terça-feira, 20 de novembro de 2012

CRESCIMENTO ESPIRITUAL: ASPECTOS DISTINTIVOS - Parte 2


TEXTOS BÍBLICOS:
Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12:14). Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. (Jo 17: 15- 17).

INTRODUÇÃO:
A união com Cristo certamente redundará em crescimento espiritual, santificação, este é um caminho inevitável. (1 Ts 5.24).
Mas como saberei se estou no caminho certo? Quais devem ser os aspectos distintivos do crescimento espiritual, da santificação?

CARACTERÍSTICAS DISTINTIVAS DA SANTIFICAÇÃO
1. É o resultado lógico de todo que é unido a Cristo por meio de uma verdadeira fé. (Jo 15.5)
2. É o resultado e a consequência inseparável da regeneração. (1 Jo 3.6; 2. 29)
3. É a única evidência da habitação do Espírito Santo. (Gl 5.22, 23)
4. É o único sinal seguro da eleição divina. (1 Ts 1.3, 4)
5. É algo que sempre será visto. (Lc 6.44)
6. É algo pelo que todo crente é responsável. (Fp 2.12);
7. É algo que admite crescimento e diferentes graus. (1Ts 4.1; 5.23; 2 Pd 3.18);
8. É algo que depende muito do uso dos meios que o Senhor deixou. (Jo 17.7; Mt 26.26, Lc 18.1);
9. É algo que não impede que o homem enfrente conflito espiritual interior. (Gl 5.17)
10. É algo que não justifica o homem, mas agrada a Deus. (Rm 3.20, 28; Hb 13.16)
11. É algo que será absolutamente necessária no Dia do juízo. (Jo 5.29; 2 Co 5.10; Ap 20. 13)
12. É absolutamente necessária para treinamento e preparação para o céu (Sl 15).
APLICAÇÕES:
1.      O crescimento espiritual se distingue de toda falsa religiosidade. Logo, que tipo de religião é a minha? (Tg 1.26, 27);
2.      Um crescimento espiritual é visível. Tenho visto em mim e em meus irmãos este crescimento? (1 Ts 1.3-4);
3.      Peçamos a Deus a graça de sermos santos no mundo (Jo 17.9).
CONCLUSÃO:
Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar, recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição, porque o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós. Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia (1 Ts 1.2-7).

Estudo aplicado na Escola Bíblica Dominical
Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu-Rn
Pr. José Francisco.

Nenhum comentário: