quinta-feira, 26 de abril de 2012

SERMÃO EM MATEUS 11.28-30


Introdução: Você se lembra de qual foi o melhor convite que você já recebeu? Você lembra se aceitou, e se lhe trouxe algum beneficio duradouro? Você lembra se fez algum esforço para atender ou corresponder a quem te convidou? A pessoa era muito especial pra você?
Elucidação: Uma Oração: 25 Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.  26 Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.  27 Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. (Mateus 11:25-27)  
Os últimos três versículos desse capítulo, que encerram uma lição de um amplo e pleno convite do evangelho de Cristo. Eles vêm ao encontro do tremulo pecador, e indaga: “Cristo revela o amor do Pai para alguém como eu?” estes versos são um precioso encorajamento, e merecem ser lidos com especial atenção. Por mais de dois mil anos eles têm sido uma benção para o mundo, e têm beneficiado a milhões de pessoas. Não há uma única sentença, nestes versículos, que não contenha preciosos pensamentos.
O texto: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve (Mateus 11.28-30).

UM GRANDE CONVITE

1.     Uma Pessoa Especial (disse Jesus: vinde a Mim)
O Filho de Deus, o salvador do mundo, o único intercessor e mediador, o príncipe da paz, o caminho, e a verdade e a vida, a ressurreição etc.
è Aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração (Maria e Marta, Pedro, após a sua queda, s discípulos após a ressurreição, Tomé depois de sua fria incredulidade – todos eles provaram da “humildade e gentileza de Cristo”). Nunca deveríamos esquecer dessa declaração de Jesus.

2.     Uma Direção Determinada (todos os cansados e sobrecarregados)
Ele não se dirige àqueles que se sentem justos e dignos em si mesmos. Pelo contrario, ele dirige-se a “todos os que estais cansados e sobrecarregados”. Essa descrição ampla abrange multidões neste mundo cansativo. Todos que sentem um peso no coração, todos quantos desejam torna-se livres de uma carga do pecado, de alguma carga de tristeza, de alguma carga de ansiedade ou remorso – todos são convidados a virem a Cristo, não importa quem sejam ou o que já tenham sido na vida.

3.     Uma Promessa Graciosa (Eu vos aliviarei ... Achareis descanso para a alma).
Quão animadoras e confortadoras são tais palavras! A falta de tranquilidade é uma das grandes características do mundo sem Deus. A pressa, o vexame, o fracasso e os desapontamentos nos confrontam por todos os lados. Mas há esperança. Existe a Arca de refugio para os cansados, tal como houve para a pomba solta por Noé. Em Cristo encontramos descanso – descanso para a consciência e para o coração, descanso fundamentado no perdão de todo pecado, descanso que é resultado da paz com Deus.

4.     Um Pedido Simples (tomai sobre vós o meu jugo ... aprendei de mim).
Jesus não impôs nenhuma condição difícil de ser atendida. Ele nada fala sobre obras a serem realizadas ou de merecimentos, para que alguém possa receber os seus dons. Ele somente nos pede para irmos até Ele como estamos, com todos os nossos pecados, entregando-nos aos seus cuidados, como criancinhas dispostas a receber o seu ensino. Jesus nos ensina a não buscar alivio nos homens e nem em nós mesmos. Não esperemos que nos apareça alguma ajuda, vinda de outra direção. Jesus diz: “Vinde a Mim”.
è Observe a encorajadora consideração que Jesus dá ao serviço prestado a Ele. “o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Sem dúvida que existe uma cruz para ser carregada se seguirmos a Cristo. Existem provações e testes a serem enfrentados, as batalhas a serem travadas. Mas, os consolos do serviço ao mundo e ao pecado, comparado com o evangelho ultrapassam em muito o peso da cruz. O jugo de Cristo não é carga maior do que as penas o são para a ave que as possui. Os mandamentos de Cristo “não são penosos” (1Jo 5.3). “Os seus caminhos são deliciosos, e todas as suas veredas paz” (Pv 3.17).

Conclusão:
Concluímos com a solene pergunta: Você já aceitou, pessoalmente, esse convite? Acaso, você não tem pecados a serem perdoados e nem tristezas a serem removidas? Nem feridas de consciência a serem saradas? Se tem, e acredito que sim, ouça atentamente a voz de Jesus Cristo. Ele fala conosco como falou aos judeus. “Vinde a Mim”.  Esta é a chave para a verdadeira felicidade. Eis o segredo de se ter um coração leve. Tudo depende e gira em torno da aceitação dessa oferta que Cristo faz.
Mas, se ainda não fomos até Ele, então que façamos agora mesmo. A Palavra de Cristo jamais falhará: “O que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” (Jo 6.37).

Que Cristo nos abençoe.

Pr. José Francisco do Nascimento

Nenhum comentário: