sábado, 14 de setembro de 2013

A IGREJA DE CRISTO - CONCEITOS


Conceitos Bíblicos de Igreja

Mas, que é a igreja?

Podemos usar essa palavra para significar um edifício quando digo: 'Há três igrejas neste quarteirão'. A Bíblia não emprega a palavra igreja neste sentido. Posso também usar a palavra para significar uma denominação, assim: 'A Igreja Metodista tem muitas congregações nesta cidade'. A Bíblia não se refere a denominações, de modo nenhum. Posso empregar a palavra para significar um fator cultural que opera na comunidade. Posso então dizer: 'A igreja opõe-se ao vício e à venda de bebidas alcoólicas'. Porém, neste sentido, a Bíblia nunca emprega a palavra. Posso usá-la para me referir a todas as atividades públicas dos cristãos como um grupo na sociedade. Poderia então dizer: 'A igreja, na comunidade onde me criei, era certamente fraca'. Com este sentido a Bíblia jamais emprega a palavra. Ou poderia usá-la para aludir a uma causa. Diria então: 'Por certo, sou a favor do desenvolvimento da Igreja'. Mas o Novo Testamento não emprega a palavra com este sentido".1
Os escritores do Antigo Testamento usaram duas palavras hebraicas para designar a igreja. A primeira é kahal, que vem de uma raiz que significa chamar, e é traduzida em nossa língua por assembléia. A segunda é 'edhah, que vem de uma raiz que significa indicar ou encontrar-se ou reunir-se num lugar indicado.
No Novo Testamento a palavra igreja vem de ekklesia, palavra grega usada para designar a assembléia da população das cidades gregas que se reunia para tratar de questões administrativas. No Novo Testamento, a palavra igreja é usada com vários significados. Os principais são:
a) Um grupo de crentes de uma determinada localidade, uma igreja local. Por exemplo: "a igreja que estava em Jerusalém" (At 11.22); "a igreja de Antioquia" (At 13.1). Ver também At 5.11 e 11.26.
b) Um grupo de crentes que se reunia na casa de uma determinada pessoa, uma igreja doméstica (1 Co 16.19; Cl 4.15; F12).
c) Vários grupos de crentes, em diferentes lugares, unidos pela mesma fé (At 9.31).
d) A totalidade daqueles que, no mundo inteiro, professam a Cristo e se organizam para fins de culto, chamada genericamente de igreja de Deus (1 Co 10.32; 11.22; 12.28).
e) A totalidade dos crentes, quer no céu quer na terra, que se uniram ou ainda se unirão a Cristo como Salvador e Senhor, chamada de corpo de Cristo (Ef 1.22; 3.10,21; 5.23- 32; Cl 1.18,24).

A Essência e o Caráter Multiforme da Igreja

Jesus declarou: "... edificarei a minha igreja" (Mt 16.18). A partir dessas palavras surge a pergunta: Que tipo de igreja Jesus edificou? A resposta é que a igreja edificada por Jesus é um organismo espiritual, formado pelo conjunto dos salvos de todos os tempos, raças e lugares. Ela não pode ser discernida pelos olhos físicos porque é essencialmente espiritual. O seu rol de membros é o livro da vida (Lc 10.20; Ap 20.15; 21.27). Mas Jesus usou a palavra igreja também com outro significado. Ele disse: "Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano" (Mt 18.15-17). Aqui Jesus usa a palavra igreja para designar uma comunidade de crentes, constituída por seus servos. 

A igreja de Cristo é uma só, mas pode ser vista de diferentes ângulos. Ela pode ser vista como igreja militante e igreja triunfante. Militante é o segmento da igreja que ainda está na terra, lutando "contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal" (Ef 6.12). Triunfante é o segmento da igreja que está no céu com Cristo (Ap 7.9-17). 

A igreja pode ser descrita como visível e invisível. Visível é o segmento da igreja que se manifesta numa "sociedade composta de todos quantos, em todos os tempos e lugares do mundo, professam a verdadeira religião, juntamente com seus filhos".2 É a igreja como a vemos, isto é, os membros, a pregação da Palavra, a administração dos sacramentos, a organização, a vida comunitária, o testemunho público dos crentes e a oposição ao mundo. Igreja visível é o conjunto de todos os salvos do presente, do passado e do futuro. É invisível porque só Deus a conhece.

Rev. José Francisco - Pastor da Igreja Igreja Presbiteriana do Brasil em Ipanguaçu-Rm

(O Que Todo Presbiteriano Inteligente Deve Saber, Pp. 145,146)

Nenhum comentário: