sexta-feira, 7 de março de 2014

CARNAVAL, A FESTA DA CARNE

Em todo o tempo, as pessoas que não conhecem o verdadeiro Deus, sempre procuravam e ainda hoje, procuram por alegria e felicidade nas paixões da carne, dando assim, liberdade a seus desejos carnais.
Como os cristãos devem se posicionar diante do carnaval? Apesar dos muitos elogios que o Carnaval recebe, tais como: “É uma belíssima festa popular, folclórica” ou “Largar- ás paixões carnais, faz bem à saúde mental” ou “É uma brincadeira gostosa”. Mesmo sendo tais afirmações hoje endossadas por muitos, precisamos voltar-nos a Deus e ouvir a sua voz em Gálatas 5.16-25, que diz: Andai no Espírito e jamais satisfareis a concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que porventura seja do vosso querer... As obras da carne são prostituição, impurezas, lascívia, bebedices, glutonarias... e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já outrora vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais cousas praticam... E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito". Considere também o que diz Gl 6: 8.
O apóstolo Paulo, recomenda: "Fugi da impureza. Aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo" 1 Co 6: 18.
Talvez alguém não concorde comigo, porém, o carnaval é uma abominação perante o Deus dos céus. O carnaval entristece o coração de Deus, pois ao estudarmos a origem do Carnaval, vemos que ele foi uma festa instituída para que as pessoas pudessem se regalar com comidas, bebidas e orgias antes que chegasse a Quaresma, ou seja, o momento de consagração e jejum que precede a Páscoa.
No passado era sinônimo de distúrbio, desordem, excesso, orgia e desperdício. Hoje de azaração, pegação, imoralidades ao extremo, prostituição infantil, violência, bebidas e drogas, além de contribuir para a desconstrução de valores primordiais ao bem estar da família. Trata-se de uma festa pagã que os católicos tentaram mascarar para parecer com uma festa cristã. Mas não é. O carnaval é a transgressão disfarçada de alegria e quem se envolve intensa e ativamente com todos os apetites e prazeres desenfreados do carnaval “a festa da carne”, está muito longe de ser aquilo que Deus espera do ser humano criado a sua imagem e semelhança.
Não vale a pena enredar-se pelas oferendas do Carnaval. A verdadeira vida você só encontra em Jesus. A verdadeira alegria está em Jesus. A verdadeira paz é Cristo Jesus. Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
Que Deus em sua graça nos fortaleça para resistirmos às tentações do carnaval, lutarmos por vida santificada, louvando, servindo e sendo fiéis a ele até ao fim. Amém.
Pense nisso!
Pr. José Francisco.

Nenhum comentário: