O tempo mais frio está chegando e com ele aumenta a ocorrência de gripes e resfriados. Anote aí o que não pode faltar para driblar vírus e bactérias e blindar a nossa saúde: vitamina C, betacaroteno, zinco, selênio, probióticos (os famosos lactobacilos, presentes nos iogurtes e leites fermentados). Condimentos e ervas como alho e gengibre também são verdadeiros remédios naturais.
Canja de galinha faz bem para a saúde? Por que?
Que nutrientes esse tipo de sopa possui?
De que forma a canja ajuda a não ficamos doentes?
Quais doenças ajuda a prevenir?
A canja de galinha preparada com alho, cebola e legumes diversos, como a cenoura e o tomate, fornece um arsenal de nutrientes que ajudam combater a gripe, como as vitaminas C e A, betacaroteno, mais selênio e zinco, além de ser rica em proteínas.
Pesquisadores da University of Nebraska Medical Center descobriram que ela contem diversas substancias que estimulam o sistema imunológico. A canja ainda possui propriedade anti-inflamatória, o que é benéfico na dor de garganta e nos sintomas das gripes e resfriados. E ainda tem mais, as substâncias ativas agem melhorando a função pulmonar, o que é benéfico na asma e no enfisema.
Ela ajuda a reduzir a produção de muco, atuando nos neutrófilos, um tipo de célula do sangue, que nos processos virais ficam muito ativos e acabam por entupir o aparelho respiratório com muco. A canja de galinha também contem generosas doses de cisteína, um aminoácido que age diretamente no pulmão, protegendo o aparelho respiratório, e tem ação mucolítica, ou seja, ajuda a liquidificar e eliminar o muco. Consuma pelo menos um prato de canja de galinha no almoço ou no jantar.
Quais os benefícios de consumir probióticos?
Por que é importante incluí-los na alimentação diária?
De que forma eles beneficiam nossa saúde?
Quais doenças ajudam prevenir?
Os probióticos estão presentes no iogurte, coalhada, kefir, queijos (tipo minas e cottage) e leites fermentados. Estas bactérias amigas ajudam no funcionamento intestinal, combatem as bactérias patogênicas, e ajudam a manter o sistema imunológico eficiente.
Seu consumo diário aumenta a defesa natural do organismo, servindo para proteger o corpo contra doenças do aparelho digestivo, diarréias e infecções intestinais como a causada por rotavírus. Também combatem a candidíase, um problema muito comum. Os probióticos estimulam a produção de uma substancia chamada gama-interferon, cujos níveis aumentados no sangue ajudam o organismo a lutar contra infecções diversas, o que ajuda a diminuir também a incidência de gripes e resfriados.
Um estudo clínico publicado no British Journal of Nutrition no final de 2011 mostrou que o uso de probióticos é um meio eficaz de estimular o sistema imunológico. Neste estudo, com 211 pessoas, o consumo diário de pelo menos um bilhão de unidades de Lactobacilos e Bifidobacterium (os probióticos mais abundantes no nosso corpo) reforçou a defesa do sistema imunológico contra infecções comuns como gripes e resfriados, e aumentou a produção de imunoglobulina G, um anticorpo que luta contra as infecções.
Iogurte, kefir e outros probióticos devem ser consumidos diariamente para repor estas bactérias do bem, e podem ser ingeridos ao natural, colocados como molho em saladas de frutas ou de folhas, em vitaminas e sucos diversos. Só não vale cozinhar porque o calor mata as bactérias probióticas.
Quais as propriedades do alho?
Por que ele é tão importante para a saúde?
Ele é capaz de prevenir quais tipos de doença?
O alho é um super aliado na hora de prevenir e tratar problemas respiratórios. Ele contem diversos compostos ricos em enxofre que conferem uma ação anti-inflamatória, é excelente fonte de selênio, um poderoso imunoestimulante, e flavonóides como dialil sulfato, aliina, ajoene e alicina, que atuam no fígado estimulando a produção de enzimas ativadoras da imunidade, com ação antioxidante, antiviral e antibiótica, ou seja, ele combate vírus e bactérias.
O alho pode ser usado no preparo de pratos, em molho de saladas, em sopas e como chá (o famoso chá de alho). A dose recomendada é de 1 a 2 dentes de alho por dia no mínimo. Na sopa e no molho de salada ele pode ir cru (muito mais ativo) – amasse bem e acrescente no molho ou coloque a sopa quente por cima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário