terça-feira, 14 de agosto de 2012

MISSIONÁRIOS: COOPERADORES DE DEUS (Mt 28.19)

Os desafios missionários por meio do mundo nunca foram tão grandes como na atualidade. Nós precisamos conhecê-los e considerar o que significam para o reino de Cristo e seu crescimento.
É possível que a população do mundo não passasse de trezentos milhões de habitantes quando Jesus ordenou a Grande Comissão. Agora, a população mundial já ultrapassa os seis bilhões – e crescendo a cada dia. A maioria desse crescimento se dá na Ásia, América Latina, África e nos países onde o Cristianismo não é a religião dominante. Mais da metade do mundo adora a algum outro deus que não é o Deus revelado na Bíblia e em Jesus Cristo.
O que isso significa para nós? Obviamente, significa que a Seara é ainda maior que antes. Mais pessoas devem ser alcançadas pelo Evangelho. São necessários mais trabalhadores que atendam ao chamado do Senhor, se preparem e comecem a colheita.
“Missão significa envio e procede do plano e propósito de Deus” (Roger Greenway).
JESUS, O “ENVIADO” E O “ENVIADOR”
Jesus conciliou sua própria missão recebida do Pai com a missão que ele deu aos seus discípulos, quando disse: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20.21). Nós aprendemos em outras partes do Evangelho de João que o Espírito Santo foi enviado por Deus para suscitar testemunhas de Cristo e convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo (João 14.25, 26; 15.26, 27; 16.7, 8). “Cristo chama seus discípulos, todos eles, para serem co-missionários e cooperadores com ele”. Ou seja, Deus nos chama para participarmos com ele no trabalho de evangelizar o mundo. No poder do Espírito Santo, nos tornamos co-participantes no plano e propósito de Deus de conciliar consigo mesmo o mundo. Servir em missões//evangelismo não significa apenas trabalhar para Deus, mas também com Deus. E isso deve ser feito de modo semelhante ao trabalho obediente e sacrificial de Jesus Cristo. “... de Deus somos cooperadores; ... edifício de Deus sois vós” (1Co 3.9; tb. 2Co 6.1).
O TESTEMUNHO DO CO-PARTICIPANTE
Todos são chamados para edificar templos vivos para Deus Pai, o qual é o único que deve ser adorado. Nós convidamos pecadores a se reconciliarem com Deus por meio do Filho que sofreu pelos nossos pecados. Nós testificamos, juntamente com o Espírito Santo, da verdade sobre Deus e a redenção por meio de Jesus Cristo, como revelado nas Escrituras... Os esforços imperfeitos dos crentes são incorporados dentro do perfeito trabalho de deus em encontrar os perdido e construir sua igreja. Deus desenvolveu seu plano da salvação do mundo incluindo a participação dos crentes, por meio do engajamento missionário.
CO-PARTICIPANTE NO TRABALHO DE DEUS
 
O Evangelho precisa de uma voz; Deus assim planejou. As boas novas sobre Jesus não podem se autoproclamar. Deve ter um anunciador, um embaixador, humano (João 1.23; 2Co 5.20). O poder e a autoridade de Deus lhes garante o sucesso da missão. As pessoas que os recebem e creem em sua mensagem recebem a Cristo e ao Pai, juntamente com todas as suas promessas. Mas, aqueles que se recusam a crer em sua mensagem, rejeitam a Cristo e sua Palavra (João 13.20). [Observa-se, porém, que o sofrimento faz parte da vida dos mensageiros do evangelho ] (Mt 10.38, 39; Cl 1.14; Rm 5.3-5; 2Tm 3.12).
MOTIVAÇÕES PARA MISSÕES
Motivos errados:
 O desejo de ser admirado e louvado pelos outros;
Ø  A busca por “autorrealização”, sem levar em consideração o esvaziar-se a si mesmo (Fp 2.5-7);
Ø  A busca por aventura e excitação;
Ø  A ambição em expandir a glória e influencia de uma igreja ou denominação em particular, ou mesmo de um país;
Ø  A fuga das situações desagradáveis do lar;
Ø  A esperança de sucesso profissional após um curto período de serviço missionário;
Ø  A culpa e o anseio pela paz com Deus por meio do serviço missionário.

Motivos corretos: (são ensinados na Palavra de Deus e aplicados nos corações dos crentes pelo Espírito Santo).
Ø  O desejo de que Deus seja adorado e sua glória conhecida entre todos os povos da terra (1Co 9.16).
Ø  O desejo de obedecer a Deus por amor e gratidão, por meio do cumprimento da Comissão de Cristo (Mt 28.19; Jo 14.15; 1Co 12.4, 5; Ef 3.10).
Ø  O desejo ardente de usar todos os meios legítimos para salvar os perdidos e ganhar não-crentes para a fé em Cristo (1Co 9.19-22; 2Co 5.18-20; Lc 15).
Ø  A preocupação de que igrejas cresçam e se multipliquem e de que o reino de Cristo seja estendido por meio de palavras e ações que proclamem a compaixão e a justiça de Cristo a um mundo de sofrimento e injustiça (Cl 1.18).
O PREPARO BÁSICO PARA SER EFICIENTE
1.        Vida espiritual forte: Inclui a disciplina de oração e a leitura bíblica na comunhão do Espírito Santo. Muito fracassam no desenvolvimento evangelístico por não nutrirem o hábito da oração particular e leituras diárias antes de ir fazer a obra.
2.        Amor pelas pessoas: Paulo é o nosso maio r exemplo de amor por missões (Fp 1.7; At 20.37). o grande amor de Paulo pelas pessoas, bem como por Deus, era a chave do seu sucesso como evangelista e plantador de igrejas. Muitos querem servir ao Senhor, mas não desejam se aproximar das pessoas. O trabalho missionário requer envolvimento com todos os tipos de pessoas e o amor por elas em nome de Cristo. Peça a Deus que lhe dê amor pelas pessoas.
3.        Uma teologia bíblica de missões: nós não cumpriremos o chamado de Deus em missões ao menos que tenhamos um entendimento básico do propósito salvífico de Deus para o mundo, revelado na Bíblia. Missões recebem inspiração e direção das Escrituras. Precisam ganhar um fundamento sólido nas escrituras antes de irem ao campo como evangelistas-missionários, e pertos da Palavra durante toda a sua vida.
4.      Alvos e estratégias: algumas vezes os cristãos cometem o erro de pensar que os planos não são necessários no trabalho evangelístico. (Ex: Pedreiro e o projeto). Precisamos estabelecer metas bíblicas para que a expansão do evangelho seja consistente e produtivo. Planos cuidadosos, humildemente submetidos a Deus, em oração, recebem sua bênção.
5.        Treinamento e experiência em áreas específicas:
a.      Evangelização pessoal – Preparado para contar a história do evangelho, da obra salvífica de Deus em Cristo, de modo claro, acurado e de fácil compreensão aos seus ouvintes;
b.      Evangelização organizada – Trabalho em equipes. Aprender a trabalhar com outros em atividades missionárias já estabelecidas;
c.      Pequenos grupos de estudos – Esse é o método mais efetivo de propagação do evangelho em todo o mundo.
d.      Aconselhamento e ensino de novos discípulos – os novos convertidos necessitam de ajuda para lidar com problemas enraizados nas suas vidas. Necessitam de instrução nas disciplinas básicas do cristianismo, tais como a oração, adoração, batismo, serviço e moral.
6.    Seus dons e personalidade – deus fez cada um de nós de um modo diferente, e ele usa todo tipo de pessoa. Espera-se, geralmente, que um missionário-evangelista seja disposto e capaz para fazer de tudo. Adquirir experiência em varias áreas de trabalho e aprender quais são seus dons para melhor usar na obra do Senhor.  Que tipo de trabalho lhes dá maior satisfação?
COMO EVANGELIZAR O – QUE FAZER NO ENCONTRO?
 Explique, em poucas palavras, que você convida as pessoas com o propósito de desfrutarem um tempo de comunhão, oração e pelas necessidades uns dos outros e estudos dos ensinamentos da Bíblia;
1.   Faca uma oração, se for permitido, pedindo por ajuda divina e entendimento da Bíblia;
2.   Leia uma passagem bíblica que já tenha sido cuidadosamente escolhida de antemão. É prudente começar com os Evangelhos e estudar o mesmo Evangelho a cada semana;
3.   Explique a passagem bíblica, respondendo as quatro questões a seguir.
1º) O que estas palavras significam para as pessoas que a ouviram?
2º) O que elas nos dizem acerca de Deus e sua vontade?
3º) O que podemos aprender sobre Jesus, por meio delas?
4º) Como devemos obedecer ao que elas nos ensinam?

Retirado do Livro “Ide e Fazei Discípulos – uma introdução às missões cristãs”, Roger Grenway,  publicado pela Editora cultura Cristã, 2001.

Nenhum comentário: