sexta-feira, 27 de março de 2015

ANJOS - Um Resumo

Muito se tem escrito no mundo secular e religioso acerca dos anjos, explorando a credulidade de pessoas espiritualmente carentes e supersticiosas, induzindo-as à conceitos errados e falsos sobre o mundo espiritual. Nestas lições, procuraremos esclarecer a verdade e a realidade do assunto segundo a revelação feita peia Bíblia Sagrada.
As Escrituras ensinam que há uma ordem de seres celestiais distinto da humanidade e da divindade. Quando consideramos os anjos, como em outras divisões da teologia sistemática, existe um vastíssimo campo para uso da razão, porque desde que o universo foi ordenado, esses seres entram em foco e continuarão presente pela eternidade.
Os Anjos não são humanamente visíveis, cremos na veracidade da sua existência e cremos em tudo quanto a Bíblia afirma a seu respeito. Há um processo ordenado na história da criação que se apresenta em três fases distintas como segue:
1.      A criação das coisas espirituais.
Jó 38:1 – 7: Deus ao responder para Jó, que, quando os anjos foram criados nem o mundo material havia sido criado.
A criação material abrange todo o universo onde sua extensão nos dá uma visão da grandeza de Deus.
Deus formou o homem com uma vida material em combinação com o imaterial. Os anjos são apenas seres espirituais e os homens são seres espirituais e materiais.
O vocábulo "ANJO" tal qual aparece nas versões correntes, vem de um termo hebraico "MAL' AKH" (malaque), no grego foi traduzido como "ANGELLOS".
Em ambos os testamentos o termo "ANGELLOS" tem o significado de MENSAGEIROS DE DEUS.
ANGELOLOGIA = ANGELLOS + LOGIA ANGELLOS = ANJOS LOGIA = ESTUDO
Portanto, ANGELOLOGIA significa "Doutrina dos anjos"
Nomes aplicados aos anjos:
O termo aplica-se a todas as ordens dos espíritos criados por Deus (Hb 1.14). Existem muitas outras citações similares com outros apelativos que expressam o mesmo significado.
O termo anjo expressa todo ser celestial criado por Deus.

Querubim: Gn 3.24 – Varão: Gn 18.2 – Príncipes: Js 5.13-15 – Serafim: Is 6.2 – Filhos de Deus: Jó 1.6 – Ministros: Sl 104.4 – Principados e potestades: Ef 1.20-21 – Espíritos ministradores: Hb 1.14 e Arcanjo: Judas 9.

Nenhum comentário: