvação para aquele que a recebe?

CONCLUSÃO
Meu amado, o Plano de Salvação, segundo a Bíblia, foi elaborado e executado por Deus. Se você necessita e deseja ser salvo, aceite este plano divino.


Estudo aplicado na EBD da Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu-Rn, em 17/03/2013 – 

Pr. José Francisco do Nascimento.

Nenhum comentário: