segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Violência: Um Fruto do Pecado

O problema da violência não é um fato novo; pois o primeiro caso de violência registrado nas Escrituras Sagradas aconteceu na família de Adão e Eva, quando Caim assassina seu irmão, Abel, por inveja de um sacrifício apresentado ao SENHOR. De lá para cá são infinitos os casos narrado na própria Escritura provando com isso que os seres humanos, devido à queda (pecado), tornaram-se vulneráveis a violência. Sendo, portanto, passíveis de morte eterna perante Deus por causa do pecado.

Quando afirmamos que a violência é uma enfermidade que não tem cura (do ponto de vista humano), estamos nos referindo à causa do problema, que é o pecado que está dentro do homem. Por si mesmo ele não consegue vencê-lo sozinho. Depende inteiramente de Cristo. Como Ele disse a seus discípulos: “... porque sem mim nada podeis fazer”. (Jo 15.5).

A nossa sociedade está cheia de violência. Em todas as camadas. Família se auto-destruindo; é pai matando filho, filho matando pai, irmão violentando irmã, estrupos, roubos, crimes e mais crimes. Ninguém respeita ninguém. Não há temor, a vida não tem mais valor. A quem recorrer? As autoridades que deviam combater a violência são quem mais praticam a violência! Confiar em quem? Não dá para confiar em ninguém, pois nossas autoridades, seja civil ou militar, estão corrompidas.

A violência é um fruto podre do pecado que está dentro do coração humano. É uma enfermidade de natureza espiritual e só pode ser tratada espiritualmente por alguém que não esteja enfermo. Só existe um que tem condições de tratar e sarar qualquer enfermidade, inclusive a chaga causada pelo pecado; que se chama JESUS CRISTO. “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”. (Is. 53.4, 5)

O homem pratica a violência por causa do pecado que habita dentro dele, E sozinho ele não é capaz de vencê-lo. O único remédio para curar esse mal é Jesus Cristo, porque Ele tem todo o poder e Nele podemos confiar.

Nenhum comentário: